Por que devemos comer com atenção plena? por Bruna Pavão*

Mindful eating é uma técnica de alimentação consciente que exige atenção plena no momento da refeição. Um estilo de vida que engaja todas as partes do ser – o corpo, a mente e o coração -, proporcionando uma experiência única aos indivíduos que realizam a prática. Entre os benefícios, estão o aumento da sensação de bem-estar, melhora na digestão e a absorção dos nutrientes e a identificação de estímulos emocionais.

O objetivo é tirar essa ação do piloto automático, que se tornou banalizada com a correria do dia a dia, e trazer a atenção ao que estamos comendo. Assim, podemos ter consciência de assimilar a alimentação saudável de uma forma diferente, muito mais saborosa e prazerosa.

Foto: Pablo Merchan Montes/Unsplash

O método tem a ideia de melhorar nossa compreensão com os alimentos. Quando dedicamos a concentração na hora de comer, mastigamos melhor e esse princípio auxilia na absorção eficiente dos nutrientes e colabora com a digestão. Quando todo esse processo ocorre da maneira correta temos a chance de observar como o nosso organismo reage a cada tipo de alimento. A medida que vamos treinando a nossa mente, também conseguimos diferenciar o tipo de fome, que pode ser fisiológica ou emocional. Todos esses fatores ajudam a resolver problemas alimentares, como a compulsão, já que a pessoa passa a entender melhor a relação entre fome e saciedade.

Para comer com atenção plena é preciso dedicar total concentração ao sabor, textura, cheiros e temperatura de cada alimento. Também é necessário controlar os pensamentos e outros tipos de distrações à mesa, qualquer interferência externa que desvie o foco deve ser evitada. O momento precisa ser desfrutado como uma experiência única, seja sozinho ou na companhia de alguém. Além disso, é preciso dispor de mais tempo.

Os benefícios surgem no organismo com o tempo. Aprender a gerenciar o estresse, ansiedade e outros sentimentos que levam a alimentação inadequada é uma etapa que nos coloca cada vez mais próximo de obter mais qualidade de vida. Com todas as mudanças que o “novo normal” vem nos apresentando, vale a pena dedicar um tempo para depositarmos nossa atenção no que realmente importa, virar a chave do automático e assumir o controle do nosso corpo, mente, a partir da nossa alimentação.

*Bruna Pavão é nutricionista da Grano Alimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s