Legumes e frutas da época: consuma alimentos de qualidade por um bom preço

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), um trabalho de incentivo ao consumo de alimentos da época, os quais estão mais maduros nutritivos e apresentam um melhor custo beneficio.

Conheça os legumes e frutas da estação:

abobrinha
Pixabay

– Abobrinha:  possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

beterraba

– Beterraba: tubérculo muito comum e muito utilizado na Rússia. Ela possui fibras; antioxidantes como os carotenoides e flavonoides; minerais como zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro; vitamina A e vitamina C. Pode ser consumida crua, cozida e assada em diversas preparações.

beringela pixabay

– Berinjela: hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e também em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

jilo-7

– Jiló: possui grande quantidade de água em sua composição sendo fonte de fibras e possui alguns micronutrientes como: ferro, potássio, vitamina A.

kiwi

– Kiwi: considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico e no combate aos radicais livres. É uma fonte muito importante de ácido fólico, que tem papel fundamental na gravidez, em fase de crescimento e no processo de cicatrização. Além disso, possui uma enzima que facilita a digestão e grande quantidade de fibras que ajudam no funcionamento intestinal e no controle do colesterol.

caquis

– Caqui: fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis.

abacate

– Abacate: fruta tida como vilã por seu alto valor calórico, porém, o seu consumo como parte de uma alimentação saudável, pode trazer diversos benefícios à saúde. As gorduras presentes no abacate são insaturadas, ou seja, previnem doenças cardiovasculares e atuam na redução do LDL e aumento do HDL. Além disso, ele possui glutationa, um importante antioxidante, que neutraliza a ação de radicais livres e combate o envelhecimento precoce.

Torta rústica de ratatouille

torta ratatouille creative market
Foto meramente ilustrativa / Creative Market

Massa
Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo integral (105g)
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo (65g)
1/2 colher (chá) de sal (3g)
3/4 de xícara (chá) de manteiga (105g)
1 ovo médio (65g)

Modo de Preparo
Em uma tigela grande, junte as farinhas, o sal e misture. Corte a manteiga em cubos e transfira para a tigela. Misture até formar uma farofa, sem deixar a manteiga dissolver completamente. Acrescente o ovo e trabalhe a massa até que fique homogênea. Envolva com papel filme e leve à geladeira por, no mínimo, uma hora.

Recheio
Ingredientes
1 berinjela grande (620g)
1 abobrinha grande (370g)
1 xícara (chá) de água (240ml)
3 colheres (chá) de sal (18g)
20 tomates cereja (200g)
1 alho-poró médio (100g)
1 pimentão amarelo médio (270g)
1 cebola média (150g)
1 dente de alho grande (6g)
5 ramos de tomilho (10g)
1/2 xícara (chá) de azeite (120ml)
1 colher (sopa) de orégano (2g)

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 220°C. Lave e corte em rodelas finas a berinjela e a abobrinha. Transfira a berinjela para uma tigela com a água e 1/2 colher (chá) de sal e deixe por 15 minutos. Lave e corte ao meio os tomates cereja. Lave e corte em tiras finas o alho-poró, descartando as folhas. Lave, retire as sementes e corte o pimentão em cubos. Lave, descasque e corte em 4 partes a cebola e o alho. Lave e desgalhe o tomilho.
Retire a berinjela da água e distribua as fatias em uma assadeira grande com a abobrinha, os tomates, o alho-poró, o pimentão, a cebola, o alho, o azeite e o restante do sal e tempere com o orégano e o tomilho. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos ou até que os legumes fiquem macios.

Ingredientes

Montagem
Farinha de trigo para polvilhar
1 gema (20g)
1/2 colher (chá) de água (3ml)

Modo de Preparo
Retire a massa da geladeira. Polvilhe um pouco de farinha de trigo em uma bancada e, com o auxílio de um rolo, abra a massa em forma de um disco de aproximadamente 27cm, até que fique uniforme e não muito fina. Utilize uma forma de fundo removível, com cerca de 24cm de diâmetro. Separe o fundo da forma e coloque a massa aberta por cima, deixando as bordas para fora. Coloque o recheio e dobre as bordas da massa por cima. Misture a gema com a água. Pincele a massa e leve para assar por 50 minutos ou até dourar. Sirva quente.

Rendimento: 10 porções
Peso da Porção: 100g (1 fatia)
Valor Calórico da Porção: 306 Kcal
Tempo de Preparo: 2h30m

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s