Rum brasileiro homenageia história de Ilhabela, no litoral de São Paulo

Terceira geração de produtores de cachaça apresenta Cavendish, rum nacional que busca destaque na indústria

Depois da onda dos gins brasileiros, chegou a vez do universo da coquetelaria abrir alas para a produção nacional de rum, destilado que é primo-irmão da cachaça. Ambos são feitos da mesma matéria-prima – a cana-de-açúcar , mas o processo de produção é diferente. A cachaça é produzida (e protegida por lei) com o caldo fresco da cana (mais conhecido como garapa), enquanto o rum é feito com o caldo cozido, chamado de melaço. Os diferentes processos, evidentemente, trazem percepções sensoriais diferentes.

O Rum que veio da Ilha

Cavendish Rum é uma homenagem a história de Ilhabela, no litoral de São Paulo, e um resgate às raízes da família Van Sebroeck, tradicional proprietária de alambique na região. Joseph, idealizador de Cavendish Rum, cresceu ouvindo histórias de piratas, em especial a de um que viveu na ilha paulistana: Thomas Cavendish. Apelidado de “Corsário Elegante” pela aristocracia européia, atracou em 1586 em Ilhabela que, naquela época, pertencia à Corte Portuguesa. De lá, ordenou ataques à Vila de Santos e usou a região como base por cinco anos. O pirata foi o terceiro homem a circunavegar o mundo e, segundo as lendas locais, teria deixado um tesouro escondido – que ninguém sabe dizer a exata localização.

Com o lançamento do produto, Van Sebroeck pretende enaltecer a cultura local de coquetelaria e também resgatar o patrimônio histórico da ilha. “Gosto muito de rum e sempre tive grande apreço pelas lendas de Cavendish. O momento é ideal para fortalecer a região e também oferecer um produto de qualidade, 100% nacional”, explica.

Cavendish é o segundo produto lançando pela Destilaria Dona Filó, que já possui uma cachaça branca homônima. Há planos para um terceiro rótulo, ainda em processo de produção.

Cavendish – Preço: R$ 55,00

Onde comprar: Site Apreciador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s