Quarentena sem desperdício: garrafa “single” e como armazenar vinho aberto

Contrariando Tom Jobim, dados recentes do IBGE indicam que é possível ser feliz sozinho: no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas não dividem suas casas com amigos ou familiares.

Com o distanciamento social causado pela pandemia do coronavírus, os encontros foram postergados e o consumo individual promove rearranjos em cotidianos e hábitos. Um deles é o de tomar vinho. E a impossibilidade de dividir uma garrafa com os amigos traz dúvidas: como armazenar o vinho que sobrou? Existem boas opções de meias-garrafas?

Não consumi o vinho todo, e agora?

bomba vinho

Para o consumo individual de uma garrafa de vinho de 750 ml, existem várias maneiras de armazenar a bebida que ficou, sem prejudicar sua qualidade. O primeiro ponto a observar é o tempo indicado para guardar cada tipo de vinho depois de aberto: vinhos brancos e rosés devem ser consumidos em no máximo 3 dias. Os tintos, em até 6 dias.

As garrafas devem ser estar bem vedadas, na geladeira ou adega, na posição vertical, minimizando o contato da superfície da bebida com o ar. No mercado existem acessórios para fechar as garrafas abertas e conservar as qualidades do vinho durante mais tempo. Tampas específicas para vinhos e espumantes são uma opção acessível e simples, porém, são mais sensíveis no quesito “preservação do vinho”, pois ele pode perder algumas de suas características.

Quem quer garantir as particularidades originais da bebida deve optar pela bomba a vácuo, que requer um manuseio especial, mas garante a retirada do ar de dentro da garrafa, o que significa que o vinho poderá ser conservado por mais dias, sem perder suas qualidades. Uma forma prática de vedar o vinho é usando a própria rolha, um método menos eficiente, mas a solução imediata para quem vai consumir o restante do vinho em no máximo um dia.

Garrafa “single”

vinhos

Tiago Dal Pizzol, CEO da Total Vinhos, destaca que no mercado há excelentes vinhos em versão “single”, ideais para quem vai consumir sozinho, pois a garrafa de 375 ml equivale a duas taças. “As marcas estão atentas às demandas e ao comportamento do consumidor. Com o aumento no número de pessoas que moram sozinhas, vinícolas do mundo todo elaboram vinhos de alta gama também em meia-garrafa”, resume.

É o caso da gigante portuguesa Lusovini, que elabora versões 375 ml de alguns de seus mais premiados rótulos, como o Pedra Cancela Seleção do Enólogo e o Terras de Fialho, ambos à venda na Total Vinhos. “Com as pessoas cozinhando mais em casa, a meia-garrafa traz a oportunidade de consumir diferentes rótulos durante uma refeição; é possível harmonizar um vinho com uma salada e outro com o prato principal”, detalha Dal Pizzol.

A Total Vinhos aplicou desconto de 25% em todos os vinhos da loja online e frete grátis para todo o Brasil. As facilidades serão válidas enquanto durar o período de distanciamento social.

Informações: Total Vinhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s