Consumo de legumes, frutas e hortaliças ganha ainda mais importância no inverno

De acordo com a nutricionista Angela Hayashi, a ingestão de vitaminas C, E e K auxilia na defesa do organismo, principalmente durante o isolamento social

As mudanças de hábitos durante o período de quarentena têm sido inevitáveis, ainda mais no que se refere ao consumo de alimentos . No entanto, é fundamental que as refeições do dia a dia sejam ricas em vitaminas para fortalecer o sistema imunológico, sobretudo, nessa época em que as pessoas estão buscando a preservação de sua saúde . Outro fator relevante para a adoção de hábitos saudáveis é o início do inverno, período que favorece o surgimento de algumas doenças, como as respiratórias, especialmente pela baixa umidade do ar, alterações bruscas de temperatura e ambientes fechados.

Mas, cuidar da alimentação é importante em qualquer época do ano e fase da vida, principalmente, durante este período de isolamento social, pois nosso cotidiano foi modificado, o que aumenta a importância do consumo de alimentos saudáveis.

organicos legumes

“É essencial cuidar do corpo e manter a imunidade alta e, por isso, é recomendável o consumo de vitaminas C, E e K, presentes em alimentos como abacaxi, laranja, cenoura, mamão, abacate, brócolis, espinafre, batata doce, mandioquinha, beterraba e oleaginosas. Eles auxiliam nas defesas para infecções e invasores como vírus e bactérias”, explica a nutricionista Angela Hayashi.

Especialista em nutrição clínica, funcional e pediátrica, ela reforça que o consumo diário de frutas (in natura ou não), hortaliças e legumes pode fortalecer o sistema imunológico. Segundo Angela, é importante ter, no mínimo, três refeições diárias bem equilibradas, considerando duas porções de legumes e hortaliças (almoço e jantar) e uma fruta para acompanhar.

frutass

O açúcar das frutas ajudará na manutenção da saciedade e reduzirá a vontade de consumi-lo além do necessário. “A ansiedade faz com que se consuma mais carboidratos do que seu corpo tem necessidade, manter uma dieta equilibrada ajudará a ter uma vida mais saudável”, explica.

banana-pixabay

Algumas empresas também têm olhado para o tema com atenção. A Yara, por exemplo, líder mundial em nutrição de plantas, iniciou no último mês a campanha “Nutrição para você”, com uma série de vídeos curtos voltados ao consumidor final, que incentiva o consumo de produtos de hortifrúti, explicando o benefício de cada alimento, como a banana, que é rica em potássio, um mineral crucial para a função cardíaca, que ajuda na digestão e nas funções musculares .

“Com o início da pandemia, temos visto uma baixa no consumo desses produtos, fator prejudicial não só para os agricultores, mas também para a população, dada a importância desses alimentos para a saúde. Um de nossos pilares na Yara é compartilhar conhecimento, e estamos usando essa ferramenta de informação para ajudar os dois elos dessa cadeia”, afirma Lucied Marques, diretora responsável pela área de Hortaliças, Frutas e Flores na Yara Brasil. Os vídeos estão disponíveis em todas as redes sociais da empresa. Para assistir, clique aqui.

Fonte: Yara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s