Brigadeiros em novas versões para alegrar a festa

Preparados com capim santo, pimenta biquinho ou geleia de morango, esses docinhos são essenciais para deixar qualquer comemoração mais gostosa, além de serem uma opção prática para quem quer incrementar a renda

Festa sem brigadeiro não tem graça, por isso a Harald criou novas versões desse doce tão brasileiro que faz parte da nossa história para quem quer inovar e surpreender. Para os fãs dessa delícia, dispostos a se aventurar em um universo de novos sabores, a sugestão são brigadeiros recheados com ganache de capim santo, pimenta biquinho ou ainda uma receita cremosa, feita com chocolate branco e recheio de morango finalizado com uma folhinha de manjericão. Tem até uma versão supercaprichada no qual o doce é servido em um cone com bolo de laranja, se tornando uma opção divertida capaz de substituir o tradicional bolo de aniversário.

Aproveite as sugestões preparadas com os chocolates Melken e Unique para deixar sua comemoração mais gostosa ou ainda para incrementar seu portfólio e oferecer novas opções para seus clientes. Confira as receitas com os links das técnicas de preparo.

Brigadeiro de Capim-Santo

surpresadecapim_santo_1000x1000

Ingredientes:

Docinho:
1 lata de leite condensado (395 g)
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (400 ml)
1/2 xícara (chá) de coco ralado seco (40 g)
200 g de Unique Brasil 35% Branco

Ganache de Capim-Santo:
8 folhas de capim-santo cortadas em pedacinhos
220 g de Unique Brasil 35% Branco

Finalização:
200 g de Granulé de Chocolate Branco Melken

Material:
Mixer de mão ou liquidificador

Preparo:
Docinho: em uma panela média, junte o leite condensado, o creme de leite e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo sem parar por cerca de 15 minutos. Então, apague o fogo e adicione o chocolate branco. Passe para uma travessa e deixe esfriar na geladeira por 2 horas ou até firmar.

Ganache de capim-santo: em uma panela pequena, ferva ½ xícara (chá) de água (100 ml) e o capim-santo. Apague o fogo e deixe a panela tampada por 10 minutos. Enquanto isso, derreta o chocolate branco em calor suave. Com um mixer de mão ou liquidificador, triture o capim-santo com a água da infusão. Coe e pressione bem a polpa remanescente na peneira. Adicione 3 colheres (sopa) dessa água aromatizada (45 ml) ao chocolate derretido e misture bem até obter uma ganache homogênea. Deixe esfriar na geladeira por 2 horas ou até firmar.

Montagem: usando uma colher de café, faça bolinhas com a ganache (4 g). Depois, faça bolinhas com o docinho (12 g) usando uma colher de chá. Abra a bolinha do docinho na palma da mão, acomode a bolinha de ganache no meio e feche (como se fosse uma coxinha). Boleie novamente e finalize com o granulé.

Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos
Rendimento: 55 brigadeiros (18 g cada)
Dica: para facilitar a montagem, você pode congelar as bolinhas de ganache antes de aplicá-las ao docinho.

Brigadeiro Real

brigadeiro_real_chocolate_melken_1000x1000

Ingredientes:

Conserva:
70 pimentas-biquinho frescas, lavadas e secas (100 g)
1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado (240 g)

Brigadeiro:
1 lata de leite condensado (395 g)
2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
200 g de Chocolate Meio Amargo Melken picado

Plaquinhas:
350 g de Chocolate Meio Amargo Melken temperado
350 g de Chocolate Branco Melken temperado

Decoração:
150 g de Granulé Fino Intenso Unique

Material:
Molde para chocolate quadrado (3,5 cm x 3,5 cm)

Preparo:

Conserva: em uma panela alta coloque o açúcar e 1 ½ xícara (chá) de água. Misture bem até dissolver o açúcar completamente. Junte as pimentas e cozinhe em fogo baixo até que fiquem translúcidas, e a calda, levemente grossa. Retire do fogo, deixe esfriar e escorra.

Brigadeiro: misture o leite condensado, a manteiga e o chocolate meio amargo e cozinhe em fogo médio/baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos ou até que a mistura desgrude do fundo da panela. Transfira o brigadeiro para um prato ligeiramente untado com manteiga e deixe esfriar.

Plaquinhas: no molde para chocolate, despeje cuidadosamente uma parte de chocolate meio amargo temperado, preenchendo apenas metade da cavidade. Complete a outra metade com chocolate branco temperado. Dê algumas batidinhas no molde para mesclar os chocolates e retirar as bolhas de ar. Leve à geladeira por cerca de 20 minutos ou até que o molde esteja opaco. Desenforme as plaquinhas.

