Máscara x óculos: saiba usá-los ao mesmo tempo sem embaçar as lentes

Óticas Diniz dão dicas para o item de proteção não incomodar (muito) quem utiliza o acessório

Com a pandemia do novo coronavírus, a máscara facial passou a ser uma peça indispensável e até obrigatória à população. E é quase inevitável não embaçar os óculos ao vesti-la, já que se respira dentro dela e o ar quente que sai pelo nariz escapa pela fresta superior, indo direto para as lentes. Como consequência, tudo fica embaçado.

mulher mascara oculos embaçado MZ

Para amenizar essa situação e conciliar o uso do acessório com a máscara caseira, que passou a ser obrigatória em diversas cidades brasileiras como medida complementar para evitar a disseminação da Covid-19, Óticas Diniz explica como resolver a questão.

Nada substitui a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, mas as máscaras contribuem nesse momento, pois muitas pessoas assintomáticas podem espalhar a doença sem saber. Normalmente, quando você sai de um lugar quente e vai para fora, por exemplo, o ar encontra as lentes mais frias, criando condensação na superfície e o aspecto embaçado. A mesma lógica vale para as máscaras e óculos. Para que as lentes não fiquem embaçadas, é importante vestir os acessórios corretamente.

Abaixo, algumas dicas das Óticas Diniz:

• Ajuste os elásticos ou laços: molde a máscara ao rosto para evitar que o vapor suba e embace as lentes dos óculos por causa da respiração;

orna wachman pixabay mascara facial profissional
Orna Wachmann/Pixabay

• Atenção ao clip nasal: algumas máscaras vêm com uma tira de metal dobrável na altura do nariz, o que ajuda a ajustar e moldar a peça no rosto;

micropore aliexpress
• Cole a máscara na pele: já para os modelos que não têm esse item, a saída é essa: esparadrapos ou micropore ajudam a deixar a máscara ‘colada’ na parte superior do nariz;
• Fácil e prático: coloque um pedaço de papel absorvente por dentro da máscara para absorver a umidade causada pelo ar quente, evitando que os óculos embacem;

oculos embaçados fotos do depart policia metropolitana de toquio
Foto: Departamento da Polícia Metropolitana de Tóquio

• Use o peso dos óculos para bloquear o ar: em último caso, puxe a máscara, o máximo que conseguir, para cima do nariz, sem prejudicar a visão e mantendo a parte debaixo na parte interior do queixo. Por fim, deixe seus óculos descansaram em cima da máscara para bloquear o ar e não embaçar as lentes. Essa dica vai depender do modelo da armação, pois com óculos menores essa técnica não funciona.

Lembre-se que antes de colocar a máscara é necessário lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel 70%. Depois, prenda a peça atrás das orelhas, seja com elástico ou amarrando as tiras e certifique que nariz e boca estão cobertos. Evite tocar a parte da frente da máscara enquanto estiver colocando-a e durante a utilização.

lavar as mãos

O mais recomendado é que a máscara seja usada por cerca de duas horas ou até ficar úmida, após desse tempo é preciso trocá-la. A higienização das mãos também deve ser feita antes e depois de retirar ou substituir a máscara, inclusive ao colocá-la para lavar.

Fonte: Óticas Diniz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s