Curso profissionalizante de maquiagem para mulheres com baixa visão

Iniciativa da Laramara, da Tacla e do Jacques Janine capacitará seis mulheres para o mercado de trabalho

Após quatro anos de muito sucesso do curso de automaquiagem para mulheres cegas e com baixa visão, o projeto Muito Além da Beleza entra em uma nova fase em 2019, com a realização de sua primeira edição profissionalizante, que tem como objetivo capacitar mulheres com baixa visão para atuarem no mercado de trabalho da beleza.

Idealizado pela Tacla Consultoria de Comunicação, o projeto Muito Além da Beleza – Curso Profissionalizante de Maquiagem para Mulheres com Deficiência Visual é oferecido pela Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual em parceria com a rede de salões Jacques Janine.

automaquiagem

Com aulas ministradas por Chloé Gaya, maquiadora e diretora artística da rede Jacques Janine, o curso acontecerá de 7 a 29 de agosto, às quartas e quintas-feiras, das 10h às 13h, na unidade do Jacques Janine Bourbon, em São Paulo. Nesta primeira edição, seis alunas irão aprender como maquiar diferentes tipos de pessoas e formatos de olhos, como utilizar materiais e produtos de maquiagem profissional – desde skincare até cílios postiços, passando por bases, sombras, lápis, blushes, máscara de cílios.

“Desenvolver o curso profissionalizante foi um novo desafio. Me baseei no conteúdo de cursos de maquiagem que já ministro para criar e adaptar para as necessidades das alunas”, explica Chloé Gaya, maquiadora e diretora artística da rede Jacques Janine. “O curso de automaquiagem que realizamos há quatro anos me deu bastante experiência e embasamento para adaptar as metodologias às necessidades da turma”, completa.

Além de todo conteúdo e prática ensinados nas 24 horas de aula, as participantes também ganharão um kit de maquiagem para já saírem do curso com tudo o que é preciso para iniciar no novo trabalho – o que só foi possível graças à colaboração de renomadas marcas de beleza – Beleza na Web, Kat Von D, Kiss New York, Klasmē Cosmetics, NARS, Revlon, Sigma Beauty, Shiseido e Vult – que abraçaram a causa e doaram produtos para as alunas.

Para a primeira turma, seis mulheres que já se formaram na etapa da automaquiagem foram escolhidas para participarem. Maíris Barbosa de Oliveira, aluna que concluiu o primeiro curso em 2017, afirma que a experiência foi transformadora. “Antes do Muito Além da Beleza, eu nem imaginava que poderia trabalhar neste meio, mas depois que entrei em contato com o mundo da maquiagem, se tornou uma grande vontade”, conta.

“Com essa formação, essas mulheres poderão mostrar suas potencialidades e competências, favorecendo a criação de ambientes inclusivos nos espaços onde puderem atuar, desmitificando imagens”, conclui Cecília Oka, coordenadora do Programa do Jovem e do Adulto e Membro da Gestão Técnica da Laramara.

História do curso

automaquiagem

Criado por Sandra Tacla e pelo jornalista Henrique Malveis, em parceria com a Laramara e o Jacques Janine, o projeto começou em 2016 como curso de automaquiagem e já formou mais de 75 mulheres. Na aplicação técnica, Chloé Gaya, maquiadora e consultora de imagem da rede Jacques Janine, e Lilia Giacomini, pedagoga especializada em deficiência visual e responsável pelo Atendimento de Atividades de Vida Autônoma (AVA) da Laramara, se uniram para adaptar todos os recursos usados na automaquiagem – e agora na maquiagem profissionalizante. Em 2018, o Muito Além da Beleza foi vencedor do Prêmio Cabelos&Cia na categoria Responsabilidade Social.

“Desde o início do Muito Além da Beleza, além de elevar a autoestima da pessoa com deficiência visual, nosso maior objetivo sempre foi o de profissionalizar as participantes do curso e poder inseri-las no mercado de trabalho”, diz a PR de beleza Sandra Tacla. Ela também pontua: “É importante que iniciativas como essas reverberem pelo Brasil, mas, para isso, precisamos do apoio da iniciativa privada”.

“Esse curso expande e sedimenta nossa parceria, que já é muito sólida, com a rede Jacques Janine e fortalece a imagem da pessoa com deficiência visual como protagonista de seus processos de inclusão social”, finaliza Lilia Giacomini.

Curso profissionalizante de maquiagem para mulheres com baixa visão
Dia: 7 a 29 de agosto
Local: Jacques Janine Bourbon
Endereço: Rua Palestra Itália, 500 – 264 – Piso 3 – lj 264 – Perdizes
Horário: das 10h às 13h

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s