Aprenda a preparar pizzas mais saudáveis

Nutritivas, sugestões da Bio Mundo incluem versões veganas, sem glúten e low-carb

Quentinha ou amanhecida, salgada ou doce, tradicional ou incrementada. Seja como for, a pizza definitivamente é amada pelos brasileiros. Segundo a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, o país está entre os cinco que mais consomem a iguaria italiana em todo o mundo. Entretanto, com a preocupação cada vez maior em ter e manter uma alimentação saudável e equilibrada, muitas pessoas acabam se privando de consumir o delicioso prato.

Por isso, a Bio Mundo apresenta quatro versões fit para quem não abre mão de degustar uma pizza. As receitas são saudáveis, nutritivas, práticas e, o melhor: extremamente saborosas.

Pizza vegana

pizza vegana

Ingredientes
• ¾ xícara de farinha de trigo
• ½ xícara de farinha de grão-de-bico;
• 1/3 xícara de farinha de linhaça
• ½ xícara de fécula de batata
• 1 colher de sopa de açúcar mascavo
• 1 colher de sopa de fermento biológico seco
• ¾ de xícara de água morna
• 1 colher de sopa de azeite
• sal a gosto

Modo de preparo:
Em um recipiente, acrescente todas as farinhas, o fermento e o açúcar. Misture bem e adicione a água até que a massa fique homogênea. Se precisar, coloque um pouco mais de água. A massa precisa ficar um pouco grudenta. Acrescente o azeite e o sal e incorpore. Tampe a massa com um pano de prato e deixe descansar até crescer e ficar com o dobro do volume. Vai levar entre 15 e 20 minutos. Modele a pizza em uma forma untada com óleo (aconselho untar a mão com óleo também) e asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos. Retire do forno, coloque sua cobertura preferida e volte ao forno por mais uns 10 minutos. Sugestões de coberturas: cogumelos salteados no azeite, shoyu e salsinha; tomates picados; sementinhas e manjericão salpicados por cima.

Minipizza de berinjela

pizza beringela

Ingredientes
• 1 berinjela média
• 200g de mozarela light
• 100g de tomate cereja
• ½ de molho pronto
• sal a gosto

Modo de preparo:
Fatie a berinjela (com a casca) com mais ou menos 1,5cm de largura, e coloque numa assadeira levemente untada com margarina. Uma pitadinha de sal por cima de cada fatia cai bem. Depois, em cada fatia coloque uma colher cheia de molho. Cubra com a mozarela e os tomatinhos cereja cortados ou não. Uma ótima dica é cortá-los para incorporar mais o sabor. Por fim, salpique o orégano, e leve ao forno preaquecido a 180º por 30 minutos.

Pizza sem glúten

pizza sem gluten

Ingredientes
• 1 maço de couve-flor
• 1 ovo
• ½ xícara de mozarela ou queijo parmesão
• sal, pimenta do reino e orégano a gosto

Modo de preparo:
Primeiro, separe a couve-flor em buquês (somente a parte crespa) e lave em água corrente. Em um processador de alimentos, processe a couve (se preferir pode picar bem com uma faca). Depois de picada, leve ao micro-ondas por 3 minutos. Espere esfriar e misture a mozarela ralada ao ovo. Tempere com o sal, pimenta do reino e o orégano. Unte bem uma assadeira e modele a massa no formato de um disco de pizza. Leve para assar em forno preaquecido (230º) por aproximadamente 10 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Por fim, retire do forno, cubra com os ingredientes de sua preferência e volte ao forno apenas para derreter o queijo.

Pizza doce integral

pizza banana sweden trip
Imagem meramente ilustrativa – Foto: Sweden Trip

Ingredientes
• 1 tablete de fermento biológico
• 1 pitada de açúcar demerara
• 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo integral
• 1 xícara (chá) de farelo de aveia
• meia xícara (chá) de água (100 ml)
• 3 colheres (sopa) de leite
• meia colher (sopa) de óleo de coco
• 1 pitada de sal do himalaia

