Anhanguera tem atendimento gratuito a mulheres com câncer de mama

Em Santo André, programa de reabilitação propicia qualidade de vida para pacientes submetidas à cirurgia

No mês do Outubro Rosa, movimento de conscientização sobre o câncer de mama, a Clínica de Fisioterapia da Anhanguera de Santo André comemora os resultados do programa de reabilitação, que somente nesse ano, já beneficiou mais de 60 mulheres que se submeteram à cirurgia para tratamento da doença.

Em parceria com o Grupo de Apoio e Ajuda às Mulheres Mastectomizadas – Viva Melhor, a ação tem como objetivo prevenir complicações, promover recuperação funcional e propiciar melhor qualidade de vida para pacientes em todas as fases do tratamento.

Os encontros acontecem todas as quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas, no Centro Clínico da instituição, localizado no bairro Homero Thon. O tratamento é realizado por estudantes do 9º e 10º semestres do curso de Fisioterapia, com a supervisão de professores. “Procuramos conhecer e identificar as necessidades das pacientes, os sintomas relatados e os impactos que eles causam nas atividades cotidianas”, explica a supervisora de Saúde da Mulher da Clínica de Fisioterapia, Fábia Alegrance.

A especialista conta que algumas limitações físicas são resultado da manipulação cirúrgica. Os principais relatos são sensações de peso, formigamento, queimação ou dormência no braço e na axila e na mama. “A fisioterapia ajuda a restabelecer as funções e prevenir a formação de linfedema e aderências”, conta Fábia. O tratamento ainda auxilia a aliviar a tensão muscular e melhorar alterações posturais.

Para a voluntária do Grupo Viva Melhor, Francisca Tesser Parra, o programa ajuda a resgatar a saúde e autoestima da mulher. “Tive câncer, retirei a mama esquerda e fiz a cirurgia de reconstrução. Graças ao apoio do grupo, hoje recomendo o serviços para que outras mulheres também resgatem a qualidade de vida”, comemora.

Para participar do tratamento é necessário possuir prescrição médica para fisioterapia e realizar uma triagem. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone (11) 4458.5051 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou pessoalmente, na clínica localizada na Avenida Pedro Américo, 850, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. As vagas são limitadas.

outubro-rosa

SERVIÇO
Anhanguera de Santo André | Atendimento para mulheres com câncer de mama
Local: Centro Clínico da Anhanguera de Santo André
Avenida Pedro Américo, 850 – Bairro Homero Thon (antigo Clube da Pirelli)
Informações: (11) 4458-5051

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s