Disfunção da ATM e anemia estão entre as doenças mais procuradas pelos brasileiros em 2016

É a primeira vez que a ATM aparece nas pesquisas da plataforma

Segundo pesquisa feita pela Doctoralia, a disfunção da ATM (articulação entre a mandíbula e o cérebro) e a anemia foram os problemas de saúde mais buscados em 2016 pelos brasileiros.

Comparando o tipo de doenças pesquisadas pelos usuários brasileiros nos anos de 2015 e 2016, é possível detectar uma mudança sensível. A anemia, que ocupava a primeira posição em 2015, passou para a segunda posição em 2016 sendo superada somente pela ATM – funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular — com mais de 2 milhões de casos são registrados por ano no Brasil — sendo que esta última sequer havia sido mencionada nas pesquisas anteriores.

Assim como a ATM, é a primeira vez que os usuários pesquisam em grande número o termo glândulas sudoríparas, que normalmente buscam informações sobre condições incômodas como hiperidrose (transpiração excessiva) e bromidrose (odor desagradável nas axilas), que aparecem na terceira posição.

Quando falamos de doenças femininas, a endometriose é a doença mais pesquisada seguida pelo mioma. Ambas apareceram pela primeira vez no ranking de doenças mais pesquisadas na plataforma Doctoralia, respectivamente em 4º e 7º lugares.

Das doenças que voltaram a aparecer no ano passado em comparação a 2015, estão a depressão, que segundo a OMS é uma doença comum e afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo, também apareceu na lista de 2015, e o HIV/AIDS que, em 2016, perdeu uma posição.

dor mandibula livestrong
Foto: LiveStrong

Já o Parkinson, doença degenerativa do sistema nervoso central, Pólipos do intestino grosso (reto e cólon), tumor benigno (não-canceroso) que aparece na superfície interna do intestino grosso, e Pulmão hipertransparente, uma condição em que algumas áreas do pulmão se encontram com menos tecido, podendo estar associada a doenças como enfisema pulmonar e bolhas subpleurais, também apareceram pela primeira vez na lista das doenças mais buscadas na Doctoralia .

Veja abaixo as doenças que mais geraram buscas na plataforma Doctoralia durante os anos de 2015 e 2016:

2016   2015
  1. Disfunção de ATM
  2. Anemia
  3. Doenças das glândulas sudoríparas
  4. Endometriose
  5. Doença de  Parkinson
  6. HIV e AIDS
  7. Mioma
  8. Pólipos do intestino grosso
  9. Pulmao hipertransparente
  10. Depressão
  1. Anemia
  2. Síndrome do intestino irritável
  3. Doença inflamatória pélvica
  4. Lesões penianas
  5. HIV e Aids
  6. Depressão
  7. Adenoma viloso
  8. Lesões cartilaginosas do joelho
  9. Hemorroidas
  10. Dores no ombro

Frederic Llordachs, co-fundador da Doctoralia, observa que “no Brasil a busca de informações relacionadas com a saúde pela Internet cresce a cada ano. Não só por parte dos jovens, hoje representando 70% das buscas na plataforma, mas também por pessoas com mais de 65 anos, ( cerca de 55%) buscando esclarecimentos através desse canal. Portanto, é vital oferecer ao usuário um espaço onde você pode encontrar informações de qualidade sobre temas de saúde, e poder interagir gratuitamente com profissionais da área de saúde antes de tomar sua decisão sobre qual médico consultar. ”

Fonte: Doctoralia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s