Receita especial para semana santa: salada de bacalhau confitado com grão-de-bico

Celebrar a semana santa e a Páscoa com um delicioso prato feito à base de bacalhau é uma tradição milenar. Mas, que tal diversificar? Inspire-se nesta receita

O bacalhau é o pescado mais usado para o almoço de Páscoa. Mundialmente apreciado, podemos dizer que este é um alimento milenar. O hábito brasileiro de saborear esse peixe é herança da colonização portuguesa, que começou a se espalhar a partir do descobrimento do Brasil.

Mas somente com a chegada da corte portuguesa e dos comerciantes lusos no país, no início do século XIX, que o consumo do pescado foi impulsionado e difundido entre a população. Hoje é indispensável e muito procurado em períodos de Quaresma, Semana Santa, Páscoa, entre outros. Para o nosso Especial de Páscoa trouxemos um prato feito a base que bacalhau que vai te surpreender.

O que preparar?

Nesta época do ano surgem várias dúvidas sobre o que preparar para servir aos convidados. Pensando na sua comodidade, trouxemos mais uma receita para você se inspirar. Convidamos a chef Lili Miarelli, da Ares de Cozinha, para preparar uma deliciosa salada de bacalhau confitado com grão-de-bico.

Salada de bacalhau confitado com grão-de-bico

Ingredientes:
300g de Lombo de bacalhau Pesca Nobre, já dessalgado
Azeite Grego Minos, o quanto baste
200g de Grão-de-Bico Pink cozido e escorrido
2 colheres (sopa) de cebola picada
1 tomate sem sementes cortado em cubinhos
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de salsinha picada
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
10 azeitonas Pretas Azapa picadas
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 190ºC. Unte um refratário com um fio de azeite e disponha as postas de bacalhau com a pele para baixo (se tiver, se não tanto faz o lado). Regue o bacalhau com mais azeite e tempere com uma pitada de sal. Coloque os dentes de alho com a casca em algum cantinho do refratário.Leve para assar por 30 minutos, ou até que enfie o garfo e perceba que está soltando as lascas.Retire do forno e deixe esfriar até ficar morno (reserve o azeite pois você irá usá-lo). Se a sua posta tinha pele, provavelmente ela terá ficado grudada no refratário, e se não ficou sairá facilmente. Retire toda a pele e as espinhas que encontrar e desmanche as postas com as mãos em lascas grandes e pequenas. Descasque os alhos assados e amasse-os com um garfo. Em um grande bowl misture, o alho amassado e a salsinha. Misture bem. Aí então junte as lascas de bacalhau e tempere com limão, o azeite que ficou do bacalhau no refratário, misture. Cubra e leve para gelar até o momento de servir, ou sirva de imediato.

Fonte: Grupo Super Nosso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s