Professor da Faculdade São Leopoldo Mandic cria próteses 3D para animais mutilados

O grupo de profissionais voluntários Animal Avengers, dedicado a fabricar próteses veterinárias para animais resgatados que não sobreviveriam na natureza ou seriam eutanasiados em cativeiro devido às mutilações, foi um dos finalistas nacionais do Prêmio Falling Walls Lab Brasil, que aconteceu dia 19 de setembro, em São Paulo. A equipe apresentou o projeto que cria próteses 3D de baixo custo com materiais odontológicos convencionais para dar forma às peças que serão usadas pelos animais mutilados.

O médico veterinário e docente Prof. Roberto Fecchio e o Prof. Paulo Miamoto, docente da Faculdade São Leopoldo Mandic, representou o grupo e apresentou, em inglês, sua pesquisa, plano de negócio, além de iniciativa social ou empreendimento, para um júri seleto formado por acadêmicos, jornalistas e executivos.

arara

Segundo Miamoto, o diferencial do Animal Avengers é aplicar tecnologias acessíveis, como softwares abertos para digitalizar lesões e modelar próteses, além de mostrar como a tecnologia inicialmente desenvolvida para a área forense também auxilia para a reabilitação protética de animais.

“Nosso grupo já tratou de mais de dez animais e, pela relevância dos resultados, nosso trabalho e o projeto como um todo ganharam notoriedade e espaço mundialmente”, afirma o cirurgião-dentista. De caráter inclusivo e transformador, o trabalho do grupo com esse projeto já teve seus feitos divulgados em meios de comunicação em mais de 40 idiomas.

paulo miamoto.png

Infelizmente, o projeto não ficou entre os três vencedores, mas se considerarmos que foram 100 projetos apresentados, a equipe ficou muito satisfeita em estar entre os finalistas. E, mais importante, o projeto vem se tornando conhecido e atraindo a atenção de pessoas em outros países. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s