Por que o chocolate amargo é bom para o intestino

Amantes do chocolate, alegrai-vos; o doce não é apenas delicioso, mas estudos mostram que ele também pode promover bactérias amigáveis e reduzir a inflamação em nossos intestinos.

Primeiro, alguns antecedentes: trilhões de bactérias vivem em nossos intestinos. Eles contribuem para o nosso sistema imunológico, metabolismo e muitos outros processos essenciais à saúde humana.

Quando o delicado equilíbrio de micróbios em nossos intestinos é perturbado, isso pode ter sérias conseqüências. Síndrome do intestino irritável, síndrome da fadiga crônica, distúrbios do espectro autista, alergias, asma e câncer têm sido associados a microbiomas intestinais anormais.

Uma dieta saudável apóia a diversidade bacteriana e a saúde, mas o chocolate pode ser uma parte integral disso?

Benefícios do cacau

cacau grãos dghchocolatier pixabay

O cacau é o componente seco e não gorduroso preparado a partir das sementes do Theobroma cacao e é o ingrediente que dá o sabor característico ao chocolate.

Muitos benefícios para a saúde têm sido atribuídos ao cacau e às suas potentes funções antioxidantes. Estes incluem redução do colesterol, retardando o declínio cognitivo e mantendo o coração saudável.

O metabolismo do cacau é parcialmente dependente das bactérias que vivem nos nossos intestinos. Nossos corpos só são capazes de absorver alguns dos nutrientes do chocolate. Como tal, precisamos que nossos minúsculos passageiros microbianos quebrem moléculas complexas em componentes menores, o que, de outra forma, não poderíamos ter em nossos corpos.

Isso nos permite aproveitar ao máximo as muitas moléculas do cacau que promovem a saúde. E não para por aí. Os micróbios do intestino também se beneficiam desse relacionamento, o que, por sua vez, tem um efeito ainda maior sobre a nossa saúde.

Saúde e inflamação do intestino

intestino flora pixabay

Vários estudos mostram que o consumo de cacau aumenta os níveis das chamadas bactérias amigáveis ​​no intestino. Pesquisadores do Departamento de Ciências Alimentares e Nutricionais da Universidade de Reading, no Reino Unido, mediram níveis mais altos de espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium nos intestinos de voluntários humanos que beberam leite achocolatado com chocolate durante quatro semanas.

A mesma equipe mostrou anteriormente que os componentes do cacau podem reduzir o crescimento de bactérias Clostridium histolyticum, que estão presentes nos intestinos de indivíduos com doença inflamatória intestinal.

Em porcos, níveis mais altos de espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium também foram encontrados no cólon em resposta a uma dieta rica em cacau. Curiosamente, a expressão de marcadores inflamatórios conhecidos foi reduzida.

Bactérias amigáveis, incluindo Lactobacillus e Bifidobacterium, foram, de fato, implicadas na promoção ativa de processos anti-inflamatórios nos intestinos, mantendo-os saudáveis.

Chocolate como parte de uma dieta saudável

cacau

Apesar do fato de que esses estudos científicos apoiam a alegação de que o cacau pode ser benéfico para os microbiomas intestinais, o cacau não é igual ao chocolate. Os extratos de cacau usados em pesquisas não contêm os altos níveis de açúcar e gordura encontrados em nossas barras de chocolate todos os dias.

Cacau em pó sem açúcar ou chocolate amargo com alto conteúdo de cacau são as alternativas mais próximas do cacau usado nesses estudos. Consumido com moderação, o chocolate pode, portanto, promover bactérias amigáveis e, por extensão, um intestino saudável, mantendo a inflamação sob controle.

chocolate cacao amargo summa pixabay

Ao escolher seu próximo chocolate, opte por um bom pedaço de chocolate amargo.

Fonte: Medical News Today 

3 comentários em “Por que o chocolate amargo é bom para o intestino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s