Alimentação ajuda a manter a saúde da pele no verão

A pele é o maior sistema orgânico do corpo humano e constitui uma barreira protetora do organismo contra agressões do meio externo. Aproximadamente 70% de sua composição é água e no verão ocorre grande perda de líquido corpóreo devido às altas temperaturas, portanto, manter a hidratação adequada é de extrema importância, principalmente nessa época do ano.

Nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atuam na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), dão algumas dicas de como a alimentação pode ser uma aliada para manter a saúde da pele.

A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento e causar doenças de pele. O uso de protetor solar é utilizado como barreira física, mas a fotoproteção interna, ou seja, o aumento do consumo de alguns nutrientes presentes nos alimentos, também é essencial. Uma dieta rica em alguns componentes, como o betacaroteno, o licopeno, e o ômega 3, pode contribuir para a proteção da pele, contra raios ultravioletas.

Alimentos como cenoura, pimentão, abóbora, mamão e manga fornecem boas quantidades de betacaroteno, um potente antioxidante, que auxilia na proteção das células do organismo contra a ação de radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Segundo as nutricionistas da Secretaria, para se obter um efeito antioxidante potencializado, basta combinar o betacaroteno com outros tipos de carotenoides como o licopeno, encontrado principalmente no tomate, pimenta, morango e melancia; a luteína, presente nos folhosos verde-escuros e no pimentão amarelo também é uma ótima combinação; já os micronutrientes como vitamina E, manganês, selênio e zinco, em quantidades adequadas, agem neutralizando os efeitos nocivos dos radicais livres.

Os peixes como a sardinha e o salmão são ricos em ômega 3, que além de contribuir para o equilíbrio da dieta, é também um anti-inflamatório muito útil na prevenção e tratamento de problemas da pele.

Como pode se observar, a alimentação tem uma forte influência sobre a saúde da pele. As melhores escolhas alimentares são essenciais para a redução do impacto solar e promoção do bem-estar na estação mais quente do ano. Siga as orientações e aproveite muito esse verão.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s