Confira alimentos que podem fazer você envelhecer mais rápido

Já está mais que provado que uma alimentação saudável não só previne doenças como também faz bem para o corpo todo, incluindo pele, unhas e cabelos. Porém, o contrário também ocorre. Ou seja, dependendo daquilo que você ingere normalmente, não só sua saúde, mas também sua aparência pode ser afetada, para pior.

Confira uma lista de alimentos que você deve evitar se quiser manter-se jovem e saudável por mais tempo:

Alimentos picantes


Alguns gostam de calor … e alguns não o aguentam. Alimentos apimentados fazem os vasos sanguíneos incharem e até mesmo romper, causando manchas roxas em seu rosto. Se você tiver rosácea – comum em mulheres após a menopausa – o calor da especiaria pode desencadear um surto. Também aumenta a temperatura do corpo, de modo que você transpira para se refrescar. Quando o suor se mistura com as bactérias em sua pele, pode causar erupções e manchas.

Margarina


Sua pele é o maior órgão do corpo e tudo o que você come a afeta. A maioria das margarinas, especialmente as sólidas, contém gorduras trans. Elas aumentam o colesterol “ruim”, diminuem o colesterol “bom” e criam inflamação por todo o corpo. A inflamação está associada a doenças cardíacas e derrame, duas condições que podem dar a você uma aparência envelhecida.

Refrigerantes e bebidas energéticas


Quanto mais refrigerantes e bebidas energéticas você consome, mais rápido as células em seus tecidos envelhecem. Além da efervescência, eles têm mais calorias e adição de açúcar – 7 a 10 colheres de chá em 350ml – do que qualquer outra bebida. Combinado com as bactérias da boca, esse açúcar também forma ácido que desgasta o esmalte dos dentes e causa cáries. Outros contras incluem ganho de peso e maior risco de acidente vascular cerebral e demência.

Pratos congelados


Um jantar congelado pode acumular pela metade o sódio de uma dieta diária saudável. Quando há muito sal, você bebe mais do que o normal e inunda os rins. Qualquer água extra irá se mover para lugares em seu corpo que tenham menos sal, como seu rosto e mãos. Isso é o que faz você parecer inchado.

Álcool


Margaritas não ficam tão boas na sua pele como pareciam no copo. Se você já acordou com a boca com gosto amargo pela manhã, após uma noite de bebidas, sabe que o álcool desidrata. Isso causa um grande impacto na pele, que é 63% água. Mesmo se você beber um copo grande de água, ele hidratará todos os outros órgãos antes da pele. Quando você não se hidrata o suficente, sua pele parece, e se sente, seca, e não pode se defender contra as rugas.

Carnes processadas


Largue a calabresa: carnes processadas, como bacon, salsicha, presunto e cortes de delicatessen, são defumadas, curadas ou salgadas para durar mais tempo sem estragar. É o que as torna deliciosas e perigosas. O sódio e os conservantes químicos causam inflamação que pode desgastar seu corpo por dentro e por fora. Um pouco de inflamação é bom: ajuda a cicatrizar as células. Demais, pode causar doenças cardíacas, derrame e diabetes.

Frituras


A diferença entre a massa e um donut é um bom banho longo em óleo fervente. Esse banho promove radicais livres, ou moléculas instáveis ​​que danificam outras moléculas em suas células e acrescentam anos à sua pele. Você também pode encontrar radicais livres em outros alimentos fritos, como batatas, cachorros quentes e palitos de mussarela.

Produtos de panificação


Só porque eles não estão fritos, não significa que ficam bem em você. Produtos de padaria, como biscoitos e bolos, têm alto teor de gordura que obstrui as artérias e engorda. Eles também não economizam no açúcar, que pode causar diabetes, hipertensão e cáries (entre outras coisas). A inflamação é outro motivo para pular o sundae. Quanto mais inflamação você tiver, maiores serão as chances de artrite, depressão, doença de Alzheimer e alguns tipos de câncer.

Carnes carbonizadas


Que tal uma sigla? Fritar ou grelhar carne em alta temperatura cria produtos finais de glicação avançada, ou AGEs (Advanced Glycation End-products). Níveis baixos de AGEs são bons (seu próprio corpo os produz), mas grandes quantidades de carnes carbonizadas causam inflamação no seu corpo e desencadeia doenças cardíacas e diabetes e aumentam o risco de câncer.

Xarope de milho rico em frutose


Primo químico do açúcar de mesa, xarope de milho com alto teor de frutose adoça refrigerantes e sucos de frutas. Entre muitas outras desvantagens para a saúde, ele interfere na capacidade do seu corpo de empregar o cobre, que ajuda a formar o colágeno e a elastina que mantêm a pele saudável. Também é cheio de calorias e coloca você em risco de diabetes e doenças cardíacas.

Cafeína


A cafeína é um diurético: estimula o cérebro e estimula a necessidade de urinar. Isso pode causar desidratação. Quando você não tem água suficiente, sua pele para de liberar toxinas o que torna você mais sujeito a pele seca, psoríase e rugas.

Agave


Embora seja melhor para o seu corpo do que adoçantes artificiais, o agave tem 90% de frutose, um tipo de açúcar que só pode ser decomposto no fígado. Quando o fígado está sobrecarregado, ele transforma a frutose em gordura e produz mais radicais livres, os compostos que danificam as células.

Porém, lembre-se, não precisa eliminar os alimentos citados para sempre. O importante é não ingeri-los com frequência. Pense na palavra mágica: parcimônia.

Fotos: Getty Images

Fonte: WebMD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s