Dia Mundial do Chocolate: receitas saudáveis com cacau

O chocolate está presente na vida da maioria das pessoas e, além de ser uma delícia, traz diversos benefícios à saúde: alivia a ansiedade e o estresse, tem ação antioxidante, estimula a memória e a concentração, aumenta a sensação de saciedade, melhora a circulação sanguínea e ainda ajuda na recuperação do corpo depois de atividades físicas. E, para celebrar essa maravilha, existe o Dia Mundial do Chocolate, comemorado em 7 de julho.

Para não deixar a data passar em branco, o Namu Cursos, primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar, mostra que é possível preparar alternativas criativas e saudáveis usando o cacau como ingrediente. Confira três receitas selecionadas pela plataforma, que foram retiradas dos cursos, “Cardápio Funcional”, “Descomplicando a Alimentação Plant Based” e “Sobremesas e Dicas Veganas” para serem preparadas e saboreadas no dia.

Torta de Chocolate à Moda Caprese

torta de chocolate.jpg

Ingredientes:
– 300 gramas de amêndoas triturada
– 250 gramas de manteiga ghee
– 100 gramas de xilitol
– 300 gramas de chocolate 70% de cacau
– 6 ovos

Modo de preparo:
Derreta o chocolate e coloque na batedeira junto com os ovos e a manteiga. Bata os ingredientes por cerca de 5 minutos até obter uma mistura homogênea. Pause, acrescente o xilitol e volte a bater. Após a mistura homogênea, ligue a batedeira e acrescente a farinha de amêndoas aos poucos. Unte a forma com óleo de coco e despeje a mistura. Leve ao forno à 180ºC por 15/20 minutos.

Fonte da receita: Cardápio Funcional – Namu Cursos

Brownie de Feijão Preto e Avelã 

brownie preto

Ingredientes:
– 2 xícaras de feijão preto cozido
– 2 xícaras de creme de castanha-de-caju
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 4 colheres de sopa de cacau
– 200 g de chocolate 70%
– 100 g de avelã Ingredientes

Modo de preparo:
Para esse brownie temos algumas etapas básicas a cumprir. A primeira delas consiste em fazer uma calda com açúcar mascavo, cacau e água. Leve esses 3 ingredientes ao fogo em uma caçarola alta, em fogo baixo, sempre mexendo. A segunda parte é cozinhar o feijão preto em apenas água e reservar. Para a terceira parte é necessário fazer um creme de castanha-de-caju. Para isso, deixe as castanhas de caju cruas de molho por, pelo menos, 4 horas, ou trinta minutos, em água morna. Quando hidratadas, escorra-as e bata em um liquidificador, até obter um creme. Nessa etapa, acrescente um fio de água, caso necessário. Este pode ser um processo um pouco mais demorado, dependendo do liquidificador. Bata o feijão preto no liquidificador com um pouco da calda apurada até se tornar um creme. Em seguida, derreta o chocolate 70% em banho-maria. Incorpore o creme de feijão ao de castanha-de-caju. Adicione as avelãs e depois o chocolate derretido em banho maria. Transfira essa mistura a uma assadeira previamente untada e leve-a ao forno preaquecido a 180º C, por 25-30 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Lembre-se de guardar parte da calda para servir quente sobre o brownie.

Fonte da receita: Descomplicando a Alimentação Plant Based – Namu Cursos

Muffim de Laranja e Semente de Papoula com Calda de Cacau

muffin chocolate.jpg

Ingredientes 

Muffin
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1/3 xícara de farinha de castanha-do-pará (se não encontrar pronta, triturar as castanhas no liquidificador)
– 1/2 xícara de açúcar demerara
– 1 colher de chá de fermento
– 1 pitada de sal marinho
– 1 xícara de iogurte de soja natural
– 1/3 xícara de óleo de coco derretido
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 1/3 xícara de suco de laranja
– 2 colheres de chá de semente de papoula
– Raspas da laranja

Modo de preparo

Muffin
Preaquecer o forno a 180°C. Misturar o óleo de coco derretido, o extrato de baunilha, a pitada de sal, o açúcar demerara, a farinha de castanha-do-pará, o suco de laranja com as raspas e o iogurte.Peneirar a farinha de trigo e juntar à mistura. Acrescentar o fermento e misturar bem. Levar ao forno em forminhas de papel e assar por 30 minutos.

Ingredientes

Calda de Cacau
– 3/4 xícara de cacau em pó
– 1 xícara de açúcar mascavo
– 3 colheres de sopa de melado de cana
– 2 xícaras de água potável
– 1 colher de sopa de ágar-ágar
– 1 pitada de sal

Modo de preparo

Calda de Cacau:
Levar a água, o melado de cana, o açúcar mascavo, e o ágar-ágar ao fogo até dissolver. Mexer até dissolver. Acrescentar o sal e o cacau. Cozinhar em fogo médio mexendo bem até engrossar. Deixar a calda esfriar e colocar na geladeira. Triturá-la no liquidificador até atingir uma textura cremosa. (se necessário, colocar um pote de água filtrada para ajudar no processo). Usar o saco de confeiteiro para cobrir os muffins.

Rendimento: oito muffins

Fonte da receita: Sobremesas e Dicas Veganas – Namu Cursos

Fonte: Namu Cursos é uma startup com foco em qualidade de vida. É a primeira plataforma de videoaulas voltada exclusivamente para o bem-estar. O objetivo da empresa é contribuir para a evolução das pessoas por meio de conteúdos para uma vida mais equilibrada. Os cursos são completos e contam com os melhores professores de yoga, pilates, fitness e alimentação saudável. São adquiridos por meio do site (www.namucursos.com.br) e podem ser acessados pelo computador, celular ou tablet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s