Transição capilar para os fios grisalhos – passo a passo e os cuidados

Processo pode levar até 2 anos para finalizar, mas a moda já pegou

Cabelo natural é uma tendência que se intensificou com a pandemia e parece que vai ficar. Aderir aos fios naturais não se resume mais apenas em aceitar a textura e o formato dos fios, a cor também entrou nessa onda e os grisalhos estão cada vez mais em alta.

O Hair Stylist de SP, Luigi Moretto comenta que um fator importante para quem está decidido a embarcar nessa mudança é entender que durante esse processo haverá altos e baixos, e vale entender cada fase deste processo e os cuidados necessários para que as madeixas façam essa transição com saúde e beleza.

Grombre

1 – Transição inicial: de 1 a 8 meses
É a fase mais difícil, segundo o especialista. Já que é neste período que a maiorias das desistências acontecem. “Muitas mulheres tentam disfarçar ao máximo o crescimento de seu cabelo, mas quem vence essa etapa dificilmente desiste do processo”, afirma.

Shutterstock

2 – Transição intermediária: de 9 a 18 meses
Aqui já começa a aceitação e a maioria das mulheres começam a curtir todos os momentos e descobertas do cabelo. “A diferença de cor passa a não incomodar, mas começam as dificuldades no tratamento para deixar os brancos macios e sem friz, fala Luigi. A percepção do hair stylist é que aqui a mudança passa a ser interna, de aceitação, orgulho, deixa de ser uma ideia inicial e começa a se concretizar.

3 – Transição final: a partir dos 24 meses
Vencida essa etapa de transição, Luigi afirma que depois deste tempo é bem difícil alguém voltar atrás e abrir mão dos grisalhos. “Nessa fase a mulher já aprendeu a tratar dos fios brancos, aceitar suas fases naturais, suas formas que podem ser vistas em mechas, espalhadas ou ate mesmo localizadas em algumas regiões. O resultado é fantástico”, revela. Mas, para chegar lá, Luigi ensina algumas dicas de ouro, que todo mundo que deseja passar por esta importante transição precisa saber.

Corte
A sugestão do especialista pelos cortes mais curtos e com maior frequência, para retirar o mais rápido a química que ainda existe nos fios. “Os cortes desfiados também ficam bem legais, mas quanto mais curtinho, melhor”, ensina.

Pinterest

Cor
Optar pelas mechas em uma cor bem mais clara ajuda a diminuir o máximo a diferença que vai ficar no início do processo. “Fuja das cores mais escuras, se esse for o seu caso faca umas mechas bem clarinhas”, diz.

Cuidados Específicos
O tratamento com um shampoo específico para cabelo branco, que contenha um pH especifico para tratá-los é o que vai manter a cor bem clarinha evitando deixá-los amarelados.

Getty Images

Hidratação
Os fios brancos são mais porosos por isso não conseguem reter a água dentro do fio. “A regra é fazer uma hidratação a cada 15 dias”, alerta Luigi.

Umectação capilar frequente associada a nutrição:
Para potencializar a nutrição vale associar a umectação uma vez ao mês. “A nutrição é importante para criar uma barreira que auxilia na retenção da água no fio, devolvendo maleabilidade, umidade e mantendo a cutícula sempre fechada”.

Manutenção da cor:
É muito importante utilizar shampoo próprio para cabelos grisalhos geralmente são roxos, temos também totalizantes específicos para cabelos brancos para mantê-los sempre com brilho e bem clarinhos. “Se os fios amarelarem não é motivo de desespero, atualmente há muita solução para isso no mercado e nos salões de beleza”, finaliza Moretto.

Fonte: Luigi Moretto é hair stylist e já cursou aperfeiçoamento pela De La Lastra; Blond On Blond – ASK Academy Schwarzkopf The Box Workshop Live com Rafael Bertolucci da Loreal Professionel Paris; AlennMJ Collection By Allen Mujagic – AlennMJ Academy Italy; Cinderella Hair Extensions (Alongamento capilar 3 métodos) – Cinderella Hair USA; Oil Treatments – Moroccanoil USA Best Tool; Salon Centric USA Highlights – Product Club USA Colour Express; ASK Academy Schwarzkopf; Colour Expert – ASK Academy Schwarzkopf; Colour Master – ASK Academy Schwarzkopf; TBH True Beauty Honest – ASK Academy Schwarzkopf; Essencial Looks: Look&Learn – Schwarzkopf International French Balayage Mastercard Internacional by My Sasha – Loreal Professionel Paris; Segredos da neutralização – Loreal Professionel Paris; Color Discovery – Loreal Professionel Paris; Gênesis Atelier Kerastase – Loreal Paris; Blond Again Kerastase – Loreal Paris; Arte da Tricologia – Loreal Paris; Princípios da Cor – REDKEN 5th Avenue NY Academy.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s