Torne a ceia de Natal ainda mais especial com três receitas incríveis

Tirolez ensina receitas que levam sabor e sofisticação à celebração

Natal nos remete à reunião em família, troca de presentes, decoração caprichada e, claro, mesa repleta de delícias. O tradicional peru, as frutas secas ou aquele delicioso salpicão são alguns dos itens que trazem um gostinho ainda mais especial para o momento. Mas conhece a origem dessa celebração?

A ceia natalina é uma tradição iniciada na Europa e o costume pedia que as pessoas deixassem as portas das casas abertas no dia de Natal para receber os viajantes e peregrinos. Os visitantes, junto com a família hospedeira, confraternizavam a data, muito significativa para os cristãos. Na ocasião, era preparada bastante comida, com diversidade de pratos.

Essa tradição se expandiu por todo o mundo e perdura até hoje, afinal, quem não ama reunir os amigos e a família para celebrar essa data tão esperada? Para dar um toque ainda mais especial, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do país, preparou três pratos incríveis: Cheeseball de Creme de Ricota com nozes e damasco e de pistache com cranberrie, Peru assado ao molho de Queijo Gruyère com bacon crocante e Torta folhada de Queijo do Reino com espinafre.

Gostou das sugestões? Então veja abaixo o passo a passo para preparar cada prato e aproveite esses momentos com as pessoas que você ama! Feliz Natal!

Cheeseball de Creme de Ricota com nozes e damasco e de pistache com cranberrie

tirolez1

Ingredientes
1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez
¾ de xícara de suco de limão
1 xícara de nozes moídas
½ xícara de damasco seco picado
1 xícara de pistache moído
2 xícaras de cranberries secas

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque o creme de ricota e o suco de limão aos poucos, até ficar em uma consistência mais firme. Reserve. Separe mais duas tigelas. Em uma, misture metade das nozes com o damasco picado e na outra a metade do pistache com as cranberries. Divida o creme de ricota entre as duas tigelas e misture. Com uma colher, pegue um pouco da mistura de nozes com damasco e coloque o creme sobre o restante das nozes. Delicadamente, com as mãos, forme uma bolinha. Repita o processo com o restante do creme e faça a mesmo processo com a mistura de pistache e cranberries, porém, passando no restante do pistache moído. Leve para gelar por 30 minutos e sirva acompanhado de pães ou torradinhas.

Rende: 4 porções

Peru assado ao molho de Queijo Gruyère com bacon crocante

tirolez2

Ingredientes
1 peru (5kg aproximadamente)
1 tablete de Manteiga sem sal Tirolez
½ maço de salsinha
½ maço de manjericão
½ maço de tomilho
Raspas de 1 limão siciliano
Raspas de 1 tangerina
1 cenoura
1 cebola
½ garrafa de vinho branco
Azeite de oliva extravirgem
Sal a gosto

Para o molho:
1 xícara de bacon picado
500ml de creme de leite fresco
2 xícaras de Queijo Gruyère Tirolez
Pitada de sal
Noz-moscada a gosto

Modo de preparo
Lave bem o peru e tempere com sal. Pegue o tablete de manteiga e deixe em temperatura ambiente. Misture as ervas picadas, as raspas de limão, a tangerina e um pouco de sal.
Com as mãos, separe a pele do peito e recheie com a manteiga temperada. Arrume bem para ficar uniforme. Se sobrar manteiga, espalhe sobre todo o peru. Em uma assadeira, disponha a cebola, a cenoura e os talos de salsinha picados e coloque o peru por cima. Coloque o limão e a tangerina cortados ao meio dentro do peru. Isso fará com que a carne fique mais macia. Regue com azeite e o vinho branco. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno preaquecido a 200˚C por 1h30. Retire o papel alumínio e asse por mais 30-40 minutos, até dourar ou o termômetro levantar.
Desosse o peru separando toda a carne dos ossos e fatie o peito. Arrume bem bonito em uma travessa e reserve. Aqueça uma panela e frite o bacon até ficar bem crocante. Coloque para escorrer em um papel toalha e reserve. Para o molho, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve em fogo baixo, mexendo sempre até o queijo derreter. Cubra o peru fatiado com o molho e polvilhe o bacon por cima. Sirva imediatamente.

Rende: 8 porções

Torta folhada de Queijo do Reino com espinafre

tirolez3

Ingredientes

Para a massa:
1 pacote de massa Filo
1 xícara de torrada de Pão triturada
1 xícara de Manteiga sem sal derretida

Para o recheio:
1 maço de Espinafre lavado
1 ½ xícara de Queijo do Reino Tirolez ralado
1 xícara de Ricota Tirolez
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
Sal, pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180˚C por 15 minutos. Unte uma forma de fundo removível de 20cm de diâmetro com manteiga derretida. Coloque uma folha de massa Filo e passe mais manteiga. Polvilhe um pouco da torrada triturada e coloque outra folha de massa. (dica: a torrada triturada é para separar uma folha da outra e deixar a torta folhada depois de assada).
Repita o processo 5 vezes, colocando as folhas de massa intercaladas e cobrindo toda a lateral da forma. Deixe o excesso de massa para fora da forma e não é necessário cortar. Reserve.

Para o recheio, cozinhe as folhas de espinafre em água fervente com uma pitada de sal. Escorra e dê um choque térmico, colocando-o em uma tigela com água gelada e gelo. (dica: o espinafre vai ficar mais verdinho mesmo depois de assar no forno). Escorra o espinafre e esprema-o para retirar toda a água. Misture então com o queijo do reino e a ricota. Tempere com sal, pimenta e o azeite. Coloque o recheio na forma com a massa e cubra com mais uma folha de massa filo. Pegue todas as laterais de massa que sobraram e traga para cima da torta fechando como se fosse uma trouxa. Pincele mais manteiga derretida por cima e leve para assar por 30 minutos ou até dourar. Sirva ainda quente.

Rende: 4 porções

Fonte: Tirolez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s