Ovo: rico em nutrientes e um valioso ingrediente na cozinha do brasileiro

Além de ser um ingrediente de fácil acesso, versátil e fundamental em tantas receitas por sua qualidade de engrossar, aerar, etc., o ovo – um dos alimentos mais completos do mundo. Apesar de os benefícios do ovo para a saúde humana não serem uma novidade, é na época da quaresma e Páscoa que a fonte de proteína de alto valor biológico e bom teor de aminoácidos alcança, ano a ano, seu melhor desempenho no quesito consumo.

“A qualidade proteica do ovo lhe permite ser um alimento substituto de outros com proteína de alto valor biológico como carnes vermelhas e frangos”, diz a nutricionista clínica, esportiva e ortomolecular, Mestre e Doutora em Nutrição, Milena C. M. Cornacini. “Duas porções de ovos representam cerca de 20% das necessidades diárias de proteínas e ele é indicado para o consumo em qualquer idade”, conclui Milena.

De acordo com a Katayama Alimentos, uma das maiores indústrias avícolas do país e que produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna e líquidos pasteurizados, o período da Quaresma tradicionalmente traz um incremento no consumo dos ovos. “Acompanhamos o crescimento sazonal, que é de aproximadamente 25% neste período. É um bom momento para destacarmos aos consumidores os benefícios deste alimento”, afirma Gilson Katayama, Diretor Comercial da empresa.

Características nutricionais dos ovos

ovo

Dentro do ovo há substâncias para gerar uma vida, o que o torna extremamente rico em nutrientes, como os ácidos graxos saturados e insaturados, todos os aminoácidos essenciais, minerais como zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro, vitaminas como riboflavina, vitamina E, vitamina B6, vitamina A, ácido fólico, colina, vitamina K, vitamina D e vitamina B12, além de compostos ativos como luteína e zeaxantina.

Dentre as vitaminas que fazem parte da composição do ovo destaca-se a colina, importante precursor, por exemplo, de um neurotransmissor envolvido na formação de sinapses e memória, ou seja, o ovo faz bem para o cérebro. Além disso, o consumo desta proteína está relacionado com a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, degeneração muscular nos olhos e atua como prevenção da catarata.

Outra vantagem nutricional que Milena destaca é o selênio contido no ovo, já que o nutriente exerce papel antioxidante fundamental em distúrbios metabólicos e pode contribuir no tratamento de doenças metabólicas crônicas, como diabetes, arteriosclerose e fenilcetonúria. A nutricionista desmistifica ainda a ideia de que o ovo seria um vilão no quesito colesterol, já que a lecitina encontrada no ovo ajuda a reduzir a absorção do colesterol nos intestinos, o que não causa impacto no aumento do colesterol no sangue.

Melhores opções de preparo

ovos pixabay cozido casca
Pixabay

O ovo é um alimento saboroso e de fácil incorporação nas receitas, podendo ser consumido cozido ou mexido, mas para se obter seus efeitos benéficos é importante se considerar a melhor forma de preparo. O ideal é que ele seja feito sem uso de óleos vegetais ou manteiga, como quando é cozido ou é feito pochê, cozido na água sem a casca. O problema fica por conta das frituras, e nesses casos o ideal é usar uma frigideira antiaderente com pouco azeite de oliva extravirgem, óleo de gergelim ou de abacate.

“Outro ponto a se considerar é se a técnica de preparo causa ruptura ou não da gema dos ovos”, diz Milena. Estudos mostram que ovos preparados com ruptura da gema, em relação ao ovo cozido ou frito com as gemas intactas, apresentaram menores teores de luteína e zeaxantina, nutrientes que contribuem na proteção contra problemas da visão, por exemplo.

Canal Ovo de Novo

lasanha ovo massa

Para quem busca novas receitas que levem ovo, nosso canal no YouTube está recheado de dicas e deliciosas novidades. O Canal Ovo de Novo tem um olhar dedicado a essa proteína e traz, toda semana, receitas salgadas e doces.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s