Cervejaria Nacional, primeira entre as microbreweries de São Paulo, apresenta na carta uma parceria de peso. Foi lançada no dia 16 de novembro (e dia 18 no serviço de salão), a cerveja oficial 2020 do Pint of Science Brasil – Origem de espécies. O rótulo de estilo Brazillian Wild (R$ 23 – 330 ml / R$ 33 – 570 ml), foi desenvolvido por cientistas brasileiros e utilizada levedura selvagem diretamente de colmeias de abelha, uma cerveja única no quesito sensorial, e que ainda não existia no território brasileiro.
Idealizadora da cerveja, e doutora em biotecnologia, Ana Carolina de Carvalho teve a ideia de isolar as leveduras de colmeias e descobriu que essas possuíam potencial sensorial e possibilidade de extração do sabor e aroma. Por conta dessas características, decidiu utilizar as leveduras para a fabricação da primeira cerveja oficial do Pint of Science Brasil.
Guilherme Macedo, cervejeiro e sommelier da Cervejaria Nacional, também idealizou o projeto e ressalta a importância da parceria. “O objetivo também é de fomentar a ciência, envolta em um processo de produção de uma cerveja”.
Luiz Almeida, diretor nacional do Pint of Science e um dos participantes do projeto comentou: “Para aproximar ainda mais esses dois mundos, o da cerveja e o da ciência, fizemos essa parceria incrível com a Cervejaria Nacional e o Laboratório de Astrobiologia da Universidade de São Paulo. O resultado foi a “Origem das Espécies”. A produção da cerveja também teve colaboração de Rene Aduan, biólogo e cervejeiro.
Pint of Science Brasil é considerado o maior evento mundial de divulgação científica em bares e restaurantes, com183 cidades cadastradas. O Brasil é o país que concentra o maior números de participantes no mundo. Por conta da pandemia da Covid-19, os eventos presenciais foram cancelados e lives foram realizadas para o público.

A Cerveja Oficial do Pint of Science Brasil está disponível nas plataformas delivery da Cervejaria Nacional (Google Play) e nos aplicativos ifood, Uber Eats e Rappi.