Dez dicas de beleza para parecer mais jovem

Dos procedimentos aos cuidados com a saúde física, saiba o que fazer para realçar a sua beleza natural e exalar jovialidade

Truques de beleza fazem toda a diferença para esconder linhas de expressão e realçar a beleza natural. Muitas pessoas podem não se importar em querer parecer mais jovem, mas a maioria gosta de ser elogiada por isso. Se for o seu caso, preste atenção às dicas que médicos das mais diversas áreas dão para entregar os melhores truques para que sua pele fique mais jovem:

Aposte nos procedimentos mais naturais

laser estetica rosto mulher
Que o uso dos preenchimentos faciais à base de ácido hialurônico vieram para ficar, não é novidade. “Entretanto, estão sendo muito discutidas as técnicas de sua aplicação que visem resultados mais naturais e que promovam o efeito de lifting não cirúrgico na face. Agora, é possível atuar em pontos estratégicos para corrigir o desabamento da face”, afirma a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Experimente um primer e não descarte o hidratante

pele rosto mulher
Quando as rugas e marcas estão aparentes, um bom primer pode ajudar a escondê-las. O seu efeito ‘lifting’ proporciona ao rosto um melhor semblante. Mas não esqueça dos hidratantes. “As peles mistas, secas ou oleosas precisam de hidratantes de acordo com a necessidade de cada uma. O produto dará a maciez que a pele precisa, dando aquela sensação mais aveludada de pele de bebê. É importante consultar um médico para saber qual o produto adequado para a sua pele”, afirma Jardis Volpe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Enquanto um produto para pele oleosa deve ser em sérum ou gel, de preferência com ativos como Acneol SR e Miniporyl, pacientes de pele seca devem priorizar os cremes nutritivos, ricos em Hyaxel, Arct Alg e Nutriomega 3, 6, 7 e 9.

Escolha bem o corte, penteado e maquiagem

gettyimages- halle berry
Getty Images

Um bom corte faz milagres, isso não tenha dúvidas. Segundo especialistas, para dar um ar de jovialidade, os fios assimétricos fazem toda a diferença, então os cortes devem ser feitos com tesoura e navalha, que deixam o corte leve e sem marcas. Na hora de acertar o penteado, os coques deixam um aspecto despojado. A tricologista Kédima lembra: antes de realizar o processo químico, é importante fazer uma análise capilar e testar a resistência e a porosidade dos fios. “Após realizar uma descoloração, tintura ou alisamento, deve-se apostar no uso de produtos para reconstrução dos fios e nas hidratações potentes. No dia a dia, óleos reparadores e protetores térmicos são fundamentais”, afirma. Com relação às maquiagens, em peles com rugas ou flacidez, a base líquida com efeito iluminador é a melhor. O pó translúcido deve ser usado para selar a pele, em seguida o pó compacto pode ser usado para fazer um contorno; deve-se evitar o preto em peles maduras, pois a pálpebra começa a ficar mais caída nessa idade e o preto pode ir manchando e sobrecarregando o olhar.

Desfoque as olheiras

olheira cha camomila viralportalnet
Foto: ViralPortalNet

Quando se deseja um resultado rápido e momentâneo para as olheiras, Claudia Marçal, dermatologista da SBD, diz que a melhor opção é aplicar compressas de chá de camomila gelado por dez minutos e cabeceira elevada. “Isso promove vasoconstrição, diminuição do inchaço e ação anti-inflamatória pelo camazuleno e alfa bisabolol presentes na camomila”, afirma. No entanto, procure um especialista, que pode indicar cremes com meiyanol e b-white para ação antiolheiras.

Lembre-se: esfolie a pele facial

mulher rosto esfoliante liveabout
Foto: LiveAbout

A dermatologista Valéria Marcondes lembra que a esfoliação facial ajuda a manter o tecido mais jovem, pois estimula a renovação celular, melhorando a aparência de marcas e manchas e estimulando a produção de novas células, o que confere à pele renovação e uma textura mais homogênea. “Por remover o excesso de sebo acumulado nos poros, a esfoliação também previne a formação de cravos e espinhas, que nada mais são do que poros entupidos e, no caso das espinhas, infeccionados por bactérias. Além disso, o procedimento aumenta a capacidade de absorção dos cosméticos pelo tecido, deixando a pele pronta para a aplicação de cremes”, destaca.

