Confira cinco receitas para arrasar no almoço do Dia dos Pais

Ele pode ser seu pai, seu avô, seu marido, seu filho ou a pãe, mãe que também faz papel de pai. Sabemos que esta pessoa gosta de comer coisas novas e gostosas. Pensando nisso, o chef Gustavo Pereira selecionou três receitas salgadas e duas doces para deixar o Dia dos Pais mais saboroso.

Chef Gustavo Pereira (2)

Criador da Partager Buffet & Gastronomia, Pereira tem um currículo com experiência de 20 anos como publicitário, tendo ele trabalhado em grandes empresas do segmento. Atualmente, Gustavo utiliza suas habilidades de publicitário para ajudar a mover seu negócio e atender as necessidades do cliente. Formado na Ferrandi de Paris, em 2018 – conhecida como a melhor escola de gastronomia do mundo – e com especializações nas escolas Le Cordon Bleu de Paris e Londres e Kitchen Club de Madrid, Gustavo garantiu sua aptidão para dirigir a Partager Buffet & Gastronomia.

Confira cinco receitas para arrasar no almoço do Dia dos Pais:

Risoto de linguiça de cordeiro com hortelã

Risoto - chef Gustavo Pereira (2)

Ingredientes
500 g de linguiça de cordeiro
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
Meia cebola picada
1 e 1/2 xícara de hortelã
Caldo de legumes ou carne
Meia colher de sopa de manteiga
Parmesão ralado (mais ou menos duas colheres de sopa)
Meia garrafa de vinho branco seco
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Na panela, coloque um pouco de óleo e frite as linguiças inteiras. Quando estiver dourada de todos os lados, retire e reserve. Na mesma panela, na gordura que a linguiça soltou, refogue a cebola. Acrescente o sal e a pimenta. Enquanto isso, fatie as linguiças e coloque-as na panela para refogar com a cebola. Quando a cebola começar a perder a cor branca e ficando transparente, acrescente arroz. Refogue um pouco e depois coloque o vinho branco até cobrir tudo. Quando o vinho secar, acrescente 1/3 do caldo e mexa. Vá acrescentando o caldo e mexendo até o arroz cozinhar, sem deixar que fique inconsistente. O caldo também não deve secar totalmente, afinal, risoto é um prato cremoso. Quando estiver pronto, desligue a panela e, ainda mexendo, coloque a manteiga, o parmesão e as folhas de hortelã.

Polenta  cremosa com ragu de cogumelos

Ragu - chef Gustavo Pereira (2)

Ingredientes da polenta
2 xícaras (chá) de sêmola de milho
2L de água
Meia xícara de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
200 ml de creme de leite fresco
Sal a gosto

Modo de preparo
Numa panela grande, coloque a água e leve ao fogo médio. Quando o líquido ferver, adicione o sal e a sêmola de milho aos poucos, em fio constante, e, simultaneamente, mexa com um batedor de arame. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo com uma colher de pau. Coloque uma xicara de vinho e deixe o álcool evaporar completamente. A polenta estará pronta quando se desprender da panela. Acrescente o queijo parmesão, o creme de leite fresco (usar uma lata nova) e a manteiga. Misture até derreter.

Ingredientes do ragu
4 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris frescos picados
Molho de soja a gosto
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Modo de preparo
Em uma frigideira, deixe esquentar o azeite e jogue os cogumelos picados até dourar. Na sequência, jogue o molho de soja e, após 2 minutos, tire para esfriar. Pique mais em uma tabua até virar um ragu. Jogue no centro da polenta e sirva o prato quente.