Montagem: unte as mãos com um pouco de manteiga e abra uma porção de brigadeiro em uma das palmas. Disponha uma pimenta no centro do brigadeiro e feche-o de modo a envolver toda a pimenta. Passe o brigadeiro recheado no granule e pingue uma gotinha do chocolate temperado na plaquinha para colar o brigadeiro.

Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 70 unidades
Dica: a pimenta-biquinho é um tipo de pimenta aromática e doce. Ela é encontrada fresca em feiras livres, hortifrutis ou mercados municipais.

Brigadeiro Frescor

brigadeiro_frescor_melken_branco_gel_confeiteiro_1000x1000

Ingredientes:

Geleia e Brigadeiro:
1 xícara (chá) de folhas de manjericão
½ xícara (chá) de Recheio de Morango Confeiteiro
1 lata de leite condensado (395 g)
2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)
200 g de Chocolate Branco Melken picado

Forminhas:
250 g de Chocolate Branco Melken temperado

Decoração:
Folhas pequenas de manjericão

Material:
manga de confeitar

Preparo:
Geleia: em uma panela ferva ½ xícara (chá) de água (100 ml), desligue o fogo e adicione as folhas de manjericão. Tampe a panela e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe a infusão. Em outra panela, coloque o Recheio de Morango e a infusão de manjericão, ferva mexendo sempre até que engrosse. Despeje em uma manga de confeitar e reserve.

Brigadeiro: misture o leite condensado, a manteiga, o chocolate branco e cozinhe em fogo médio/baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos, ou até que a mistura comece a desgrudar do fundo da panela. Transfira o brigadeiro para uma manga de confeitar com um bico pitanga e deixe esfriar.

Forminhas: preencha completamente o molde com o chocolate branco temperado e dê algumas batidinhas para eliminar bolhas de ar. Vire-o sobre um refratário para escorrer o excesso. Leve à geladeira por alguns minutos para que a primeira camada seque. Retire da geladeira e repita o processo. Leve à geladeira por cerca de 15 minutos ou até que o molde fique opaco e desenforme-as.

Montagem: preencha o fundo das forminhas de chocolate com o gel saborizado e coloque uma pitanga de brigadeiro branco. Finalize com uma folha de manjericão.

Tempo de preparo: 1 hora
Rendimento: 50 unidades

Cone Cake de Laranja e Brigadeiro

conecake_laranja_top_gotas_coloridas_1000x1000

Ingredientes:

Bolo:
1 laranja-pera
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
1 xícara (chá) de óleo (200 ml)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g)
1 colher (sopa) de fermento químico em pó (10 g)

Cones:
45 cones de sorvete tipo biscoito doce banhados nas Gotas Coloridas Top

Recheio, cobertura e decoração:
500 g de Brigadeiro sabor Chocolate Melken
1 xícara (chá) suco de laranja (200 ml)
Raspas de laranja
1 xícara (chá) de Granulado Macio sabor Chocolate Confeiteiro

Material:
Forminhas pequenas de cupcake

Preparo:

Bolo: lave bem a laranja, seque e corte-a em quatro partes, retirando as sementes. Coloque no copo do liquidificador a laranja, os ovos, o açúcar e o óleo e bata bem até que a mistura esteja bem homogênea. Despeje a mistura sobre a farinha e o fermento peneirados e misture bem. Preencha ¾ da capacidade de forminhas pequenas de cupcake. Asse em forno preaquecido (180°C) por cerca de 15 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo e seco. Retire e deixe esfriar sobre uma grade.

Recheio: bata o brigadeiro, o suco de laranja e as raspas de laranja na batedeira começando com velocidade baixa até que fique homogêneo. Aumente a velocidade e bata até que fique claro e aerado. Coloque em uma manga com um bico de confeitar e reserve.

Montagem: preencha cerca de ¾ da cavidade do cone com o creme de brigadeiro. Retire a forminha de papel dos bolinhos assado e encaixe-o dentro do cone deixando a parte superior para fora. Finalize decorando com o creme de brigadeiro restante e polvilhando o granulado.

Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 45 unidades
Dica: para deixar a decoração mais alegre, utilize o Granulado Crocante Colorido Confeiteiro.

Técnicas da receita:
Banhando Cones
Fazendo Ganaches
Derretimento de chocolates e coberturas
Têmpera do chocolate

Fonte: Harald

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s