Como tirar o máximo proveito dos alimentos para deixar o cabelo mais forte e resistente

Seu cabelo também tem necessidades nutricionais e a dermatologista e tricologista Kédima Nassif separou as melhores dicas para ter um cabelo lindo e saudável

spaghetti_hair cabelo

Você já deve ter ouvido falar que a dieta é importante quando se trata de crescimento capilar, mas você sabe exatamente o porquê disso? “Como o cabelo não é um órgão ou tecido vital, seu corpo nunca priorizará suas necessidades nutricionais. Portanto, devido à natureza descartável do cabelo, um desequilíbrio nutricional geralmente afeta primeiro o cabelo, causando fraqueza e queda”, afirma Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Associação Brasileira de Restauração Capilar.

Tanto as deficiências quanto os excessos de certas coisas em sua dieta podem resultar em perda de cabelo. Por exemplo, é possível ter perda de cabelo causada pela deficiência de ferro e ferritina (ferro armazenado) e também por excesso de vitamina A (encontrada em peixes oleosos, fígado, queijo etc.). A médica lista abaixo 7 cuidados com a dieta para se ter cabelos mais fortes:

mulher meia idade tomando agua

Hidratar o corpo: beba aproximadamente 1,5 a 2 litros de água por dia, dependendo do nível de atividade e do clima. Seu couro cabeludo assim como sua pele podem ficar desidratados, criando um ambiente de crescimento ruim.

freepik mulher comendo
Freepik

Faça lanches saudáveis: “A energia para formar células capilares diminui quatro horas após a refeição. Para manter os níveis de energia dos folículos, faça um lanche entre as refeições com carboidratos complexos e proteínas”, diz a médica.

ovos sanduiche saudavel

Invista forte nas proteínas: seu cabelo é composto principalmente de proteínas, portanto, incluir quantidades adequadas em sua dieta é vital para o crescimento do cabelo. “Alimentos que são boas fontes de proteínas são peixe, frango, carne magra, ovos, feijão, quinoa, tofu, legumes e nozes. O ovo por exemplo é um velho conhecido quando o assunto é saúde capilar, sendo incluído em receitas caseiras de hidratação dos fios. Sua boa “fama” vem do fato de que o ovo é rico em proteínas, ácidos graxos, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Esses micronutrientes são envolvidos nos processos de formação da fibra capilar e de multiplicação das células da raiz do cabelo, facilitando o processo. É por isso que o consumo de ovos contribui para sua saúde capilar”, diz a médica.

espinafre

Consuma ferro adequadamente: os níveis de ferritina (ferro armazenado) são extremamente importantes para o crescimento do cabelo. “Se sua dieta permitir, tente comer carne vermelha magra pelo menos duas vezes por semana. Caso contrário, tente adicionar um suplemento nutricional de ferro à dieta ou invista no espinafre, que tem altos níveis, um mineral crucial para a formação do cabelo e para o transporte do oxigênio no sangue, oxigênio esse que chega às raízes capilares favorecendo sua multiplicação e a presença de fios com bom crescimento e espessura”, diz a tricologista.

Smiling mature woman with orange juice at breakfast table outdoors

Cuidado com a falta de Vitamina C: o ferro só pode ser absorvido efetivamente se você o ingerir juntamente com a vitamina C. “Beba um copo de suco de laranja espremido na hora ou coma uma de suas frutas e legumes favoritos para ajudar na absorção de ferro”, diz a médica.

mulher comendo iogurte

Desconfie de laticínios: embora sejam ótima fonte de cálcio, os laticínios não são ideais para quem é propenso à caspa, eczema ou psoríase, pois podem exacerbar a doença. “Tente limitar o consumo de queijo e leite integral.”

mulher comendo salada de frutas botswana youth
Botswanayouth

Tenha uma dieta variada: tente não escolher as mesmas refeições ou alimentos todos os dias, muito menos seja restritivo demais ao comer. “Uma dieta variada ajudará a garantir que você esteja recebendo uma ampla variedade de vitaminas e minerais essenciais”, finaliza a médica.

Kédima Nassif é dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s