Tricologista desaconselha deixar de lavar os cabelos durante a pandemia

Viviane Coutinho também recomenda continuar a hidratar os fios e deixar os secadores e pranchas de lado

thinkstock cabelo oleoso

O distanciamento social vem provocando mudanças nos costumes das pessoas. Uma delas é lavar menos os cabelos. Pesquisa feita por uma das maiores fabricantes de produtos de higiene do mundo (Unilever) aponta que as quarentenas diminuíram em até 25% a demanda por produtos como xampu e condicionador. A tricologista Viviane Coutinho desaconselha a medida.

“O cabelo é um dos nossos marcadores de saúde, mantê-los saudáveis é primordial . E uma ação superimportante é conservá-los limpos. Lembrando que o couro cabeludo é pele e retém sujidade. E, quando desequilibrado, pode gerar disfunções na saúde e futuras quedas. Um conselho que sempre dou é higienizá-lo mais neste período, pois ele também é um condutor de contaminação”, pontua a profissional.

Aliás, Viviane afirma que não podemos deixar de ter outros cuidados com os fios, como hidratação, na quarentena.

mulher cabelo oleoso

“Os nossos cabelos sofrem agressões físicas o tempo todo, como o pentear, a poluição, a água quente, o atrito com o travesseiro, o desembaraçar. E alguns cabelos sofrem, além disso, agressões químicas, perdendo nutrientes importantes para composição de fios saudáveis. Portanto, é essencial que nós devolvamos esses nutrientes para equilibrar novamente o cabelo”, esclarece a expert, que aconselha a deixar para depois os procedimentos que agridem os fios.

“Nesta época de pandemia, um conselho em que tenho dado é deixar os cabelos descansarem de tantos procedimentos, deixar de usar secadores e chapinhas, neste momento, faz com que eles sofram menos agressões. Se unir a isto a um cronograma capilar, entregando nutrientes, seus cabelos só irão te agradecer”, aconselha a tricologista.

Além de aconselhar a manter os cabelos limpos, a profissional faz outras recomendações para evitar que o novo coronavírus se aloje nos fios: “Se sair à rua, prendê-los ou usar touca e trocar fronha de dois em dois dias”.

Viviane também lembra que a alimentação é primordial para manter a nutrição dos cabelos em dia.

cabelo oleoso

“Lembrando que, como nossos cabelos são anexos do corpo, nossos estoques precisam estar bem para que eles recebam os nutrientes. Devemos acrescentar à nossa alimentação bastante proteínas (afinal, a maior parte dos fios são compostos por elas), legumes e verduras. Além de evitar gorduras, carboidratos e açúcares, que prejudicam a saúde capilar”, finaliza.

Fonte: Viviane Coutinho é pós-graduada em tricologia e terapia capilar pela Universidade Anhembi Morumbi; certificada pela Internation Association of Trichologists; Membro da Academia Brasileira de Tricologia; Docente da Academia Brasileira de Tricologia

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s