Carboidratos são fundamentais para o organismo; aprenda receitas

Essenciais para manter o bom funcionamento do organismo, os carboidratos fornecem energia para o corpo

Os carboidratos são essenciais na nossa alimentação. Sua ingestão é fundamental para o funcionamento do nosso organismo de forma eficiente, porque fornecem energia para desenvolver todas as atividades do dia a dia. Eles também auxiliam em diversos processos fisiológicos, como a manutenção de massa muscular e a queima de gordura. Quem treina em uma academia com alguma destas finalidades por exemplo, precisa aliar a ingestão de carboidrato e proteína de forma equilibrada para ter melhores resultados.

Por entender a importância deste nutriente, a Adria, uma das principais marcas de massas biscoitos e torradas do país, em parceria com a consultoria Equilibrium, explica os efeitos de uma alimentação pobre em carboidrato.

De acordo com Mariana Golgatti, nutricionista da Equilibrium, os carboidratos são a base da nossa alimentação. Cerca de 45-65% do valor energético total do que é consumido diariamente deve vir do carboidrato. Por exemplo, em uma dieta de 2000 kcal, uma porção de 80g de macarrão corresponde a 19% do valor diário de carboidrato. “Esse nutriente deve ser incluído em todas as refeições, de forma equilibrada, para ajudar no equilíbrio de energia gradual no dia”, explica a nutricionista.

Um alerta importante é que a exclusão de carboidrato no longo prazo leva a uma dificuldade de o corpo funcionar. ”Dietas com restrições muito severas de carboidrato dificultam bastante a manutenção de uma alimentação saudável, causando um desequilíbrio. Além disso, o único nutriente que o cérebro reconhece como fonte de energia é o carboidrato. Como o cérebro armazena pequenas quantidades deste nutriente no decorrer do dia, o consumo em porções corretas é importante para mantê-lo funcionando na sua capacidade máxima”, finaliza Mariana.

Sabendo da importância dessa fonte de energia para o organismo, a Adria, sugere 2 pratos: Salada ao Molho de Mostarda com Peito de Peru e Manga e Ninho com Salmão Al Limone. Confira as receitas:

Molho de Mostarda com Peito de Peru e Manga

Salada ao Molho de Mostarda com Peito de Peru e Manga (002)

Ingredientes:
1 embalagem de Adria Pena
150g de muçarela, em cubos
100g de amêndoas sem pele e torradas, em lascas
10 colheres (sopa) de maionese
6 colheres (sopa) de mostarda
8 colheres (sopa) de azeite
200g de peito de peru, em cubos
1 manga sem casca, em cubos
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
6 colheres (sopa) de vinagre
2 dentes de alho, amassados
Sal, pimenta-do-reino e folhas de rúcula à gosto

Modo de preparo:
Comece preparando o molho de mostarda. Bata no liquidificador, o açúcar mascavo, o vinagre, a maionese, a mostarda e o alho. Sem parar de bater, acrescente o azeite. Acerte o sal, tempere com a pimenta do reino e reserve. Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Coloque num refratário grande, acrescente o molho de mostarda e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Junte o peito de peru, a muçarela, a manga e misture delicadamente. Decore com as folhas de rúcula, salpique as amêndoas e sirva a seguir.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Salmão Al Limone

Ninho com Salmão Al Limone (002)

Ingredientes:

Salmão
600 g de filé de salmão com pele
sal e pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto
1 colher (sopa) de azeite

Molho Al Limone
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena ralada
½ litro de creme de leite fresco
sal a gosto
raspas e suco de 2 limões Sicilianos

Massa
1 embalagem de Adria Ninho Largo Com Ovos

Para finalizar
5 galhos de dill fresco

Modo de Preparo:

Salmão
– Tempere o salmão com o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira, regue com o azeite e grelhe o salmão, virando-o dos 2 lados para que doure por igual. Retire do fogo, despreze a pele e, sobre uma tábua ou prato, faça lascas com um garfo. Reserve.

Molho
– Em uma panela média aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo para engrossar um pouco. Tempere com o sal, junte as raspas e o suco dos limões. Misture bem, tampe a panela e reserve.

Massa
– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao molho. Junte as lascas de salmão e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho. Finalize com o dill e sirva em seguida.

Dica do chefe: Caso não encontre o limão Siciliano, substitua pelo limão Tahiti.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Fonte: Adria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s