Receitas veganas para preparar no Dia Mundial Sem Carne

Fabiana Chagas, proprietária da Master Fit, ensina três receitas incríveis para passar o dia com sabor e sem carne

Você sabia que hoje (20) é o Dia Mundial Sem Carne? A data surgiu em 1985 nos Estados Unidos, com a ONG Farm e é muito celebrada pelas comunidades vegana e vegetariana. Para marcar a ocasião, grupos e instituições no mundo todo realizam ações de conscientização sobre os efeitos do consumo de carne e dos benefícios de uma dieta livre de animais.

Apenas um dia sem consumo de proteína animal geram 14kg a menos de CO2 na atmosfera; 24 m² de terras são poupadas; 7 kg de grãos deixam de virar ração; e 3400 litros de água são poupados.

Fabiana Chagas, proprietária da Master Fit, ensina três receitas incríveis para passar o dia com sabor e sem carne.

Quiche Vegetariana de Ricota e Alho-poró

Ingredientes massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) de azeite
1/4 xícara (chá) de Óleo de girassol
1/2 colher (chá) de sal

Ingredientes recheio
500g de ricota fresca macio
300g de alho-poró
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
90g de requeijão de soja
noz-moscada ralada a gosto
sal a gosto
pimenta-do-reino preta a gosto

Modo de preparo massa
Em uma tigela grande, coloque a farinha e o sal. Junte o azeite e aos poucos, mexendo e amassando com as mãos. Adicione o óleo até formar uma massa uniforme e que não grude nas mãos. Embale em plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio.

Modo de preparo recheio
Lave o alho-poró e use somente o a parte mais grossa. Escalde em água quente e esprema com as mãos para retirar toda água. Amasse bem a ricota com um garfo. Leve ao fogo uma frigideira, regue com o azeite e junte o alho, mexa por um minuto apenas para perfumar. Acrescente o alho-poro e refogue por cerca de 3 minutos, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Desligue o fogo e deixe amornar. Junte o requeijão e a ricota, misture bem para incorporar tudo. Reserve.

Montagem
Separe uma fôrma redonda de fundo falso, com cerca de 20 cm de diâmetro. Preaqueça o forno à 180ºC. Passado o tempo, retire a massa da geladeira e, com um rolo, abra um círculo maior que a fôrma. Transfira a massa para a fôrma e recheie. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos ou até a massa ficar dourada. Retire do forno, deixe amornar. Desenforme e sirva a seguir.

Quibe vegano de abóbora

Ingredientes:
2 xícaras de triguilho
2 xícaras de abóbora
1 cebola pequena
1/2 maço de cheiro verde
1/2 xícara de hortelã
3 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal (a gosto)
1/2 limão

Modo de Preparo:
Comece colocando o trigo para quibe de molho em água morna por 40 minutos. Enquanto o triguilho está sendo hidratado vamos cozinhar a abóbora somente em água e preparar os temperos. Lave o cheiro verde e o hortelã, descasque e pique em pedaços grandes a cebola, retire a casca do alho. Vá colocando tudo dentro do processador de alimentos ou liquidificador. Vamos bater bem tudo até os temperos fiquem bem pequenos. Assim que a abóbora ficar macia escorra a água e reserve-a. Escorra a água do trigo de quibe, aperte bem para remover a água excedente e coloque o trigo de quibe numa bacia, adicione a abóbora e com a ajuda de um garfo vá misturando e apertando a abóbora para quem ela vire um purê e se misture bem com o triguilho até formar uma mistura homogênea. Coloque os temperos triturados e misture bem, adicione o sal a gosto, o azeite e o suco de limão. Unte um refratário com azeite ou óleo e despeje a massa do quibe de abóbora. Caso deseje faça cortes leves sobre a massa para deixar com uma aparência mais bonita e então leve ao forno preaquecido em potência média/alta por 40 minutos.

Mousse de Maracujá Vegana

Ingredientes:
1 xícara (chá) de castanha-de-caju crua
4 unidades de maracujá
1 xícara (chá) de água
5 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de agar-agar

Modo de preparo
Deixe a castanha de molho por uma noite. Em seguida escorra, lave e reserve. Em um liquidificador, coloque a polpa de maracujá e a água e apenas pulse algumas vezes e coe. Coloque esta mistura em uma panela e adicione açúcar e o ágar-ágar. Assim que ferver conte 30 segundos e desligue. Bata muito bem essa mistura com as castanhas no liquidificador e coloque em tacinhas ou potinhos de sobremesa. Deixe gelar por 3 horas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s