É um dos alimentos italianos mais apreciados e conhecidos na Itália e no exterior. O Grana Padano é um queijo com um sabor delicado e perfumado que, como o nome indica claramente, é produzido em grandes áreas do vale do Pó, incluindo 27 províncias que variam de Cuneo a Veneza, de Trento a Forlì.
Entre os queijos italianos Dop, a grana padano é a que possui maior produção. Existem dois tipos: “maggengo” produzido com leite da primavera e do verão e “vernengo” feito com leite do outono e do inverno.
Características
É um queijo duro semigordo produzido com leite de vaca a partir de duas ordenhas diárias. A forma vem com uma crosta dourada, oleada e grossa – pesa entre 24 e 40 kg.
A seleção do queijo Grana Padano exige que as formas sejam batidas com um martelo e uma agulha especial para verificar sua consistência e aroma. Somente aqueles que atendem aos padrões legais são marcados com a marca original do trevoque, que sinaliza a província e os laticínios, ambos com uma marca de qualidade em forma de diamante que atesta as características típicas e uma formulação repetida em toda a crosta de queijo.

Processamento
O leite de vaca é aquecido, calorias e coalho são adicionados após atingir 31ºC-33°C. Em seguida, a coalhada é quebrada, purgada e cozida a 53ºC-55°C.
Quando a massa fica azeda e elástica é dividida em duas formas de salga, que ocorre imergindo as formas de salmoura saturada de sal por 25 a 30 dias, posteriormente os formulários entram em tempero por um período que varia de 12 a 14 meses ou mais.
História
O termo “grana” nasceu originalmente para indicar o queijo caracterizado pela estrutura granular da massa produzida no vale do Pó desde o século XI. A propagação progressiva deste queijo levou ao surgimento de diferentes variedades de Grana (Grana Lodigiano, Emiliano, Lombardo, Veneto etc.).
Nos anos 1950, as denominações de origem dos queijos foram estabelecidas e o reconhecimento da denominação de origem “grana padano” foi solicitado, desde então todas as variedades de grãos foram unificadas no termo “padano”.
À mesa

Grana padano é usado principalmente ralado ou em flocos. Seu sabor não se sobrepõe a outros, portanto, é muito adequado para a preparação de recheios de carne, vegetais e omeletes, mas também é usado em flocos em aperitivos ou pratos principais de carne, como carpaccio e filé de carne.
Curiosidades
Nem todo mundo sabe que Grana Padano Trentino também existe . É um queijo semelhante ao Grana Padano, mas a especificação Trentino indica que é produzido na província de Trento usando leite de vacas que pastam nos vales alpinos circundantes. Possui sabor e aroma mais pronunciados.
Fonte: Agenzia Nazionale Turismo