O outono chegou de mansinho e as saladas frescas já deram lugar para a vontade de comidas mais quentinhas. Porém, isso não quer dizer um prato cheio de calorias vazias e gorduras saturadas.
Ao contrário, que tal aproveitar a sazonalidade de deliciosos legumes da estação para preparar receitas para o frio? Além de aquecer, são deliciosas e ajudam a manter a dieta equilibrada. Com essa proposta, o chef Eder Gitte da Donantonia apresenta três receitas gostosas para dias frios de outono e inverno.
· Creme de abóbora com alecrim
Cozinhe pedaços de abóbora cabocha com ramos de alecrim até que fiquem macios.
Bata no liquidificador, utilizando um pouco do caldo do cozimento até dar a consistência desejada e acerte o sal.
· Caldo de milho verde com frango
Refogue cebola e alho em uma colher de manteiga, acrescente 2 xícaras de milho fresco debulhado e 1 xícara de leite. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 minutos e bata no liquidificador. Tempere a gosto com noz-moscada, sal e pimenta do reino. Finalize com peito de frango cozido, refogado com tomate e desfiado. Desligue o fogo e acrescente salsinha picada a gosto.
· Sopa de beterraba com queijo coalho
Asse uma beterraba no forno por cerca de 45 minutos. Espere esfriar e reserve.
Juntamente com a beterraba, passe no ralador uma cenoura grande. Refogue a cenoura com cebola e alho picados até que fique macia. Acrescente a beterraba, duas xícaras de caldo de carne e cozinhe por meia hora. Depois, bata no liquidificador, tempere com limão e pimenta e acerte o sal. Corte 300g de queijo coalho em cubos pequenos e deixe dourar em uma frigideira bem quente antes de adicionar à sopa.
Alimentos da estação
Essas são só algumas receitas gostosas que podem ser encontradas no cardápio da Donantonia, mas isso não quer dizer que você não pode prepará-las em outros dias do ano. Para isso, basta fazer algumas substituições: abóbora por batata doce, milho por fubá e a beterraba por inhame ou mesmo tomates.
Bem como o aconchego de uma receita quentinha, o chef destaca a importância de utilizar frutas e legumes da estação. Pois, além de mais baratos e gostosos, a demanda por esses produtos estimula toda a cadeia alimentícia do campo à mesa. Consequentemente, o solo torna-se menos sobrecarregado e não há necessidade de uso de aditivos químicos para que a produção se mantenha por todo o ano.
Fonte: Donantonia