Sobremesas irresistíveis para um jantar romântico

Harald sugere quatro opções deliciosas para terminar a noite de uma maneira especial

Nada melhor do que uma sobremesa cremosa, feita com muito amor e chocolate para encerrar um jantar romântico. Para deixar esse momento ainda mais gostoso a Harald selecionou quatro receitas que você pode preparar para impressionar o seu amor.

Tem tortinha de chocolate recheada com calda de frutas, um petit gateau de chocolate com avelã que fica pronto em 15 minutos, uma mousse que combina chocolate branco com iogurte e frutas vermelhas e um copinho supercharmoso, recheado com delicioso creme de chocolate com amendoim que derrete na boca.

Aproveite as sugestões e prepare uma surpresa para quem você ama.

Tortinha Negra

tortinha_negra_confeiteiro_inovare

Ingredientes:

Base:
200 g de biscoito tipo maisena
200 g de Cobertura Fracionada Meio Amargo Confeiteiro derretida

Recheio:
250 g de Inovare Intenso Harald picado
¾ de xícara (chá) de creme de leite (150 ml)
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado (30 g)
¼ xícara (chá) de Gel de Frutas sabor Maracujá Confeiteiro (75 g)

Finalização:
50 g de Cobertura Fracionada Meio Amargo Confeiteiro derretida
2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50% de Cacau Melken (20 g)

Material:
Forminhas de fundo removível (7 cm de diâmetro, 2 cm de altura)

Preparo:
Triture os biscoitos no processador ou liquidificador até obter uma farofa fina. Despeje-a em uma tigela e adicione a cobertura meio amargo derretida. Misture bem com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida. Forre as forminhas com a farofa, pressionando bem. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio. Derreta o Inovare Intenso picado junto com o creme de leite e faça a ganache, misturando até formar um creme homogêneo. Adicione o gengibre ralado e misture bem. Leve à geladeira por cerca de 30 minutos, somente para esfriar. Coloque o recheio em um saco de confeitar. Desenforme as bases de biscoito que estavam na geladeira e monte a tortinha, alternando a ganache com o recheio de maracujá. Finalize polvilhando o chocolate em pó.

Tempo de Preparo: 1h30m
Rendimento: 8 unidades (cerca de 75 g)
Dica: experimente substituir o Recheio de Maracujá Confeiteiro pelo Recheio de Frutas Vermelhas.

Petit Gateau de Chocolate com Avelã

petitgateau_1000x1000

Ingredientes:

Massa:
1 1/4 xícara (chá) de Creme Ganache sabor Chocolate com Avelã Melken (300 g)
3 ovos
1 colher (sopa) de conhaque (15 ml)
½ xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (60 g)

Material:
Forminhas de petit gateau (7 cm de diâmetro)
Fouet

Preparo:

Massa: aqueça o creme ganache por 30 segundos a 1 minuto no micro-ondas, até ficar líquido. Enquanto isso, bata os ovos ligeiramente. Incorpore os ovos e o conhaque à ganache, mexendo sempre com um fouet, até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha aos poucos e mexa com uma espátula até a mistura ficar lisa e homogênea.

Montagem: despeje a massa em forminhas de petit gateau (7 cm de diâmetro) untadas e enfarinhadas com uma mistura de farinha de trigo e chocolate em pó – dessa maneira, os bolinhos não vão ficar brancos. Asse em forno preaquecido (260 °C) por 6 minutos, ou até que a massa esteja com as bordas cozidas, mas ainda restar um brilho no meio. Desenforme e sirva ainda quente com uma bola de sorvete de creme.

Tempo de Preparo: 15 minutos
Rendimento: 7 unidades (aproximadamente 70 g cada)
Dica: você pode congelar a massa do petit gateau crua nas forminhas. Nesse caso, quando for assar, o tempo de forno passará de 6 para 9 minutos em forno preaquecido (260 °C).

Mousse de Chocolate Branco com Iogurte

melkenbranco__1000x1000

Ingredientes:

Pão de ló:
1 ovo
2 gotas de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de água (45 ml)
3 colheres (sopa) de açúcar (33 g)
5 colheres (sopa) de farinha de trigo (38 g)
½ colher (café) de fermento em pó (1 g)

Mousse:
4 ovos (claras e gemas separadas)
2 colheres (sopa) de açúcar (20 g)
2 colheres (chá) de gelatina sem sabor (10 g) hidratadas em 3 colheres (sopa) de água
4 embalagens de iogurte grego (400 g)
400 g de Chocolate Branco Melken

Montagem:
¼ de xícara (chá) de leite (50 ml)
10 framboesas
50 g de Recheio de Frutas Vermelhas Confeiteiro
10 cerejas em calda
200 g de Chocolate Branco Melken derretido e temperado

Material:
Fôrma retangular (27 cm x 17 cm)
Cortadores redondos de 6 cm de diâmetro
Tiras de acetato (4,5 cm x 20 cm, 20 cm x 3 cm)

Preparo:

Pão de ló: bata o ovo, a essência e a água até ficar bem aerado. Adicione o açúcar e bata por 5 minutos em velocidade máxima. Acrescente aos poucos, delicadamente, a farinha e o fermento peneirados sobre a mistura de maneira que não perca a aeração da massa. Asse em uma forma retangular (27 cm x 17 cm), untada e enfarinhada, em forno preaquecido (180 °C) por 15 minutos, deixe esfriar e corte 10 círculos com o cortador de 6 cm.