Boeuf Bourguignon (iniciar preparo com 24h de antecedência)

Bouef - chef Gustavo Pereira (2)

Ingredientes
1kg de alcatra, músculo ou colchão mole cortado em cubos
1 cenoura grande
1 alho-poró
1 cebola
1 cabeça de alho inteira com casca
50g de farinha
1L de vinho tinto seco
200g de champingon fresco
200g de cebolinha-pérola
100g de bacon
1 colher de sopa de óleo
Sal e pimenta

Modo de preparo
Em uma grande tigela prepare a marinada: cebola cortada em quatro, cenoura cortada em pedaços sem descascar, o alho-poró cortado em pedaços (parte branca e verde), a cabeça de alho debulhado e com casca, sal, pimenta e o vinho tinto. Junte os cubos de carne nessa marinada e coloque na geladeira e deixe por 24 horas. No dia seguinte, doure o bacon e reserve. Preaqueça o forno em 200°C. Passe a marinada numa peneira para separar o liquido da carne e dos legumes. Seque bem a carne com papel-toalha e não descarte o líquido. Em uma panela, que possa ir ao forno, aqueça um pouco de óleo e frite os cubos de carne para selar o suco – evitando que a carne perca liquido durante o cozimento. Retire a carne e frite os legumes, os champignons e as cebolinhas até dourar. Retire-os, descarte o óleo que sobrou na panela. Separe os champignons e as cebolinhas e reserve-as. Volte à carne e aos legumes para a panela e coloque-os em fogo alto e adicione a farinha. Misture bem. A farinha mudará a cor da carne e dos legumes. Jogue o líquido da marinada, deixe ferver. Retire do fogo, feche a panela e leve ao forno preaquecido e deixe dentre lá de 45 a 60 minutos. Antes dos 15 minutos finais, acrescente os cogumelos, as cebolinhas e o bacon. Vale lembrar que este é um prato para fazer de véspera e comer no dia seguinte ou até dois dias depois. Sirva com arroz ou com batatas.

Bolo de brigadeiro mole

Bolo de chocolate inteiro - chef Gustavo Pereira

Ingredientes
280 g de ovos inteiros
300 g de açúcar refinado
205 g de água quente
40 g de cacau em pó
135 g de óleo vegetal
280 g de farinha de trigo
1⁄4 colher (chá) de sal
1⁄2 colher (chá) de bicarbonato
2 colheres (chá) de fermento em pó

Modo de preparo
Preaquecer em forno a 170ºC. Forre com papel-manteiga o fundo de 2 fôrmas de 15 cm cada de diâmetro por 10 cm de altura. Em uma vasilha, peneire o sal, o bicarbonato e o fermento em pó e misture a farinha de trigo. Aqueça a água e misture o cacau em pó. No liquidificador, coloque os ovos com o açúcar e bata por 5 minutos. Acrescente a água com o cacau e o óleo vegetal. Bata rapidamente apenas para homogeneizar. Vire a mistura líquida nos secos e misture. Derrame a massa nas formas, dividindo a mesma quantidade entre elas, que dá cerca de 600g em cada forma. Asse por aproximadamente 40 minutos. Retire do forno, espere esfriar e tire as massas assadas, corte ao meio e recheie com brigadeiro mole de sua preferência. No final coloque o mesmo recheio em cima do bolo e passe granulado ao leite ou amargo. Agora o mais importante: coma.

Crème Brulée de doce de leite

Crème Brulé - chef Gustavo Pereira (2)

Ingredientes
500 g de creme de leite
6 gemas
300g de doce de leite
1 colher de chá de baunilha
½ de xícara de açúcar refinado
Açúcar mascavo a gosto

Modo de preparo
Ferva o creme de leite. Coloque a baunilha e o doce de leite mexendo até que tudo fique consistente. Tampe e deixe descansar por cerca de 10 minutos ou até esfriar. Em seguida, bata as gemas com o açúcar refinado até que os ingredientes fiquem brancos na batedeira. Misture os dois cremes com um batedor de arame e coloque nas formas ou ramequins. Na sequência, cozinhe no forno a 140°C em banho maria entre 40 a 45 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos e deixe na geladeira por 1 hora.

Finalização
Polvilhe o creme com açúcar mascavo. Queime com o maçarico. Aguarde 30 segundos. Sirva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s