Alimentação no inverno: cuidados necessários para manutenção do corpo

Com a chegada da estação mais fria do ano, a atenção ao consumo de alimentos aumenta

Ao levantar da cama durante a manhã com a presença do frio, a busca por uma bebida que aqueça o corpo, como o café e o chocolate quente, por exemplo, é uma das preocupações daqueles que acordam cedo para iniciar as atividades do dia. Com a chegada do inverno, o metabolismo utiliza mais energia para que o corpo permaneça aquecido. O cuidado com a alimentação na estação mais fria do ano auxilia no vigor e prevenção de doenças que atingem o sistema imunológico.

Uma alternativa é incluir alimentos da época às refeições. Além da compra de frutas, verduras e legumes com preços acessíveis, há variedade nas preparações do cotidiano. As cores dos alimentos influenciam em sua atuação no corpo. Os laranja-avermelhados, por exemplo, contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.

tangerina pixabay
Pixabay

De acordo com o Manual de Sucos, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a laranja e a tangerina são algumas frutas com maior oferta no inverno. Os alimentos verdes, como a acelga e a couve, são ricos em vitaminas A e C. A nutricionista Katlly Sousa ressalta a atuação dos nutrientes no corpo e a relevância dos carboidratos.

“As vitaminas e minerais têm importante ação no organismo como na prevenção de doenças, absorção de outros nutrientes, tornando-se indispensáveis para uma alimentação saudável em qualquer época do ano. Os carboidratos, que são os principais responsáveis pelo fornecimento de energia ao organismo, são igualmente necessários na alimentação diária.”

Katlly sugere que no momento da escolha do tipo de carboidrato, prefira os integrais. Além de conter mais vitaminas e minerais, as fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal.

sopas

Com o gasto energético, o desejo pela ingestão de comidas gordurosas aumenta. Sopas e caldos podem ser opções saudáveis com a utilização de verduras e legumes. “Deve-se ter cuidado com as sopas industrializadas, que normalmente são ricas em sódio, além de não conter ingredientes frescos como uma sopa feita em casa”, explica a nutricionista. “O preparo não é difícil e pode ter variações. Na escolha dos ingredientes, evite o uso de embutidos e enlatados, e dê preferência para os vegetais\ in natura, tornando a sopa mais saudável e saborosa”, completa Katlly.

sanduiche natural

Entre o almoço e o jantar, os sanduíches podem estar presentes nas refeições intermediárias. Uma opção é a combinação do pão integral, fonte de carboidrato, acompanhado de legumes e verduras, ricos em fibras e que contribuem para a saciedade.

Ao praticar exercícios físicos, a escolha das roupas apropriadas e o aquecimento correto antes da atividade são fatores a serem observados. Ao desempenhar as ações, há perda de calorias e necessidade de reposição, por isso, uma alimentação correta antes e após o exercício físico é importante.

água com frutas

Nesta fase do ano, a hidratação é outro fator que colabora para manutenção da saúde. O consumo da água, sucos e chás são uma excelente alternativa.

No inverno, a alimentação adequada em diferentes situações da rotina colabora para o bom funcionamento do corpo e para a manutenção de todas as funções do organismo.

Por: Lucas Rodrigues Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s