Cobertura:
• 1 gema
• 1 colher (sopa) de manteiga Ghee
• meia xícara (chá) de açúcar demerara
• 4 colheres (sopa) de amido de milho
• 1 e meia xícara (chá) de leite (300 ml)
• 4 bananas-nanicas, maduras, cortada em rodelas
• meia colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo:
Para a massa, em um recipiente grande coloque o fermento biológico e o açúcar, misturando até dissolver. Junte a farinha de trigo integral, o farelo de aveia, a água, o leite, o óleo e o sal. Amasse com as mãos até ficar homogêneo. Divida em 2 partes iguais, molde esferas e deixe-as descansar por 30 minutos, cobertas com um pano de prato limpo. Em uma superfície lisa, abra cada parte da massa entre dois plásticos com o auxílio de um rolo, em círculos de 25 cm de diâmetro. Transfira para duas formas de pizza, fure a superfície com um garfo e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos. Para a cobertura, coloque em uma panela média a gema, a margarina, o açúcar, reservando 1 colher (sopa) para polvilhar, o amido de milho. Cozinhe em fogo baixo, por 10 minutos, mexendo sem parar ou até encorpar. Retire do fogo e espere esfriar. Depois, espalhe sobre as massas, cubra com a banana e polvilhe com a canela previamente misturada ao açúcar reservado. Por fim, leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 10 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Nutricionista ensina opções de pizzas saudáveis para fazer em casa

 

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti explica como deixar o tradicional prato italiano mais leve e como inserir na alimentação sem medo

Quem resiste a uma saborosa pizza? Um dos pratos favoritos para ser dividido entre a família ou os amigos é tão apreciado aqui no Brasil que até ganhou um dia para chamar de seu: 10 de julho! E para quem quiser comemorar a data da melhor maneira, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, orienta sobre como inserir a iguaria de forma equilibrada na alimentação e ensina o preparo de dois tipos de massas de pizzas caseiras saudáveis: a de batata doce e a de tapioca com aveia.

Apesar das pizzas serem pratos ricos em carboidratos e com valor calórico aumentado, de acordo com a nutricionista, quando consumidas de maneira correta, podem fazer parte da alimentação sem culpa. Renata explica que o segredo está na quantidade e na frequência do consumo.

“Dentro de um contexto em que a maioria das refeições são mais leves e ricas em vegetais, a pizza será muito bem-vinda de forma esporádica. A quantidade ideal varia de acordo com a pessoa, mas o indicado sempre é não cometer exageros e comer para saciar a vontade”, ressalta.

Entre as sugestões mais saudáveis da especialista para serem feitas em casa estão a pizza à base de batata doce e a pizza com massa de aveia e tapioca. “Essas duas ideias são ricas em fibras, que vão ajudar na sensação de saciedade, e ainda são livres de glúten, podendo ser consumidas por quem precisa evitar esse componente”, indica a profissional.

Na hora de escolher os recheios, optar por um molho de tomate de qualidade vai garantir mais sabor e elevar a qualidade nutricional da receita. “Quem busca mais praticidade e saúde, pode utilizar a passata de tomate no processo, pois é um molho mais encorpado, sem grandes quantidades de conservantes e que preserva os nutrientes do tomate”, acrescenta Renata.

E para os demais complementos, a nutricionista recomenda utilizar alimentos mais naturais, como frango desfiado, tomate, rúcula, brócolis, manjericão, cogumelos, cebola e orégano fresco, no lugar de embutidos e ultraprocessados, para deixar a receita caseira mais equilibrada.

“Outros elementos, embora processados, mas que são interessantes de acrescentar no recheio são as azeitonas, o atum, o tomate seco, bacon artesanal e queijos em geral”, finaliza a especialista.

E quem não quiser literalmente colocar a mão na massa, pode comemorar o Dia da Pizza com a família saboreando as opções de pizzas da linha Oba Bem Querer, disponíveis em todas as unidades da rede.

Confira o passo a passo das receitas propostas pela nutricionista e bom apetite:

Massa de pizza sem glúten

Pizza com massa de aveia e tapioca (002)

Ingredientes
2 ovos
30mL de leite desnatado
1 xícara de tapioca
2 col de sopa de parmesão ralado
2 col de sopa de farinha de aveia
1 col de chá de fermento em pó
½ col de café de sal

Modo de preparo:
Misture tudo até formar uma massa homogênea. Coloque em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 200 graus por cerca de 15 minutos. Acrescente o recheio e leve ao forno por mais 10 a 15 min. Sugestões de recheios: queijo mussarela com manjericão.

Pizza à base de batata doce

Pizza com massa de batata doce (002)

Ingredientes
2 xic de chá de batata doce cozida e amassada
2 col de sopa de farinha de arroz
½ col de café de sal
1 col de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo
Misture tudo até formar uma massa homogênea. Coloque em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 200 graus por cerca de 15 minutos.  Acrescente o recheio e leve ao forno por mais 10 a 15 min.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s