Alternativas saudáveis para a Páscoa

A data, caracterizada pelo aumento do consumo de doces, requer cuidados com a saúde bucal

A Páscoa chegou e neste período é comum o aumento no consumo de doces e chocolates. Porém, é bom adotar alguns cuidados quanto à saúde bucal, uma vez que o açúcar contido nesses alimentos é o principal agente causador da cárie. Portanto, é válido ter cautela e apostar em alternativas mais saudáveis.

Confira a seguir as recomendações de Sandra Kalil Bussadori, odontopediatra e conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), para não descuidar da saúde sem abrir mão do sabor.

Alfarroba

alfarroba

A alfarroba é uma alternativa mais saudável na comparação com o chocolate. Feita a partir de um fruto que se assemelha bastante à vagem, tem cor e consistência semelhantes às do doce tradicional, feito com cacau. Ela pode ser encontrada em diversas versões: barra, creme, em pó e até em formato de ovo, além de ser utilizada na culinária, na fabricação de diversos doces. Com relação à saúde bucal, o fato de não conter açúcar faz deste alimento uma ótima opção para quem quer ou precisa cortá-lo da dieta.

Cacau

cacau AlexandreHenryAlves
Foto: Morguefile/Alexandre Henry Alves

Isoladamente, o cacau não causa qualquer prejuízo à saúde bucal. O problema é que os chocolates ainda levam outros ingredientes, como leite, açúcar e, no caso de bombons, os mais variados recheios. Portanto, o mais indicado é consumir os chocolates com maior concentração de cacau – 70% em diante. É bom lembrar de que todo consumo em excesso pode fazer mal à saúde e, no caso da boca, a higienização após as refeições – e também depois de comer doces – é fundamental.

Os ovos de Páscoa diet, que não contêm açúcar, podem ser alternativa se consumidos com moderação. De acordo com Sandra, este tipo de doce deve ser consumido observando alguns cuidados:

“Geralmente chocolates diet têm adoçantes em sua composição, e são contraindicados para crianças não diabéticas. Mesmo para os adultos, é necessário ter cautela, pois na maioria dos casos a quantidade de gorduras e componentes artificiais são aumentadas. O ideal é consumir com moderação e optar por versões menos processadas e com teor maior de cacau (como os acima de 70%)”, explica.

ovo vegano Crédito da foto Júlia Guedes – Blog Herbivoraz

Existem também os ovos de Páscoa feitos sem nenhum ingrediente de origem animal, os chamados “veganos”. Mesmo sendo uma demanda em crescimento no mercado, é necessário deixar claro que se trata de um tipo de alimento que pode conter açúcar – e outros itens pouco recomendáveis – em sua receita.

“Podem ser uma alternativa para quem segue a dieta vegana, mas não é por isso que é saudável. Existem muitos produtos veganos ultraprocessados, além disso, vegano não significa que não tenha açúcar”, pondera.

Mais frutas

Quando o assunto é a alimentação mais saudável e o cuidado com a ingestão de açúcar, uma opção que sempre vem à cabeça são as frutas, principalmente em almoços e jantares comuns em datas como esta. Contudo, é preciso ter atenção, pois o consumo em excesso de frutas ácidas pode alterar o pH da boca, tornando-a um ambiente propício para a ocorrência da cárie e da erosão dental.

Mesmo os doces feitos à base de frutas não devem ser consumidos à vontade. “De um modo geral, são produzidos com muito açúcar adicionado, como o refinado. As frutas in natura sim, são bem melhores”, afirma a odontopediatra.

Ravioli de chocolate com geleia de morango e pimenta

Embora todas as opções apresentadas sejam mais saudáveis, é válido seguir a combinação de sucesso da saúde bucal: higiene correta + visitas regulares ao cirurgião-dentista.

Além disso, as crianças com menos de dois anos de idade, não devem consumir qualquer alimento com açúcar, e este, segundo Sandra, é um hábito que pode ser cultivado por toda a vida.

chocolate mulher

Portanto, a recomendação, independentemente do consumo do açúcar, é limpar os dentes com escova, fio e creme dental fluoretado, seguindo as instruções do cirurgião-dentista, que deve ser consultado regularmente.

Com estas medidas, será possível manter a saúde na Páscoa e em todas as outras épocas do ano.

Fonte: Crosp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s