Todos os tons de cinza: saiba tudo sobre os cabelos grisalhos

Getty Images

Diz-se que o cabelo de uma mulher é sua maior glória. Mais cedo ou mais tarde, essa coroa começará a ficar cinza. Ela, então, enfrentará uma decisão. Banir cabelos grisalhos com tintura ou balançar uma juba prateada? Seja qual for a escolha, conheça os fatos sobre os fios grisalhos para manter seu cabelo com a melhor aparência e toque.

Ciência dos grisalhos

Thinkstock

Os folículos capilares têm células pigmentares que produzem melanina, uma substância química que dá a cor ao cabelo. Conforme você envelhece, essas células começam a morrer. Sem pigmento, os novos fios de cabelo ficam mais claros e assumem vários tons de cinza, prata e, eventualmente, branco. Assim que o folículo parar de produzir melanina, ele não produzirá mais fios coloridos.

Quando e por que isso acontece

Gety Images

Você pode culpar seu trabalho estressante ou seus adolescentes indisciplinados por seus grisalhos. Mas são principalmente os seus genes que determinam quão cedo e com que rapidez isso acontece. Portanto, se algum de seus pais tiver cabelos fartos e grisalhos na casa dos 30 anos, há uma boa chance que você também terá.

Como a etnia desempenha um papel


Em média, os brancos começam a ficar grisalhos na casa dos 30 anos. Os asiáticos começam com quase 30 anos. E os afrodescendentes geralmente não vêem mudanças de cor antes dos 40 anos.

O que é grisalho prematuro?


Algumas pessoas ficam grisalhas dez ou mais anos antes do que a média. É prematuro se você for grisalho antes dos:

20 se você é branco
25 se você é asiático
30 se você é afrodescendente

Problemas de saúde tornam o cabelo grisalho?

Sim, podem tornar. Essas condições incluem:

=Falta de vitamina B-12
=Certas doenças tumorais hereditárias raras
=Doença da tireoide
=Vitiligo, condição que destrói as células produtoras de pigmentos no couro cabeludo
=A alopecia areata causa a queda de tufos de cabelo (geralmente aqueles com cor). Isso pode parecer um envelhecimento repentino porque os fios que restam são grisalhos ou brancos. Quando seu cabelo volta a crescer, ele poderá ser cinza, branco ou da cor normal.

O estresse faz você ficar grisalha?

Thinkstock

Não diretamente. Mas pode causar uma condição que faz com que seu cabelo caia cerca de três vezes mais rápido do que o normal. É possível que quando seu cabelo cresça de volta, ele esteja cinza em vez da cor original.

Cigarro

Thinkstock

Fumar afeta seu corpo da cabeça aos pés. Isso inclui o cabelo. Um estudo mostrou que os fumantes têm 2 e 1/2 vezes mais probabilidade de ficar grisalhos antes dos 30 anos do que os não fumantes. Também pode fazer com que o cinza prateado pareça amarelo.

Arrancar ou não …


Há um velho ditado que diz que se você arrancar um cinza, três crescerão de volta. Isso não acontece. Ainda assim, não arranque. Você está apenas atrasando o inevitável – outro fio cinza irá substituí-lo. Além disso, arrancar o cabelo pode danificar tanto os folículos que eles não geram mais cabelo. Isso pode fazer sua juba parecer fina com o tempo.

Grisalhos parecem diferentes?


O cabelo grisalho é mais fino do que o cabelo com cor natural porque sua cutícula é mais fina. Seu cabelo precisa de proteção natural contra água, raios ultravioleta do sol, umidade, produtos químicos e secador. Sem essa barreira, seu cabelo perde água. Portanto, seu cinza ficará seco, frágil e áspero. O cabelo afro tende a ser mais sujeito a danos, em comparação com o de asiáticos e brancos.

Domine essas madeixas


O tratamento de umidade e a oleosidade do cabelo podem combater os tons de cinza opacos e secos. Produtos anti-frizz também podem ajudar. O calor e a luz das lâmpadas ou do sol podem “descolorir” os cabelos grisalhos e torná-los amarelos. Pergunte ao seu cabeleireiro como evitar isso. Um xampu de tonalidade roxa pode ajudar a manter suas madeixas prateadas vibrantes.

Cuidado especial para cabelo afro


O cabelo das pessoas negras geralmente é mais fino, mais seco e quebra com mais facilidade, em comparação ao cabelo de pessoas de outras etnias. Portanto, penteie-o e trate-o com cuidado, especialmente se usar produtos químicos para relaxar os fios. Adicione a umidade com um condicionador leve que penetre nos fios do cabelo, em vez de lanolina ou outros tratamentos oleosos que simplesmente revestem os fios.

Camufle

Thinkstock

Se você tem apenas alguns fios de cabelo grisalhos, pode ocultá-los se for criativa. Use uma bela bandana. Ou mude seu penteado – divida-o onde houver menos cinza. Se você tem cabelo comprido, use um penteado para esconder as raízes grisalhas.

Ou pinte

Thinkstock

Você pode fazer isso sozinha. Procure produtos desenvolvidos para cabelos grisalhos. A tintura permanente cobre melhor as raízes teimosas do que a cor semipermanente. Se você puder pagar, opte por um tratamento em seu salão local. Se alguns dos seus tons de cinza não forem cobertos, tente usar um tom mais claro que se mesclará com os tons de grisalhos.

Henna

Getty Images

Se você se preocupa com os danos dos corantes químicos, considere o uso de henna natural. Ele pode adicionar brilho vermelho, marrom ou preto a qualquer textura de cabelo. Pigmentos em pó das folhas da henna podem funcionar bem para camuflar raízes cinzentas.

Ao natural

Getty Images

Se você estiver pronta para se livrar da tintura, pode ficar graciosamente cinza enquanto o cabelo cresce. Pergunte ao seu cabeleireiro quanto grisalho você realmente tem. Se for muito, você pode clarear os fios para minimizar. Ou você pode mudar de uma cor permanente para uma cor menos opaca, o que pode fazer com que seus fios cinza imitem luzes e se misturem melhor com o resto do seu cabelo.

Obtenha o corte certo


Faça um corte perfeito com muito estilo e textura, e faça isso a cada 6-8 semanas. As mulheres que são 100% grisalhas costumam usar cabelos curtos. Mas considere camadas longas. Eles podem ser bonitos e adicionar movimento ao cabelo saudável e saltitante.

Fonte: Stephanie S. Gardner (dermatologista)/WebMD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s