Seis dicas para passar a virada do ano com a pele perfeita

Cuidar da pele diariamente é essencial, porém, devido às festas, muitas pessoas passam a se preocupar mais com a aparência no final do ano; a dermatologista Kédima Nassif traz algumas dicas de como se cuidar para estar com a pele perfeita na noite da virada

Está chegando o Réveillon e com ele as famosas metas de ano novo. Que tal então iniciar 2020 com a pele bonita e saudável? Para isso, não adianta cuidar dela apenas na véspera, comece preparando-a o quanto antes. Kédima Nassif, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, traz algumas dicas tanto para a preparação em longo prazo quanto para as que vão ter que correr atrás do prejuízo:

exercicio-cao_20161027161923

Exercite-se fisicamente: quando praticamos atividade física regular, diminuímos o nível de cortisol que em altos níveis, gera oleosidade e acne na pele. Além disso, a atividade física aumenta a produção do hormônio do crescimento que exerce ação antienvelhecimento”, explica a dermatologista.

mulher meia idade tomando agua

Hidrate de dentro para fora: “A pele seca acentua a aparência de rugas e linhas finas. Por isso, a hidratação de dentro para fora é importantíssima, ou seja, beba a quantidade recomendada de água diariamente, além de, é claro, utilizar seu hidratante favorito e protetor solar todos os dias”, afirma Kédima.

shutterstock maturidade mulher brinde vinho

Modere no álcool: “O álcool causa desidratação no organismo por alterar a liberação do hormônio antidiurético, causando maior frequência urinária. Além disso, acelera a perda de líquido do corpo por aumentar a sudorese. Assim, com a desidratação frequente, a pele acaba ganhando aspecto ressecado, descamado e com linhas de expressão mais evidentes. Além disso, o consumo constante de bebidas alcoólicas pode facilitar o aparecimento de novas rugas, já que é capaz de degradar o colágeno”.

mulher rosto esfoliante liveabout
Foto: LiveAbout

Três dias antes: higienize e esfolie – se você não preparou a pele durante todo o ano, ainda dá tempo de passar a virada com ela bonita e hidratada, caso os cuidados comecem com três dias de antecedência, como sugere Kédima: “Utilize um sabonete de limpeza profunda de acordo com o seu tipo de pele. Depois, invista em um esfoliante em gel, que vai retirar as células mortas do rosto e abrir os poros para facilitar a respiração da pele. Além da esfoliação, o produto em gel garante um frescor imediato, ótimo para acalmar a pele nos dias quentes do verão. Por fim, após a esfoliação, aplique um creme hidratante facial”, sugere.

protetor solar creme rosto mulher

Véspera: hidratação profunda e filtro solar – “Na véspera, vale a pena intensificar o uso do hidratante, principalmente se você abusou do sol nos dias anteriores. Outro item essencial para deixar a pele com aspecto saudável, livre de manchas ou descamações é o filtro solar, que deve ser usado todos os dias do ano, porém, devido à esfoliação, é recomendável dar uma atenção maior ao fotoprotetor, já que a pele ainda pode estar sensível.”

mulher usando serum pele

No dia da virada: máscara e sérum facial – no dia 31, a dica é apostar em produtos que garantam resultado intenso e imediato, como a máscara facial e o sérum, pois ambos têm altas concentrações de ativos que penetram instantaneamente na pele, deixando-a mais hidratada e suave. “Opte por uma máscara que esteja de acordo com o tipo e necessidade da sua pele: donas de pele oleosa podem usar as anti-inflamatórias e com ação esfoliante para desobstruir os poros; já quem tem a pele seca pode aplicar máscaras que inserem água e óleo na pele. Se você procura maior praticidade, o sérum pode ser mais vantajoso, pois basta aplicar algumas gotas para deixar a pele mais macia, lisa e com as linhas de expressões amenizadas, já que o produto conta com substancias hidratantes e com efeito preenchedor de rugas finas”, finaliza a médica.

Fonte: Kédima Nassif é dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s