Chef Lidi Barbosa ensina lanches saudáveis para aproveitar o feriadão

Hábitos saudáveis adquiridos na infância garantem mais qualidade na vida adulta. Ok, isso todo mundo sabe, certo? O grande desafio muitas vezes é colocar isso em prática. Mas se nem sempre é possível convencer os pequenos a trocarem a batata frita pela maçã, que tal oferecer um pão mais natural ou um bolo de cenoura com ingredientes mais saudáveis?

Esta é a proposta da chef funcional Lidi Barbosa, que ensina cada vez mais famílias a mudarem seus pratos levando alimentação saudável, sabores e paladares e, principalmente, seu conhecimento em relação àquilo que colocam na dispensa com o seu Projeto Crescer e Semear.

“O objetivo é despertar o olhar dos pais por meio das crianças para uma alimentação mais saudável, pois acredito que o que se aprende nos primeiros anos de vida levamos para a vida toda. A criança não vai sozinha ao supermercado, não tem o poder de decisão e nem paga conta. As crianças têm vontades, assim como os adultos, mas cabe a nós oferecermos as opções mais saudáveis, ensinando que podemos comer bolos, biscoitos e muitas guloseimas de uma forma natural e saudável”, dia a chef.

Lidi garante que preparações integrais, sem glúten, sem leite, sem soja e se houver a necessidade, sem açúcar também, podem ser muito saborosas. Confira abaixo quatro receitas que com certeza vão fazer sucesso na hora do lanche.

Empanadas

Ingredientes:
500g de farinha de trigo integral
150g de manteiga ghee
180 ml de água quente
8g de sal marinho moído

Modo de preparo:
Em uma panela esquente bem a água e dilua o sal.Desligue o fogo e derreta a manteiga.Em um bowl peneire a farinha e acrescente aos poucos a mistura da panela. Incorpore bem.
Não precisa de muita sova, mas, precisa estar bem lisa e homogênea. Deixe a massa coberta por um plástico na geladeira por 1 hora. Abra bem a massa. Corte e círculo recheie com recheio de sua preferência e feche, com um garfo ou cortador. Faça furinho na lateral da massa para não explodir. Leve ao forno 200ºC por 10 minutos. Nós ainda colocamos um queijinho por cima.

Bisnaguinhas Veganas

Ingredientes:
500g de farinha de trigo integral ou mix de farinha sem glúten
230g de bebida vegetal de castanhas ou coco
20g de fermento biológico
35g de açúcar mascavo
10g de sal marinho moído
80g de óleo de coco extravirgem
Melado de cana para pincelar

Modo de preparo:
Na batedeira coloque a farinha, o fermento seco e o açúcar. Acrescente a bebida vegetal e bata por 4 minutos em velocidade baixa e depois por 8 minutos em velocidade média. Acrescente o sal e o óleo de coco e bata 4 minutos na velocidade alta. Faça uma bola com a massa e deixe descansar em um bowl untado com óleo de coco. Cubra com plástico filme e faça furinhos no plástico. Deixe por 1 hora. Ao final desde tempo, enfarinhe a bancada e divida a massa em 14 porções iguais. Cubra com pano e deixe descansar por 15 minutos. Faça bolinhas com as mãos e já coloque em uma assadeira enfarinhada, deixe espaço entre eles. Pincele por cima melado de cana misturado com óleo de coco. Deixe descansar novamente por 1 hora. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos. Retire do forno, coloque em uma grade, espere esfriar.

Brigadeiro de Colher

Ingredientes:
500 ml de leite de coco ou qualquer leite que seja a matéria-prima e água
200g de chocolate 70% ou chocolate ao leite de coco sem açúcar refinado
20g de óleo de coco extravirgem

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho maria com o óleo de coco e coloque em uma panela com o leite. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve ao congelador por 30 minutos.

Bolo de Cenoura

Ingredientes:
2 cenouras médias
1 xícara de óleo de girassol (você pode usar coco extravirgem)
3 ovos
1 xícara de açúcar demerara ou 2 maças cozidas e processadas com casca
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de sopa de fermento para bolo

Modo de preparo:
Bata as cenouras com o óleo e os ovos. Bata por 3 minutos. Acrescente as maçãs ou o açúcar. Bata mais 3 minutos. Peneira farinha em um bowl e misture a massa do liquidificador. Acrescente o fermento e leve ao forno 180ºC por 35 minutos. Coloquei uns chocolatinhos.

Fonte: Lidiane Barbosa trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002. Fez pós-graduação e outras especializações. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le CordonBleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew KenneyCulinarySchool em Venice Beach. Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG – Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s