Como decorar a casa para a Páscoa: especialistas dão dicas de mesa posta e arranjos para a data

Em poucos dias já vamos comemorar o feriado de Páscoa. Mesmo estando ainda durante uma pandemia é possível aproveitar a ocasião para decorar e celebrar a data em casa. As especialistas Luciana Marquez e Denise Ieno dão dicas para deixar o ambiente mais bonito na para a data.

A decoradora de eventos e designer floral Luciana Marquez aposta na mesa posta e itens de decoração coloridos, além de flores, podendo ter um bom aproveitamento de itens já existentes em casa. “Recomendo abrir os armários e aproveitar o que se tem, ousar, misturar as louças, ressignificar as peças, como, por exemplo, usar uma jarra ou uma caneca como vaso para flores, colocar um prato de cada cor ou variados modelos de taças etc”.

“Vale abusar da criatividade, preservando a harmonia, ou seja, o ambiente deve ser agradável. E um arranjo de flores na mesa nunca pode faltar. Elas dão um toque de amor, carinho e cuidado”, completa a especialista.

Luciana elaborou uma lista com seis dicas para você criar sua mesa e decoração de Páscoa em casa:

1- Aproveitando a louça e utensílios de casa

“Ao decorar uma mesa, faça uma mistura de cada vez. Ou seja, não coloque um prato de cada modelo com uma taça de cada cor na mesma mesa. Se quiser ressaltar alguma louça, neutralize os demais utensílios. Teste as possibilidades.”

2-Símbolos da Páscoa

“Sugiro usar na produção símbolos tradicionais da Páscoa, como cenoura, chocolate, ovos de codorna ou de galinha, caixa de ovos. Se desejar ressaltar religiosidade, sugiro também usar o vinho, o pão e o trigo na decoração.”

3- Guardanapos

“Envolver um ovo de páscoa pequeno com um guardanapo, amarrar com um sisal ou fita, deixando as pontas levantadas como se fossem as orelhinhas.”

4- Arte em papel

“Imprima um coelho de páscoa em um papel, recorte contornando, e escreva Feliz Páscoa. Se tiver criança em casa, pode até colorir ou fazer uma sacolinha com caixa de leite recordando as orelhas do coelhinho e colar na caixa. Coloque um chocolate ou ovinho de Páscoa sobre cada prato da mesa. Isso significa um toque de carinho.”

5- Defina cores

“A decoração da mesa, o que chamamos de table decor, pode ser algo menos clássico, mais alegre, colorido e criativo. Não há necessariamente uma regra para cores que combinam com a Páscoa. Se optar por uma versão mais tradicional, sugiro usar os tons de laranja, bege, verde e marrom, que são as cores da cenoura e do chocolate, símbolos muito usados nesta data. Se gostar de uma decoração mais romântica e delicada, aposte nas cores candy, como rosa, amarelo, azul clarinho, lilás e branco. Podem ser usadas juntas ou individualmente. Mas se existe um cantinho na casa com uma parede azul bonita, porque não aproveitar, colocar a mesa em frente dessa parede e usar na decoração cores que harmonizam, como, por exemplo, azul e laranja, azul e amarelo, azul e branco etc.”

6- Seja criativo

“Coloque cenouras num vidro transparente. Quebre a ponta de um ovo, retire a gema e claras, lave e coloque uma suculenta ou buquezinho de flores. Retire uma orquídea do vaso, coloque dentro de um vidro, envolvendo no musgo.”

Cenário alegre

Para a designer de interiores Denise Ieno é possível viajar na imaginação e criar um cenário alegre e divertido nessa ocasião em casa: “Pode ser muito interessante deixar que as crianças participem dessa montagem colorindo, recortando ou pintando peças que vão compor a mesa de Páscoa”.

Denise dá três dicas para montar uma mesa divertida para as crianças na comemoração de Páscoa:

1- “Com uma simples folha de papel branco ou pardo, ou até jornal, cortar vários coelhos, passar cola, salpicar algodão e finaliza com uma bolinha de algodão colada em uma das partes. Pendurar em linha de costura, barbante ou fita e você vai ter um lindo móbile ao redor da mesa.

Johnny Miller Photography Inc

2-“Ovos cozidos com pintinhas feitas com canetinhas coloridas e depois colocados dentro de bowls ou xícaras coloridas”.

Pinterest

3-“E aquelas cenouras lá na sua geladeira podem virar um lindo buquê dentro de um vaso ou jarra em vidro transparente, colocadas em pé, lado a lado, e finalizando as pontas com fita, fitilho ou barbante, que viram lacinhos ou até papel cortado em franjas e pintados de verde. As crianças vão se divertir muito”, finaliza Denise.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s