Estudo confirma que óculos protegem contra o novo coronavírus

Quer se proteger da Covid-19? Use óculos. Estudo feito por pesquisadores da China mostra que esses acessórios podem ser uma barreira de proteção contra o vírus; especialista do Hospital Cema explica essa relação

A rotina do que fazer antes de sair de casa mudou bastante, nos últimos meses, em decorrência da pandemia de coronavírus. Agora, não basta lembrar de pegar as chaves, os documentos, o cartão. É preciso lembrar de colocar a máscara, que tem sido uma essencial barreira de proteção contra a disseminação da Covid-19.

Porém, juntamente com as máscaras, um outro acessório também pode ser útil: os óculos. Pelo menos é o que mostra um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade de Nanchang, na China. O estudo confirmou que os óculos podem ser barreiras de proteção contra o novo coronavírus. O oftalmologista do Hospital Cema, Leonardo Marculino, explica essa relação.

“Os óculos são uma barreira de proteção ocular contra as partículas que podem entrar em contato com a mucosa. No hospital mesmo a gente usa óculos como forma de se proteger dos micro-organismos do ambiente”, detalha. O estudo feito na China descobriu que a proporção de pacientes internados com Covid-19 que usam óculos por longos períodos era menor do que os índices da população em geral, o que pode sugerir que os óculos têm esse efeito protetivo. “Eles podem funcionar, sim, como essa barreira para qualquer doença que seja transmitida via aerossol”, afirma o oftalmologista.

Ivabalk/Pixabay

No entanto, o médico ressalta que os olhos não são tão suscetíveis quanto as outras partes do corpo. “Todas as mucosas podem ser uma porta de entrada para a Covid, mas as principais são boca e nariz. A mucosa conjuntiva não é a porta de entrada principal desse vírus, mas pode acontecer”, detalha o oftalmologista.

O estudo foi divulgado na revista JAMA Ophthalmology e chama a atenção para o fato de que os olhos podem ser uma rota de infecção para Covid-19 também. “Nesse caso, quanto maiores forem os óculos, maior será a proteção. Na rua, como a quantidade de aerossol é menor que em um hospital, por exemplo, esses acessórios funcionam como uma proteção ainda melhor”, afirma Marculino.

Fonte: Hospital Cema

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s