Cinco passos para melhorar o humor, por Anaclaudia Zani Ramos

Bom humor é uma habilidade e como toda habilidade tem que ter foco para treino, com o passar do tempo vira um hábito mantido por homeostase. Os cinco passos para melhorá-lo, segundo a neurocientista e psicóloga Anaclaudia Zani Ramos, são:

1- Sorrir sempre que possível!

Foto: Kate Kozyrka

Aprendemos desde que nascemos a espelhar as expressões dos nossos pais, além de ser apresentável aparentemente, também é uma expressão que manda uma mensagem para o cérebro de situação positiva e por consequência relaxa e alivia.

2- Ouça música animada

O som tem ritmo e realinha as ondas cerebrais gerando tranquilidade, animação e, por consequência, bom humor.

3- Treine olhar a parte boa de todas as cenas

Todo comportamento é modelado, faça isso por você. Treine!

4- Cuide das suas reações diante dos acontecimentos

Pela evolução das espécies ganhamos o córtex, capacidade de racionalização, porém a reação espontânea é o mais comum das pessoas praticarem, até porque para usar o córtex precisa gerar dúvida, quer dizer, fazer perguntas, além de ser a quantidade certa de tempo que leva o estímulo nervoso passar pelo tronco cerebral e ir até o frontal, porção responsável por tomada de decisão, mas precisa ter a pergunta.

5- Exercício e alimentação saudável

Botswanayouth

Parece clichê, mas praticar exercícios e manter uma alimentação saudável têm influência direta no bom humor, além de gerar uma percepção de autocuidado. Aprenda que todo investimento em nós mesmos é sempre o melhor! Sou minha melhor companhia!

Fonte: Anaclaudia Zani Ramos é pesquisadora na área de Neurociência e Desenvolvimento Humano há 25 anos, palestrante e escritora. Tem formação em Coaching pela International Association of Coaching Institutes-Europe. Por meio de estudos e pesquisa, criou o InLUC – método de mensuração de resultados criado por ela e que tem como objetivo promover a mudança de paradigmas, apresentando novos conhecimentos e significados sobre o comportamento humano a fim de que as pessoas possam olhar de uma forma diferente para as suas dificuldades diárias. Atua é na área de Sexualidade individual e conjugal sob o enfoque da Teoria Sistêmica e Processo LUC, dentro das metodologias criadas por ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s