Harmonização facial: a ressignificação da beleza

Os cuidados com a aparência dos famosos levaram pessoas comuns a quererem saber o que é harmonização facial: um conjunto de procedimentos, na maioria das vezes não cirúrgicos, que equilibra as proporções do rosto e ajuda a rejuvenescer, promovendo maior atratividade.

A harmonização facial traz alguns atributos práticos e outros subjetivos que elevam o nível dos procedimentos estéticos a um outro patamar. Os resultados naturais obtidos sem cirurgia podem ser os primeiros a serem notados, mas o mais importante talvez seja o novo conceito de beleza trazido pelo procedimento.

Partindo da avaliação geral do rosto, a harmonização tem como referência os traços e proporções faciais do próprio paciente. O que além de significar risco reduzido de uma aparência artificial ou exagerada, coloca atributos da verdadeira beleza, como autoestima e bem-estar, à frente de qualquer estereótipo.

Vamos entender, então, um pouco mais sobre como funciona a harmonização facial. O primeiro passo é a avaliação presencial com o médico. A consulta é o momento para que você manifeste todas as insatisfações relacionadas à aparência do seu rosto. Durante a conversa o médico irá sugerir soluções para as queixas apresentadas mas também propor alternativas baseadas em uma avaliação global da face.

A experiência muitas vezes permite que o profissional enxergue além das evidências. E é esse conhecimento, tanto científico, quanto prático, que permitirá realçar determinadas características enquanto disfarça outras.

Mas calma, isso não significa que você precisa acatar todas as sugestões e muito menos realizar todos os procedimentos no mesmo dia, embora na maioria das vezes isso seja possível. Esse é outro ponto positivo da harmonização. Por ser um conjunto de procedimentos você pode escolher, com a ajuda do seu médico, quando e quais tratamentos deseja realizar primeiro, evitando desequilíbrios no orçamento.

Os procedimentos adotados dependem do histórico e das condições clínicas do paciente no momento da avaliação. Também são levados em consideração fatores como disponibilidade de agenda, sensibilidade do paciente, complexidade do procedimento e tempo de recuperação, entre outros.

Normalmente a primeira opção é o preenchimento, por ser um tratamento versátil que possibilita a rápida retomada da rotina. O preenchimento facial permite definir o contorno da testa, equilibrar as fossas temporais, corrigir um nariz adunco, projetar as maçãs do rosto, aumentar os lábios, sublinhar a linha da mandíbula e contornar o queixo, entre outras inúmeras possibilidades.

Um dos diferenciais da harmonização para uma aparência natural é a associação de técnicas para estimular outros atributos que influenciam no efeito final. Para um efeito sinérgico ou de manutenção podem ser indicadas sessões de ultrassom microfocado que ajudam a melhorar fatores de qualidade da pele como flacidez, brilho, hidratação, maciez e textura.

Se existirem, rugas menores como pés de galinhas ou entre as sobrancelhas podem ser tratadas com toxina botulínica. Por sua vez, sulcos profundos como bigode chinês ou linhas de marionete podem precisar de preenchimento. O rejuvenescimento é um objetivo secundário da harmonização facial, pois ela depende tanto do equilíbrio das proporções quanto da ausência de sinais de envelhecimento.

Na mesma sessão ainda é possível realizar aplicação de enzimas ou criolipólise para papada e laser co2 fracionado para manchas na pele, se houver indicação médica. Procedimentos mais complexos como fios de sustentação para flacidez avançada, jato de plasma para blefaroplastia sem cortes e bichectomia para redução das bochechas, geralmente são realizados em um segundo momento.

A maioria dos tratamentos é realizado no próprio consultório médico, com anestesia local e retorno à rotina no mesmo dia. O paciente pode sentir, vermelhidão, inchaço e sensibilidade no local. Analgésicos comuns ajudam a aliviar qualquer desconforto, no mais, vida normal, devendo ser evitada apenas a exposição solar, pois a pele sensibilizada é mais suscetível a formação de manchas. Uma consulta de revisão geralmente pe indicada após 30 dias, para acompanhar o tratamento e indicar novos procedimentos, se necessário.

Para sua maior segurança pesquise a experiência do médico, verifique se o registro no CRM é válido, se os produtos e tecnologias utilizadas são aprovadas pela Anvisa e se a clínica ou consultório possui condições ideias de higiene atestadas por alvará da vigilância sanitária.

E lembre-se, ao realizar uma harmonização facial você é a referência. Esqueça as comparações. O mais importante é a sua autoestima e bem-estar aos 50, 60, 70…

Fonte: Clínica Leger

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s