Espante a cara de cansada: dicas para parecer menos exausta do que você de fato está

Com o isolamento social, a ansiedade e até maus hábitos, sua pele pode entregar vários sinais de cansaço: falta de viço, inchaço, desidratação e olheiras são alguns dos problemas mais comuns. Saiba algumas dicas para lidar com o problema

Embora as pessoas estejam em casa cumprindo o isolamento social, isso não quer dizer em hipótese alguma que elas estejam relaxadas. Pelo contrário, muitas delas sentem-se exaustas, em um grau muito próximo da expressão TATT (tired all the time – cansado o tempo todo, em português). Se esse já era um diagnóstico comum ano passado, sem a pandemia, agora – com o problema do vírus aliado ao estresse e à própria mudança brusca na rotina que também afeta nosso estado mental – agora o cansaço parece universal.

Mesmo que estar exausto seja um efeito colateral inevitável da vida moderna, sua pele pode tentar esconder isso – dos males o menor, não é mesmo? “Olheiras, inchaço, pele sem viço e desidratada são as características mais comuns desses pacientes”, afirma a Dra. Claudia Marçal, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que conta algumas dicas e o que há de novo para dar um up no visual:

270054_560069_mascara_de_vitamina_c_web_

Invista na Vitamina C: poderoso, o ingrediente deve ser usado de maneira tópica e oral: “O antioxidante é fundamental para a pele. Internamente, trabalha para apoiar o sistema imunológico, aumentar a absorção de ferro e reduzir os sinais de cansaço. Com ação tópica clareadora e antioxidante, a Vitamina C diminui as metaloproteinases que degradam colágeno”, diz a médica. Quer uma dica? Nos cremes, prefira as fórmulas com Vitamina E. “Associado à Vitamina E, tem papel hidratante e reverte os danos da pele inflamada e com perda de viço e densidade tissular”, afirma a médica. “Já com relação às cápsulas, a Vitamina C pode ser combinada com Bio-Arct e In.Cell para potencializar o reforço ao sistema imunológico”, diz.

mulher limpeza pele rosto wiseGEEK
Foto: wiseGEEK

Lave o rosto com água fria – assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele. “De preferência, esse sabonete deve contar com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila, erva doce, hamamélis e calêndula. Eles vão ajudar na diminuição do edema”, afirma Claudia.

mulher agua termal pele beleza

Use água termal (gelada) – na noite anterior, deixe sua embalagem de água termal com ativos calmantes na geladeira. Logo após lavar o rosto, borrife no rosto. “A temperatura fria do produto refresca e descongestiona a pele”, explica.

mulher madura rosto creme olhos grisalha

Lembre-se do seu cosmético para área dos olhos – a área dos olhos tem a pele mais fininha do nosso corpo, portanto, o cuidado diário é essencial, com produtos que tenham efeito contra rugas, desidratação, flacidez e olheiras, além das bolsas por inchaço e acúmulo de linfa. Uma boa pedida são produtos com Meiyanol, que diminui a inflamação e as olheiras.

mulher bebendo água ibbl

Beba mais água e consuma menos sódio – estar em casa o dia todo não pode ser desculpa para ingerir menos que dois litros de água por dia, pois isso é essencial para desinchar o corpo todo, afinal o inchaço entrega o cansaço. “Água de coco e chá verde também são opções. Mas sempre lembre-se de controlar a quantidade de sódio nas refeições, pois ele colabora na retenção de líquido. E fique de olho em sucos de caixinha, que também tem muito sódio”, afirma a médica. Além dele, é necessário prestar atenção também no consumo de carboidratos e açúcares.

Cerca de 40% da população apresenta algum tipo de distúrbio do sono

Fique de olho na posição de dormir – deitar de bruços é a opção que mais favorece o inchaço matinal do rosto. Se possível, eleve a cabeça com mais de um travesseiro e durma de barriga para cima.

mulher alongamento ioga

Atividade física e dieta – mesmo dentro de casa, você precisa arrumar um horário para sua atividade física durante o dia, pois esse estímulo ajudará na oxigenação dos tecidos. “Também é necessário investir em uma dieta equilibrada, com carboidratos de boa qualidade e integrais, alimentos ricos em proteína e gorduras do bem. Lembre-se de consumir frutas, legumes e vegetais, pois melhoram a eliminação de toxinas”, explica a médica.

Fonte: Claudia Marçal é médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da American Academy Of Dermatology (AAD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Speaker Internacional da Lumenis; e palestrante da Dermatologic Aesthetic Surgery International League (DASIL). Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. Proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s