11 alimentos que você nunca sabe como comer

Especialista em etiqueta social e comportamento elaborou uma lista com alimentos que as pessoas têm dúvidas de como consumir

Informações básicas sobre comportamento e atitudes adequadas à mesa são primordiais no mundo social e corporativo. Conhecer algumas regras fundamentais nos dá segurança e tranquilidade, fazendo com que as pessoas saibam agir com mais naturalidade em determinadas ocasiões.

Segundo consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, Maria Inês Borges da Silveira, muitos encontros de negócios, por exemplo, são realizados durante uma refeição (café da manhã, almoço ou jantar), e isso exige cuidados especiais dos participantes. “Hoje, a grande maioria dos encontros e reuniões de negócios acontecem em ocasiões como almoços, cafés da manhã e, até mesmo, jantares. É bom sabermos como nos portar em tais situações para não cometer gafes”, comenta a especialista.

Existem vários alimentos que sempre geram dúvidas na hora das refeições. Para descomplicar a vida de muita gente, a consultora escolheu onze iguarias e preparou algumas dicas de como elas devem ser consumidas.

alcachofras.jpg

Alcachofra: quando servida inteira e acompanhada de molhos, você pode desfolhá-la com a mão. Mergulhe-a no molho e leve-a à boca.

salada verde

Salada de folhas: quando as folhas são servidas inteiras, você deve dobrar as folhas duas ou três vezes com a ajuda do garfo e faca e depois de dobrada levá-la à boca. O correto é que ela seja servida já cortada, mas lembre-se de jamais cortá-las para levar à boca.

legumes.jpg

Salada de legumes: use somente o garfo para partir elementos macios e cozidos, você pode usar a faca como apoio para o garfo.

banana

Banana: em um ambiente formal, você deve firmar a banana com o garfo e fazer uma incisão sobre o comprimento da casca, afastando-a e deixando a polpa a mostra. Com o garfo você corta a fruta em rodelas, que são levadas à boca a medida que vão sendo cortadas. Não use a faca para cortar a banana, corte-a com o garfo.

camarão a paulista
Foto: Johnny Mizzilli

Camarão: com os talheres apropriados para peixe, retire a cabeça do camarão, depois desprenda a carne da casca com a ajuda do garfo e da faca, e pode consumir.

frango.jpg

Galinha ou frango: você pode comer com a mãos as partes torradas ou a passarinho. Quando for ao molho coma com garfo e faca levando à medida que vão sendo cortados à boca.

uva.jpg

Uva: as uvas não dispensam o auxílio dos dedos. Segure-a com a mão esquerda, destacando os bagos um a um para depois levá-los a boca.

azeitona.jpg

Azeitona: é bom que elas sejam servidas sem o caroço, mas caso isso não aconteça, devolva o caroço na mão fechada discretamente coloque-o no canto do prato ou num recipiente próprio que algumas vezes já está na mesa. Tirá-la da boca com o garfo também não está errado.

pão to go 1

Pão: o pão do “couvert”, espécie de entrada servida em restaurantes é partido com os dedos sobre o pratinho do pão cada vez que for comer. A faquinha só é usada para passar o patê ou a manteiga.

ostras

Ostras: segure a ostra com a mão esquerda e com o garfo próprio com dois ou três dentes na mão direita pegue a ostra e leve-a à boca.

escargot.jpg

Escargot: molusco que se desenvolve na terra. É típico da culinária francesa. Talheres usados são a pinça e o garfo de dois ou três dentes. Com a mão esquerda, e com o uso da pinça, segure o escargot, com a mão direita use o garfo e retire o escargot da sua “casca” para comê-lo.

Fonte: Maria Inês Borges da Silveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s