Aprenda a fazer bombons e trufas com sabor brasileiro

Pitanga, Tangerina, Cupuaçu, Feijão Manteiguinha e Coco são destaques dessas sugestões elaboradas com os chocolates da Harald

Chocolate vai muito bem com fruta permitindo a criação de uma infinidade de doces e sabores. Para que é fã dessa parceria deliciosa a Harald selecionou quatro sugestões de bombons e trufas que harmonizam o sabor tropical das nossas frutas com os chocolates de suas diversas marcas.

Uma das opções é um exótico Bombom de Pitanga, onde a fruta originária da Mata Atlântica aparece em forma de geleia harmonizada com o sabor do Unique Bahia 63%. Já, o Bombom de Santarém combina leite de coco, feijão manteiguinha e Unique 53%, sendo também uma opção para os veganos por não conter creme de leite em sua composição.

Para quem gosta de cupuaçu, a Trufa Brasileirinha harmoniza o sabor exclusivo dessa fruta nativa da floresta amazônica com Chocolate Meio Amargo Melken. Dentro ainda dessa linha mais “azedinha”, a Trufa Crispy de Tangerina é uma opção prática, elaborada com os chocolates da linha Confeiteiro.

Aproveite as sugestões e confira as dicas de preparo dos chocolates nos links abaixo.

Bombom de Pitanga

bombom_pitanga_1000x1000.jpg

Ingredientes:
Geleia de Pitanga:
300 g de pitanga in natura sem caroço ou polpa de pitanga
1 xícara (chá) de açúcar (160 g)

Ganache:
150 g de Unique Bahia 63%
4 colheres (sopa) de leite (60 ml)
1 colher (sopa) de glucose ou açúcar invertido (15 ml)

Casquinhas:
250 g de Chocolate Unique Bahia 63%

Material:
saco de confeitar

Preparo:
Primeiro, faça a geleia de pitanga: leve ao fogo brando a pitanga e açúcar. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até a geleia tomar corpo. Para saber o ponto faça o teste do prato: pingue uma gota da geleia em um prato e vire-o verticalmente por 5 segundos. A gota deve descer cerca de 5 cm do ponto inicial, se descer mais do que isso precisa apurar por mais tempo. Se descer menos, acerte o ponto com um pouco de água. Desligue o fogo. Deixe esfriar e passe para um saco de confeitar. Faça a ganache: Derreta o Unique com o leite e a glucose. Misture com o mixer até obter uma ganache cremosa e brilhante. Espere amornar e passe para um saco de confeitar. Faça as casquinhas: Derreta e tempere o Unique 63%. Preencha as cavidades dos moldes com o chocolate e dê leves batidas sobre a mesa para retirar as bolhas de ar. Vire os moldes sobre a tigela contendo o chocolate para retirar o excesso e formar as casquinhas. Raspe com uma espátula. Leve os moldes emborcados para baixo encaixados sobre uma travessa para a geladeira até secar (cerca de 3 a 5 minutos). Retire e raspe novamente para formar as bordas. Recheie 1/3 das cavidades dos bombons com a geleia de pitanga. Preencha quase até o topo com a ganache (deixe um espaço de 1 a 2 mm para fazer o fundo). Se possível, espere o recheio endurecer dentro das cavidades para formar uma película que facilitará seu fechamento. Para fechar o molde, espalhe o restante do Unique 63% sobre a superfície dos moldes. Cubra completamente as cavidades, espalhando o chocolate com uma espátula. Retire o excesso. Leve para a geladeira por 20 minutos e desenforme os bombons.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 42 bombons de 12g cada

Bombom de Santarém (vegano)

vegano_1000x1000.jpg

Ingredientes:

Crocante de coco:
2 colheres (sopa) de açúcar (24 g)
3 colheres (sopa) de coco ralado queimado (24 g)
1 colher (chá) de óleo (de coco ou de girassol) (5 ml)

Ganache vegana:
50 g de purê de feijão manteiguinha de Santarém*
¼ de xícara (chá) de leite de coco integral (50 ml)
100 g de Chocolate Amargo Unique 53%

Montagem e banho:
250 g de Chocolate Amargo Unique 53%

Material:
Mixer
Cortador retangular (10 cm x 15 cm)
Folhas de papel-manteiga

Preparo:
Faça o crocante: leve ao fogo o açúcar e o coco até começar a caramelizar, adicione o óleo e passe para uma mesa de pedra até esfriar completamente. Quebre o crocante com uma faca.

