Festa Junina: Chef executivo do Hilton São Paulo Morumbi, ensina receitas diferentes

Chef dá o passo a passo de como fazer um delicioso Sagu de vinho tinto e gelatina de pinga para a data

Rodrigo Mezadri é formado em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e em Gestão Hoteleira pelo Senac. Mezadri começou sua carreira em 2005, no próprio hotel, e em 2015, quando já havia alcançado uma carreira sólida no setor hoteleiro, com passagens em outros hotéis pelo mundo, retornou ao Brasil e assumiu o posto de chef executivo do hotel Hilton São Paulo Morumbi, onde permanece atualmente.

Em 2008 esteve em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde foi demi chef de Partie, no antigo Sofitel The Palace Downtown Burj Khalifa, e chef de Cozinha no Dubai Marine Beach Resort & Spa. Já em Doha, foi chef sênior de Partida no Grand Mercure Jebel Hafeet – Al Ain, além de estagiar no Four Seasons.

No final de 2010, Mezadri ocupou o cargo de chef executivo do Grande Hotel Senac, em Campos do Jordão. Participou ainda da transição do Sofitel São Paulo para Grand Mércure Ibirapuera, entre 2012 e 2014, e logo após assumiu a cozinha do Gran Estanplaza.

Para dar um ar inovador à tradicional festa de São João, mesmo que seja uma feita em casa, com a família apenas, Mezadri, aproveita ingredientes tradicionais da época, para criar receitas deliciosas e inovadoras. O Chef executivo do Hilton São Paulo Morumbi, desenvolveu uma releitura do tradicional sagu, que virou um sagu de vinho tinto. E a bebida queridinha dos brasileiros, a pinga, ganhou consistência e entrou no hall dos quitutes, com a gelatina de pinga.

Gelatina de Pinga

gelatina pinga

Ingredientes:
230gr açúcar refinado
4 pacotinhos de gelatina sem sabor em pó (48g)
8 colheres de sopa de água – para hidratar a gelatina
1 e 1/2 copo de água
1 e 1/2 copo de pinga
1 vidrinho de essência de abacaxi (pode utilizar outras essências)
250g açúcar para envolver a gelatina de pinga

Modo de Preparo:
Coloque a gelatina em um bowl e hidrate com a água. Mexa bem para não deixar grumos. Em uma panela coloque a água e o açúcar. Quando estiver morno, adicione a gelatina hidratada, a essência e a pinga. Deixe ferver 1 hora em fogo baixo. Untar um tabuleiro ou assadeira com manteiga e despejar a gelatina de pinga. No dia seguinte, corte a gelatina de pinga e passe no açúcar. Coloque em uma bandeja e deixe secar por 4-5 horas.

Rendimento: 60 porções
Tempo de preparo: 45 minutos + tempo de resfriar (fazer 1 dia antes)
Custo da receita: R$ 9,00

Sagu de Vinho Tinto

sagu

Ingredientes:
200g sagu
1 litro de água gelada – para deixar de molho
1 litro de água fervente – para cozinhar
500ml vinho tinto seco
150ml de água
230g açúcar refinado
Opcional: 2 canelas em pau

Modo de Preparo:
Deixe o sagu de molho na água gelada por 15 minutos. Escorra. Coloque o sagu na água fervente e cozinhe por 2-3 minutos. Escorra e lave bem en água corrente. Escorra. Coloque o vinho, os 150ml de água e o açúcar e a canela em pau na panela e ferva. Adicione o sagu pré-cozido e lavado. Cozinhe em fogo brando por 8-10 minutos. Adicione mais água, se necessário. Leve para a geladeira e deixe resfriar.

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 45 minutos
Custo da receita: R$ 12,50

Fonte: Hilton São Paulo Morumbi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s