Dez maneiras de facilitar o isolamento enquanto você pratica distanciamento social

Para evitar o coronavírus, especialistas em saúde pública aconselham pessoas de todas as idades a ficar em casa e praticar o distanciamento social o máximo possível. Isto inclui também idosos e pessoas com doenças crônicas, que são o principal grupo de risco da doença.

Essas ações ajudarão a limitar a propagação do vírus e seu impacto na saúde e nos sistemas de saúde, aconselha os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Mas o distanciamento social e a permanência em casa podem colocar alguns idosos em maior risco pelas consequências não intencionais do isolamento social, um problema de saúde que pode ser evitado ou reduzido com medidas proativas.

Segundo o Instituto Nacional do Envelhecimento, o isolamento social e a solidão estão associados a riscos aumentados para uma variedade de problemas de saúde. Isso inclui pressão alta, ansiedade, depressão, declínio cognitivo, doença de Alzheimer e até morte.

A equipe de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (Fempar) separou 10 dicas podem ajudar você a ficar conectado com outras pessoas e evitar a solidão durante a pandemia de coronavírus:

1) Identifique suas conexões vitais.

shutterstock mulher usando celular

Essas são as pessoas que você considera essenciais para sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Eles podem ser amigos, vizinhos e familiares. Profissionais de saúde também podem ser importantes para adicionar a esta lista, mas lembre-se de que eles podem estar particularmente ocupados no momento. Eles também podem querer que você evite seus consultórios o máximo possível para reduzir os riscos de adoecer. Portanto, considere entrar em contato com eles por telefone e somente quando necessário.

2) Obtenha as informações de contato de todos

mulher madura usando celular grisalha stocksy united

Reúna os números de telefone, endereços de correspondência e endereços de e-mail de suas conexões. Isso facilita o contato regular com as pessoas de quem você gosta. Configure horários para ligar para amigos e familiares e torne contato regular uma prioridade enquanto estiver em casa.

3) Tente ter equipamentos de comunicação atualizados. “Você tem um celular?”

Skype- terapia internet
Nesse caso, considere usar o FaceTime ou o Skype em vez de apenas ligar. Ser capaz de ver o rosto do seu amigo pode fazer você se sentir mais conectado. Se você possui um computador ou tablet, pode participar de grupos on-line de pessoas que compartilham seus interesses. Você também pode definir uma programação para quando se conectar com amigos e familiares para criar uma rotina (e algo pelo que esperar).

4) Saia para fora de sua casa

jardim
Distanciamento social não significa que você precise ficar dentro de casa.  Se você mora em uma casa, por exemplo, dê um passeio lá fora, sente-se na varanda, acene para seus vizinhos. Este é o momento perfeito para limpar seu jardim e plantar sementes.

5) Mantenha-se o mais fisicamente ativo possível

idosos Você pode encontrar muitos programas de condicionamento físico online.

6) Seja criativo!

Foto_047-2019 (Dia do Crochê Circulo)Menor
Algumas pessoas estão desfrutando de jantares virtuais. Eles usam o FaceTime ou o Zoom, um aplicativo gratuito que permite conectar várias pessoas a uma videoconferência. Ou converse com amigos sobre a leitura do mesmo livro ou o mesmo filme, para que você possa conversar em grupo mais tarde. Além disso, é um ótimo momento para praticar seu artesanato favorito, como bordado, tricô ou crochê. O envolvimento em atividades criativas pode impedir sentimentos de solidão.

7) Eduque-se sobre as opções locais de assistência médica

170815-vtb_novdecillustration_telemedicine-43451-sectioned_content
Descubra agora como seus profissionais de saúde estão cuidando de seus pacientes e o que fazer se você precisar de um teste para Covid-19. Você pode conseguir uma visita telefônica ou de saúde on-line, enviar um e-mail ao seu provedor com perguntas.

8) Atualize seus hábitos básicos de autocuidado

Sixty-and-Me mulher computador
Este é um momento para garantir que você esteja se alimentando bem. Legumes e frutas contribuem para hormônios que fazem você feliz. Acordar, tomar banho, se arrumar como se fosse sair. Ter uma lista de atividades semanais e o compromisso de entrar em contato com um amigo por dia no mínimo.

9) Mantenha contato com entes queridos se você mora em casas de repouso

idosa avó pixabay
Pergunte aos funcionários se você pode enviar por e-mail, fotos ou cartas que possam ser impressas e “entregues” a sua pessoa próxima. Considere pedir à equipe que o ajude a contactar pelo FaceTime um ente querido.

10) Lidar com o isolamento do cuidador

alzheimer cora
Cuidar de si mesmo pode ser mais difícil quando estiver isolado. Praticar o distanciamento social pode fazer você se sentir ainda mais sozinho. Tente conectar-se a outros profissionais de saúde por meio de grupos de suporte virtual online. Alguns são específicos para cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer ou outras doenças.

Fonte: Faculdade Presbiteriana Mackenzie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s