Nestlé traz dicas de ações e receitas para aproveitar melhor alimentos e reduzir desperdício

Utilizar cascas, sementes e outras partes de vegetais e frutas em receitas, reaproveitar itens e investir no congelamento podem ajudar a fazer render mais os alimentos

O momento atual é uma fase propícia para repensar com criatividade o uso de alimentos, já que com as pessoas mais em casa aumenta a tendência de cozinhar as próprias refeições, além da necessidade de restringir o número de saídas para compras. Utilizar cascas e sementes, reaproveitar grãos já cozidos para outros fins e congelar itens como frutas e legumes são medidas que podem contribuir para que os alimentos rendam mais.

“Além de trazer benefícios imediatos para o momento que vivemos, como reduzir o volume de compras e os gastos em casa, aproveitando melhor os itens que já se tem, um novo modo de pensar os alimentos pode também ajudar a reduzir o desperdício de comida, um problema mundial. Atualmente, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo, o que representa 30% de toda a comida produzida por ano no planeta. No Brasil, são mais de 26 milhões de toneladas perdidas por ano”, aponta a Head de Criação de Valor Compartilhado da Nestlé, Barbara Sapunar.

Algumas cidades e empresas apostam em Bancos de Alimentos que arrecadam comida em bom estado para doá-las para asilos, creches, entre outras instituições. A Nestlé é parceira, desde 2010, do Mesa Brasil SESC, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Em 2019, foram mais de 400 mil quilos de produtos Nestlé doados para a iniciativa, beneficiando 5 mil instituições e mais de 1 milhão de pessoas.

Combatendo os motivos do desperdício

legume organicos raízes

Segundo levantamento realizado pela Nestlé nas redes sociais, com dados de mais de 18.400 postagem feitas entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2020, os motivos mais relatados pelas pessoas para desperdiçar comida são alimentos comprados em grande quantidade, não consumidos e que estragam na geladeira; excesso de comida no prato; receitas que não deram certo; e sobras de comida do dia anterior que acabam descartadas .

Algumas medidas simples podem ajudar a prevenir isso, como planejar as compras em uma lista antes de ir ao mercado, evitando comprar itens desnecessários ou em quantidades maiores do que precisa. Organizar a despensa e colocar os itens que vão vencer primeiro na frente ou em uma parte onde consiga enxergá-los com facilidade também ajuda a lembrar de consumir os alimentos antes de seu vencimento. Ler o rótulo para ver a validade de cada alimento depois de aberto e escrever a data com uma caneta permanente na própria embalagem quando abrir algum produto pela primeira vez também é uma boa dica.

Já para evitar errar nas receitas ou na quantidade de comida, algumas medidas como conferir o rendimento de porções e seguir instruções de receitas confiáveis pode ajudar. Além disso, congelar adequadamente tanto alimentos in natura quanto comidas já prontas ajuda a aproveitar melhor os alimentos guardados na geladeira.

Receitas práticas, saudáveis e conscientes

Muitas vezes as principais propriedades nutritivas dos alimentos estão concentradas justamente nas partes que são descartadas pelas pessoas, como cascas e sementes. Elas costumam concentrar altos índices de vitaminas, por exemplo. Pensando nisso e também com foco em ajudar as pessoas a repensar o uso dos alimentos e evitar desperdícios, o time de Receitas Nestlé desenvolveu uma série de receitas que ensinam como aproveitar ao máximo grãos, legumes, vegetais e frutas.

Receitas para uso total da beterraba:

farofa

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/farofa-super-rapida-de-beterraba

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-refrescante-de-abobora-com-folhas-de-beterraba

Receitas para utilizar sobras de arroz e feijão:

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/tortilla-de-arroz

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/farofa-de-feijao

Receitas com melão e sementes:

salada de rucula nestle

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-de-rucula

Receitas para aproveitar sementes:

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/salada-de-frango-thai-com-mango-chutney

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/petiscos-doce-de-sementes-de-abobora-noz-peca-e-frutas-secas

Receitas para utilizar brócolis com suas folhas:

arroz com brocolis

http://www.receitasnestle.com.br/receitas/arroz-com-brocolis-e-amendoas

O site da Nestlé, na parte de Receitas, conta com uma ferramenta chamada “O que tem em casa”, que ajuda o usuário a encontrar receitas com o que tem na geladeira, evitando compras desnecessárias. Ao informar de um a três ingredientes disponíveis em casa, a ferramenta apresenta um cardápio com sugestões de receitas.

Congelando itens para evitar perdas

Conservar os alimentos aptos para consumo por mais tempo também é uma boa medida para evitar desperdício, principalmente de frutas, vegetais, legumes e ervas, que podem estragar mais rapidamente. Para isso, Receitas Nestlé também criou dicas para congelar alimentos corretamente, garantindo que eles continuem nutritivos e com suas propriedades preservadas.

Confira abaixo algumas dicas:

http://www.receitasnestle.com.br/dica/2017/03/24/como-conservar-ervas-frescas-para-usar-na-cozinha

http://www.receitasnestle.com.br/dica/2017/02/13/como-cozinhar-e-conservar-vegetais

Além dessas dicas, também pode ser uma boa medida congelar em pequenas porções as refeições já prontas para poder comer em um outro dia, evitando que estraguem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s