Massa: processe com o mixer o purê de feijão com o leite de coco. Caso não esteja bem liso passe novamente pela peneira. Adicione o chocolate derretido e misture bem. Acrescente o crocante de coco (reserve 1 colher desse crocante para a finalização).

Montagem e banho: coloque uma folha de acetato ou papel-manteiga sobre uma placa e despeje sobre ela um pouco do chocolate derretido, fazendo uma fina camada. Disponha sobre a camada de chocolate um cortador retangular (10 cm x 15 cm) e despeje dentro dele a massa, espalhando-a bem. Deixe em geladeira de um dia para o outro para adquirir consistência. Depois, descole a ganache do cortador passando uma faca em suas laterais. Despeje sobre a parte superior da ganache outra fina camada de chocolate derretido (não precisa estar temperado), espalhando-o bem, e espere endurecer. Se necessário, leve à geladeira. Com o auxílio de uma faca aquecida, corte quadrados de 2,5 cm de lado. Derreta e tempere o restante do chocolate. Banhe os bombons no chocolate com o auxílio de um garfo, dê leves batidinhas na lateral da vasilha para retirar o excesso e passe-as para uma placa coberta com papel-manteiga. Antes de o chocolate secar, decore a lateral dos bombons com o crocante de coco reservado. Leve para a geladeira por cerca de 10 minutos para cristalizar completamente. Se necessário, nivele as bordas dos bombons com uma faca.

*Para fazer o purê: Cozinhe 1 xícara (chá) de feijão manteiguinha (80 g) com 3 xícaras (chá) de água na panela de pressão por 30 minutos, ou até os grãos ficarem macios. Esprema os grãos, sem a água, em uma peneira para obter o purê.

Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 24 unidades
Dica: o feijão manteiguinha de Santarém é típico do baixo amazonas, é bem miúdo e possuí sabor amanteigado, faz um purê consistente.

Trufa Crispy de Tangerina

trufacrispie_1000x1000

Ingredientes:
300 g de Cobertura Fracionada ao Leite Confeiteiro picada
½ xícara (chá) de suco concentrado de tangerina
200 g de Cobertura Fracionada ao Leite Top
50 g de Cobertura Fracionada Branca Top derretida

Preparo:
Coloque em um refratário o Confeiteiro ao Leite picado, juntamente ao suco de tangerina e faça a ganache. Cubra e leve à geladeira por 6 horas. Enrole as trufas em bolinhas e deixe-as secar. Banhe-as colocando na palma das mãos pequenas porções de Top ao Leite derretido e envolvendo cada trufa. Coloque o Top Branco derretido em um cone de papel-manteiga e faça riscos em toda a superfície das trufas. Leve-as à geladeira por 5 minutos ou até que os riscos sequem. Coloque-as em caixinhas de papel ou monte uma embalagem para presente.

Tempo de Preparo: 30 minutos
Rendimento: aproximadamente 30 unidades.

Trufa Brasileirinha

trufa_brasileirinha_1000x1000

Ingredientes:

Ganache:
600 g de Chocolate Meio Amargo Melken picado
200 g de polpa de cupuaçu
¼ de xícara (chá) de creme de leite (50 g)

Casquinha:
400 g de Chocolate Meio Amargo Melken picado e temperado

Material:
Peneira grossa de arame

Preparo:

Ganache: misture a polpa de cupuaçu com o creme de leite e faça a ganache. Cubra e leve à geladeira até adquirir consistência firme para enrolar. Retire, enrole bolinhas, disponha-as sobre uma folha de papel-manteiga e reserve.

Casquinha: banhe as bolinhas de cupuaçu mergulhando-as no chocolate temperado e passe-as para uma peneira grossa de arame. Dê algumas batidas sobre o próprio chocolate para eliminar o excesso do banho e movimente a peneira de um lado para o outro para formar irregularidades, deixando a superfície crespa. Passe as trufas para uma forma forrada com papel-manteiga e leve à geladeira por cerca de 10 minutos ou até que seque completamente. Acomode-as em forminhas de papel ou caixinhas para bombons. Variação: substitua a polpa de cupuaçu por acerola, tamarindo ou graviola.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 80 unidades
Dica: Você também pode fazer as pontinhas crespas com o auxílio de um garfinho ou palito de dente, usando as pontas para puxar o chocolate ainda úmido.

Técnicas das receitas:
Derretimento de chocolates e coberturas 
Têmpera do chocolate 
Fazendo Ganaches

Fonte: Harald

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s