Mousse: bata as gemas peneiradas com o açúcar em banho-maria por aproximadamente 4 minutos, até esbranquiçar levemente. Passe a mistura para a batedeira e ligue na velocidade alta. Enquanto isso, derreta o chocolate e aqueça o iogurte por 30 segundos no micro-ondas, e bata-os com um mixer até obter um creme liso e homogêneo. Quando o creme de gemas dobrar de volume, acrescente creme de iogurte e chocolate. Aqueça suavemente a gelatina já hidratada no micro-ondas em potência média (50%) por cerca de 20 segundos e adicione à mistura. Retire da batedeira, acrescente as claras em neve aos poucos e misture delicadamente, incorporando de baixo para cima.

Montagem: envolva os discos de bolo com tiras de acetato (4,5 cm x 20 cm) bem ajustadas com fita adesiva. Pincele os discos com leite, para umedecer, e coloque uma framboesa sobre cada disco. Em seguida, despeje a mousse até a borda, nivelando com uma espátula. Leve à geladeira por 4 horas para que a mousse fique firme e descole delicadamente as tiras de acetato. Espalhe o chocolate branco sobre 10 tiras de acetato (20 cm x 3 cm) e deixe secar por 1 minuto, para que ainda esteja maleável. Envolva as laterais da sobremesa com as tiras e leve à geladeira por mais 15 minutos. Descole-as delicadamente das sobremesas, decore com o recheio de frutas vermelhas e finalize com uma cereja no topo.

Tempo de Preparo: 1h30
Rendimento: 10 unidades de 110 g

Copinho Doce Amor

copinho chocolate pacoca

Ingredientes:

Recheio:

1 xícara (chá) de leite integral (200 ml)
1 colher (café) de essência de baunilha
4 gemas
1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
2 colheres (sopa) de farinha de trigo (20 g)
3 colheres (sopa) de manteiga (45 g)
100 g de Chocolate Blend Melken picado
4 colheres (sopa) de Amendoim Granulado Melken (60 g)
4 colheres (sopa) de Paçoquinha Cremosa Melken (90 g)

Copinhos e decoração:
200 g de Chocolate Blend Melken picado
50 g de Chocolate Branco Melken picado

Material:
Fôrminhas de empada (7 cm de diâmetro x 3 cm de altura)
Fouet
Cone de papel manteiga

Preparo:

Recheio: aqueça o leite e a baunilha sem deixar ferver. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar e incorpore aos poucos a farinha até virar um creme. Adicione metade do leite aquecido, mexendo sempre para evitar que o creme talhe. Despeje de volta na panela e volte a cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre com um fouet, por cerca de 5 minutos ou até engrossar. Coloque o chocolate picado em uma vasilha e despeje o creme quente por cima, misturando bem. Deixe amornar, adicione a manteiga e misture até o creme ficar brilhante. Cubra com filme plástico e leve à geladeira até gelar completamente. Bata o creme gelado em velocidade alta para aerar, passe-o para uma manga de confeitar e mantenha na geladeira.

Copinhos: derreta o chocolate e faça a têmpera. Preencha forminhas de empada (7 cm de diâmetro x 3 cm de altura) com o chocolate, dê leves batidas para retirar as bolhas e vire-as para retirar o excesso. Apoie as forminhas viradas para baixo em uma vasilha, deixando o chocolate com as bordas escorridas. Leve à geladeira até secar e soltar da forma. Flor de chocolate: coloque o restante do chocolate temperado dentro de um cone de papel-manteiga. Corte a ponta e desenhe pequenas pétalas sobre uma placa coberta com papel-manteiga, formando 6 flores vazadas. Derreta e tempere o chocolate branco. Coloque-o em outro cone de papel-manteiga, corte a ponta e faça um pingo no centro de cada flor. Leve para a geladeira por 10 minutos para secar. Descole as flores delicadamente do papel-manteiga.

Montagem: recheie os copinhos de chocolate na seguinte ordem – amendoim granulado, paçoquinha cremosa e creme. Decore com uma flor de chocolate e mantenha em geladeira até o momento de servir.

Tempo de Preparo: 1h
Rendimento: 6 unidades
Dica: para não formar uma película na superfície do creme enquanto ele esfria, encoste o filme plástico no creme ao cobri-lo.

Técnicas das receitas (clique sobre a escolhida e irá para a página com explicações):
Banho
Derretimento de chocolates e coberturas
Fazendo ganaches
Têmpera do chocolate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s