Instituto Stop Hunger lança 5ª edição do livro de Receitas Sustentáveis

Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostra que cada brasileiro desperdiça mais de 41 quilos de alimentos por ano. No total, são quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico (restos de alimentos), o que representa cerca de 50% do lixo recolhido em todo o país.

Com a missão de estimular a produção sustentável, promover a alimentação saudável e combater o desperdício, o Instituto Stop Hunger, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e sem fins lucrativos mantido pelo Grupo Sodexo, anunciou a 5ª edição do Ebook de Receitas Sustentáveis.

A publicação, disponibilizada gratuitamente, apresenta seis pratos exclusivos, que foram formulados por um time de nutricionistas a partir da utilização de legumes, hortaliças e outros ingredientes ricos em valoração nutricional. O conteúdo reforça a importância de desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e proporciona novas alternativas para utilização de matérias geralmente descartadas, em receitas que fazem parte do gosto popular brasileiro, são elas:

Biscoito Salgado de Resíduo de Leite Vegetal
Bolo de Casca de Banana
Sopa Cremosa de Salsão
Quibe de Berinjela
Bolo de Batata-Doce
Bolo Nutritivo de Abobrinha

O material está disponível para download aqui.

CAPA E-BOOK.JPG

Dedicação à causa

O lançamento do e-book encerra um ciclo de iniciativas realizadas pela Sodexo e o Instituto Stop Hunger ao longo de outubro, para celebrar o mês da alimentação saudável. A agenda que envolveu bate-papo com nutricionista em Paraisópolis e Osasco, lançamento de hortas comunitárias na Academia Pérolas Negras (RJ) e um webinar que reuniu especialistas em alimentação, evidencia o compromisso da companhia em conscientizar parceiros, voluntários e o público em geral sobre questões relativas à nutrição e à alimentação, sensibilizando-os para o desperdício de alimentos, orientação nutricional e impacto causado nas comunidades locais.

Andreia Dutra, presidente do Instituto Stop Hunger Brasil, destaca um dado alarmante: “Segundo cálculos da FAO, 8,7 milhões de toneladas de comida vão para o lixo no Brasil, enquanto 13 milhões de pessoas passam fome. Esses números mostram a importância de se aproveitar o alimento como um todo”. Ela ainda afirma que é preciso alertar sobre o grande volume de desperdício que acontece diariamente.

“Durante o mês de outubro celebramos a alimentação saudável e fechar esse importante mês com o ebook de receitas sustentáveis foi mais uma oportunidade de promover mudanças de hábitos e conscientizar sobre o impacto que nossas atitudes geram no meio ambiente e na sociedade de maneira geral”, finaliza Andreia.

“Ano após ano, o Instituto tem atuado com empenho e dedicação para combater a fome e a má nutrição que ainda assola o país. Por meio de ações como estas, realizadas no Mês da Alimentação Saudável, temos contribuído para o desenvolvimento nas comunidades em que atuamos. Daqui para frente, nosso objetivo é progredir com as iniciativas e beneficiar ainda mais pessoas”, afirma Fernando Cosenza, vice-presidente do Instituto Stop Hunger Brasil.

Fonte: Instituto Stop Hunger

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s