Descubra como harmonizar cerveja com pratos típicos de Natal

A beer sommelier da cervejaria Berggren, Camila Nassar, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal

Natal. Neste dia, familiares se unem para celebrar, trocar presentes e apreciar uma ceia saborosa repleta de pratos típicos. Na hora do brinde, o cardápio é variado e vai desde um espumante, vinho ou até mesmo uma cerveja. Hoje em dia é possível encontrar cervejas de diferentes estilos nas gôndolas, por isso muitos costumam ter dúvidas sobre qual rótulo é o mais indicado para harmonizar com um prato natalino.

Pensando nisso, a beer sommelier da cervejaria Berggren, Camila Nassar, lista os principais pratos que costumam ter na ceia e como harmonizar com a cerveja ideal, confira:

Carnes brancas, aves e suínos

Considerados os pratos principais, o ideal é harmonizar carnes brancas e aves com uma cerveja Pale Ale. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte. De corpo médio e final levemente seco, é uma cerveja com alta drinkability. A ideia é que o sabor da cerveja não se sobreponha ao sabor da carne, por esse motivo é a mais indicada.

Nozes, castanhas e amêndoas

Foto: Jacqueline Dodd

Seja para decorar a mesa ou para consumo antes do prato principal, os petiscos sempre marcam presença na ceia natalina. Por ser uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Lager, que possui uma mistura especial de maltes de cevada e uma seleção única de lúpulos norte-americanos de características cítricas. O resultado é uma cerveja leve e com baixo amargor.

Frutos do mar e peixes

Cameron’s Seafood

Pratos leves combinam com cervejas tradicionais, como a Weiss, uma cerveja de trigo bastante popular na Alemanha. Uma clássica Weissbier não passa pelo processo de filtração, o que mantém parte das leveduras na garrafa conferindo aspecto turvo à cerveja. No aroma, apresenta notas delicadas de cravo e banana, típicas do estilo, e, no sabor, um perfeito equilíbrio entre os ingredientes. A Weiss combina com frutos do mar, peixes, pato assado e comidas alemãs.

Sobremesas

Até no momento de saborear uma sobremesa a cerveja pode ser uma ótima opção de harmonização. Nesse caso, a cerveja mais indicada é a Porter, que apresenta ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate até o biscoito e o toffee, com sabor e amargor equilibrado entre os lúpulos e maltes torrados presentes na receita.

Fonte: Berggren

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s