O livro “Ághata Borralheira & Amigos tocando corações” (lançado em julho) aborda várias questões relacionadas aos animais, mas de forma suave, com o objetivo de atingir o coração de adultos e crianças. São três histórias inspiradas em clássicos infanto-juvenis, mas com uma roupagem totalmente diferente para abordar questões como diversidade, inclusão e solidariedade, tendo como protagonista uma gatinha preta.
Na primeira história, da Cinderela, por exemplo, a carruagem não é puxada por cavalos em respeito a esses animais. A segunda, “Ághata no País das Maravilhas”, procura chamar a atenção para o preconceito contra animais pretos e deficientes, abandono, maus-tratos, vivissecção e animais de circo, entre outras situações. Todos os personagens dessa história são reais e exemplos de superação.
Dois deles são estrangeiros e famosos: a cadelinha Chi Chi (que foi resgatada de um restaurante asiático e, por ter ficado muito tempo com as pernas amarradas, perdeu metade delas – vide foto) e o gatinho Blake que foi adotado de um abrigo quando estava prestes a ser morto na câmara de gás – ambos dos Estados Unidos.

A terceira história é “Ághata de Botas, Luvinhas e Echarpe Brancas” traz as características físicas da Ághata.

O livro é uma edição independente e está à venda por R$ 50 (incluindo taxa do correio para qualquer lugar do Brasil) apenas pelo Facebook.

Ághata Borralheira, como vive na cozinha, também cria receitas veganas com abóboras (marca registrada da Cinderela), assim algumas delas constam na obra. O livro também traz páginas para colorir e um outro destaque é a seção com sites e redes sociais de ONGs cujos animais participaram do livro. Assim, quem simpatizou com algum dos bichinhos pode ajudar na causa que eles defendem.
Sobre a autora
Fátima Chuecco é jornalista ambientalista, atuante na causa animal e colaboradora eventual da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais. Ághata é sua gata, assim como Dianna e a Rebecca Selvagem que também estão na obra. Defensora dos animais desde pequena, também é autora dos livros “MI-AU BOOK – Um livro pet-solidário” e “MI-AU BOOK & Cia”.