Culinária: três receitas rápidas e práticas para o verão

Chef da Alegra ensina a preparar pratos simples com carne de porco

O auge da estação mais quente do ano pede pratos simples e leves, que podem ser consumidos em piqueniques no parque, passeios na praia ou até mesmo em casa, com amigos e familiares. Confira três receitas práticas e de fácil preparo do consultor da Alegra, Chef Dobis:

Shawarma recheado com pernil suíno

imagem_release_1575638

De origem árabe, o shawarma é um prato que se popularizou no Brasil por ser de rápido preparo e permitir grandes variações de recheios. “Comumente, são preparados com frango e carne bovina, mas podemos utilizar também a carne de porco”, conta Chef Dobis. O pernil suíno é uma ótima opção de recheio, por ser considerada uma carne leve e sem muita gordura.

Ingredientes:
100g de pernil suíno em tiras
Pão Sírio
Alface picada
1 tomate fatiado
1/2 cebola roxa
Pimenta
Sal
Creme de alho (pronto ou feito em casa com alho, leite, sal e azeite)
Azeite de oliva

Modo de preparo:
Coloque um fio de azeite na frigideira e, quando estiver quente, adicione a carne já temperada com sal e pimenta a gosto. Enquanto estiver grelhando (demora em torno de cinco minutos), comece a montagem do prato. Primeiro, passe o creme de alho no pão Sírio. Na sequência, coloque o alface picado, o tomate fatiado e a cebola roxa picada. Acrescente o pernil e feche o pão.

Dica do chefe: para facilitar o manuseio, embrulhe o sanduíche em um papel vegetal ou papel alumínio.

Sanduíche de lombo suíno

weap

Os sanduíches são excelentes opções de lanches rápidos, que agradam principalmente às crianças. Podem ser feitos de forma simples ou mais elaborada, de acordo com a preferência do consumidor e com os ingredientes utilizados. A sugestão do Chef Dobis para um lanche da tarde é o sanduíche de lombo.

Ingredientes:
180g de lombo
1 pão
2 fatias de queijo
Óleo de canola
Sal
Pimenta
½ Cebola
2 rodelas de tomate
1 folha de alface
Molho de mostarda.

Modo de preparo:
O primeiro passo é passar o óleo na frigideira e, assim que estiver bem quente, colocar o lombo fatiado e temperar com sal e pimenta, a gosto. Cada lado deve ser frito por aproximadamente três minutos e, quando os dois lados estiverem dourados, adicione as cebolas e tempere-as também com sal e pimenta. O queijo deve ser colocado sobre a carne ainda na frigideira, a fim de dar uma leve derretida. Na sequência, é hora de montar o sanduíche: abra o pão, adicione o molho de mostarda nos dois lados, alface e tomate. Coloque a carne com o queijo, cubra com a cebola temperada e feche. “O bacana é que, caso tenha sobrado um pedaço de lombo do almoço, por exemplo, é possível aproveitar e criar uma nova receita para o lanche da tarde, sem desperdiçar alimentos”, comenta o Chef Dobis.

Salada Caesar com picanha suína

salada

Quem disse que salada é um prato “sem graça”? Com ingredientes variados, acompanhamentos diferentes e molhos saborosos, esses pratos se tornam a alimentação ideal, capaz de agradar até os paladares mais exigentes. A segunda sugestão de prato simples para o verão é uma salada Ceasar com picanha suína. “Aos poucos, estamos conseguindo mudar a visão das pessoas com relação à carne de porco. Muitas diziam que o alimento era muito gorduroso e que fazia mal por desencadear doenças. Mas esses problemas só acontecem quando a carne não é de qualidade e o preparo é feito de modo inadequado”, comenta o consultor da Alegra.

Ingredientes:
180g de picanha suína
1 alface americana
1 pacote de queijo parmesão ralado grosso
Torradinhas
Maionese
Suco de ½ limão
1 dente de alho
Azeite de oliva

Modo de preparo:
Aqueça a frigideira (ou grill), coloque a picanha suína, tempere conforme preferência (sal, alho, cebola, etc) e grelhe por aproximadamente quatro minutos. Vire a carne e mantenha por mais quatro minutos. Para a salada, bata a maionese, o alho, o suco de limão e o azeite até formar um molho. Pique a alface em pedaços grandes e forre o prato com as folhas. “O segredo é preservar a crocância da alface e das torradas, que podem ser compradas prontas ou feitas em casa com pão”, comenta o Chef Dobis. Derrame o molho por cima com as torradinhas e com o queijo parmesão e junte com a carne já preparada.

Fonte: Alegra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s