Use sempre o protetor solar

mulher tomando sol protetor solar
Para evitar melasma, outros tipos de manchas no rosto e câncer de pele, o fotoprotetor é fundamental. “As manchas de pele são provocadas, sobretudo, por um pigmento chamado melanina, que dá a cor marrom para a pele e seu estímulo depende da radiação ultravioleta que vem do sol. Tanto a UVB quanto a UVA podem causar manchas de envelhecimento”, explica o dermatologista Jardis Volpe. “Novas manchas podem surgir por conta do sol tomado há muitos anos, e por causa disso, novas lesões podem aparecer na mesma região tratada. Se a pessoa continua tomando muito sol, o problema se agrava”, explica. Ele acrescenta que a radiação UVA ultrapassa vidros e janelas e pode causar manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Por isso: use sempre filtro solar de no mínimo FPS 30.

Cuide das sobrancelhas e valorize os cílios

sobrancelha desondulação

Uma sobrancelha muito fina e rala pode não ajudar. Você pode optar por uma micropigmentação, caso ache que vá facilitar a sua vida, ou simplesmente passar um pouco de sombra marrom no dia a dia. Já os cílios bonitos deixam o olhar mais levantado e expressivo. Escolha um rímel adequado para deixá-los mais definidos e separados, o que dará um toque jovial. “Não esqueça de usar o demaquilante adequado para evitar acúmulo de produto e causar inflamação e alergias”, afirma a Claudia Marçal.

Dê atenção aos lábios

labios
Quando a mulher envelhece, os lábios tendem a afinar. Além de mantê-los sempre hidratados, já há um tratamento para preencher os lábios sem agulha. Trata-se do Pro Collagen V+ especialmente desenvolvido tratar rugas periorais e realizar resurfacing labial. “O laser Pro Collagen V+ utiliza a tecnologia Erbium:YAG 2940nm de forma inovadora, pois age através de um pulso tão longo que a dissipação de calor se dá tanto na derme profunda, quanto na musculatura dos lábios”, explica o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da SBD. Dessa forma, o calor produzido pelo laser de forma modulada e com temperatura pré-programada promove o endurecimento e volumização dos lábios, deixando-os maiores, mais rígidos e com aspecto jovial e volumoso. O resultado completo é visto após três ou quatro sessões de 15 minutos.

Cuide das suas mãos, cotovelos, pescoço e colo

papada pescoço mulher meia idade

Essas áreas nem sempre são lembradas na hora dos cuidados. Quando negligenciadas, podem envelhecer mais cedo. Portanto, tenha uma alimentação adequada, aposte em um creme anti-idade e também faça uso do protetor solar. “De preferência logo após o banho (5 a10 minutos), aplicar em camada generosa hidratantes ricos em óleos emulsionantes (óleo de oliva, óleo de girassol e óleo de canola), sequestradores da molécula de água (ureia, ácido hialurônico e lático) extratos vegetais (lavanda, camomila, frutos vermelhos aloe vera), nutriomega 3, 6, 7 e 9 e vitaminas como a E, B5, C e F. Lembrar também das mãos e unhas, retirando o esmalte pelo menos um ou dois dias por semana antes de esmaltar novamente”, explica Claudia Marçal.

Cuide da saúde física e mental

Outdoor Running Series
“Durante a atividade física, toda a nossa circulação fica mais solicitada. O sistema arterial (sangue que ‘alimenta’ os músculos em movimento, por exemplo) aumenta seu fluxo, e consequentemente, o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos, inclusive a pele. Os sistemas venoso e linfático também aumentam a velocidade de drenagem, retirando toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, explica a angiologista Aline Lamaita, médica atuante em Medicina do Estilo de Vida e membro do American College of Lifestyle Medicine. Um aspecto mais jovem também é sentido no jeito da pessoa. Caso você não se sinta bem com a sua mente em algum aspecto, procure uma psicoterapia.

Fontes:

Abdo Salomão Jr: é doutorando em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo), sócio-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.
Aline Lamaita: cirurgiã vascular e angiologista, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, do American College of Phlebology, e do American College of Lifestyle Medicine.
Claudia Marçal:  médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).  É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.
Jardis Volpe: dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.
Kédima Nassif: dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC.
Valéria Marcondes: Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia. Foi fundadora e é membro da Sociedade de Laser.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s