Receitas de risoto, macarrão e doce feitas na panela de pressão

Engana-se quem pensa que panela de pressão combina apenas com feijões e outros alimentos que demandam muito tempo de cozimento. O modelo pode surpreender na cozinha e elaborar qualquer receita em um passe de mágica. Experimente refogar a cebola na própria panela, acrescentar os ingredientes preferidos e uma xícara de arroz. Depois de pegar a pressão e aguardar cerca de 3 minutos, o resultado é um risoto cremoso, feito em pouquíssimo tempo. Sabor e praticidade.

Tem coisa melhor do que isso? Se a ideia é preparar a sobremesa enquanto finaliza outras tarefas, a panela de pressão também é uma ótima aliada. Aquele doce de abóbora com sabor de infância surge em cerca de 15 minutos.

Mas, se você é daqueles que têm arrepios só de pensar em uma panela dessas, a Tramontina reúne modelos que garantem total segurança, de diversos tamanhos e materiais. Conheça alguns deles e inspire-se com as receitas que separamos para ganhar tempo na cozinha.

Modelos de panelas de pressão Tramontina

Panelas Tramontina Design Collection

panelas 1panelas 2panela valencia

Macarrão a bolonhesa

macarrão a bolonhesa.png

Ingredientes
500g de carne moída
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
300g de polpa de tomate
300g de creme de leite fresco
1 pacote de macarrão tipo penne ou similar
manjericão picado para servir
queijo ralado para servir
água
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho com um fio de óleo vegetal de sua preferência na panela de pressão. Quando dourar, adicione a carne e refogue até secar. Junte o molho de tomate e o creme de leite até ferver. Experimente o molho e acerte o sal.
Coloque todo o pacote de macarrão e misture. Cubra com água até que não apareça mais o macarrão. Tampe a panela e coloque na posição. Quando pegar pressão, baixe o fogo e cozinhe por um terço do tempo indicado na embalagem. Retire do fogo e use a válvula de descompressão antes de abrir a tampa. Misture bem e sirva em um prato com o manjericão picado e o queijo ralado.

Risoto primavera

risoto primavera

Ingredientes
1 xícara de arroz arbóreo
300g de moranga cabotiá cortada em cubos pequenos
1 cebola cortada em cubos pequenos
1 pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
1 cenoura cortada em cubos pequenos
1 abobrinha cortada em cubos pequenos
3 dentes de alho picados
50g de manteiga
1 colher (café) de curcuma
1 colher (café) de salsinha seca
1 colher (chá) de alho poró seco
2 xícaras de água
1 ramo de salsinha fresca picada para servir
queijo parmesão ralado para servir
sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Na panela de pressão, derreta a manteiga em fogo alto. Adicione a cebola e o alho picado. Refogue até soltar um pouco de líquido. Junte a moranga e a cenoura. Refogue mais um pouco, misture bem e adicione o pimentão vermelho e a abobrinha. Tempere com sal e pimenta. Deixe refogar por 5 minutos e tempere com a salsinha, a cúrcuma e o alho poró seco. Coloque a xícara de arroz e deixe fritar por alguns instantes com os demais ingredientes. Adicione duas xícaras de água fria e misture bem. Tampe a panela e coloque na posição. Quando pegar pressão, baixe o fogo e conte 3 minutos. Retire do fogo e use a válvula de descompressão antes de abrir a tampa. Misture bem o risoto e sirva a seguir, salpicando salsinha e queijo ralado a gosto.

Doce de abóbora com coco

doce de abobora.png

Ingredientes
1 kg de abóbora de pescoço em cubos grandes
500g de açúcar
50g de coco ralado
3 paus de panela
3 cravos

Modo de preparo
Coloque os cubos de abóbora na panela de pressão. Junte o coco ralado, a canela, os cravos e o açúcar. Leve ao fogo na posição. Quando pegar pressão, baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo e use a válvula de descompressão antes de abrir a tampa. Se ainda estiver aguado, ferva mais um pouco para dar o ponto. Sirva gelado com queijo branco ou biscoito salgado.

Fonte: Tramontina

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s